Entendendo a pirâmide alimentar

Rapazes,

Estou de volta com o segundo post dando continuidade a nosso bate-papo anterior.
Refletiram bastante sobre nosso assunto inicial? Entenderam que essa moda de ir a um especialista que não tem propriedade pra falar de emagrecimento, dietas, ou até mesmo ganho de peso e ir se medicando com anorexígenos ou anabolizantes pode lhe trazer sérios danos a saúde?
Se ainda não, sugiro que pensem bem.

Continuando o assunto anterior estamos falando de alimentação saudável, dicas de como mantermos essa rotina tão temida por muitos. Para uma melhor visualização e entendimento da população, nós usamos a famosa pirâmide alimentar. Pode parecer um pouco exaustivo o assunto, mais não podemos dar continuidade sem passar por ela. Tentarei ser o mais breve e claro possível para ao lerem ir entendendo o assunto e ser divertido de ler. Apesar de muito conhecida e comentada acho válido pararmos um momento e analisarmos.

Pirâmide Alimentar

Falamos que a pirâmide alimentar é um guia geral para que você possa escolher uma dieta saudável. De acordo com os estudos, um indivíduo sem problemas de saúde e no estado nutricional normal necessita diariamente cerca de 55% de carboidratos, 30% de lipídeos e 15% de proteína, além das vitaminas, sais minerais e fibras. Pacientes com casos especiais necessitam de um cálculo adequado para sua enfermidade e seu gasto energético. Isso não isenta um paciente em estado normal nutricional e sem problemas de saúde de uma avaliação nutricional, pois cada indivíduo é diferente e possui um metabolismo, sendo o gasto energético diferenciado para cada pessoa. Vamos analisar e entender a pirâmide:

Antigamente iniciávamos a falar diretamente dos alimentos, mais hoje percebemos que alimentação saudável e exercício físico, (movimentação), andam juntos. Dificilmente uma dieta, sozinha, alcançará resultados 100% se não for aliada a uma atividade física. Por isso, abaixo da base da nossa pirâmide entendemos que existem os exercícios físicos. Então meninos nada de pensar em somente comer bem e direito, precisamos se movimentar e sair do sedentarismo. VAMOS NOS MEXER.

Vamos concordar, em off, que apesar de muitas mulheres estarem aderindo à pratica de atividade física, nós homens andamos nos preocupando mais e mais com a estética, crescendo a classe masculina que pratica algum tipo de exercício e as mulheres se acomodando nesse sentido. Nem comentem meninos por que se isso sair daqui eu nego até a morte que falei. RS

carboidratosApós essa ressalva, vamos falar do grupo 1 que é composto por alimentos ricos em carboidratos. Os carboidratos, sob a forma de glicose, frutose, sacarose, maltose, lactose, amido, entre outras, são a maior fonte de energia para o organismo. A glicose é indispensável para manter a integridade funcional do tecido nervoso e, sob circunstâncias normais, é a única fonte de energia para o cérebro. A presença de carboidratos é necessária ao metabolismo normal das gorduras. De acordo com a pirâmide devemos consumir de 6 a 11 porções diariamente. Cortando essas dietas que extinguem o carboidrato da sua vida, corra delas.

Legumes e VerdurasLegumes e verduras são ricos em vitaminas, sais minerais e fibras, esses são do grupo 2. Possuem nutrientes essenciais a diversas funções do organismo, como por exemplo, as suas reações metabólicas. Prefira as folhas verdes escuras (brócolis, mostarda, couve) e legumes amarelo-alaranjados (cenoura, abóbora, beterraba). Segundo a pirâmide devemos consumir de 3 a 5 porções diariamente.

frutasAs frutas, grupo 3, são boas fontes de vitaminas, sais minerais e fibras, principalmente quando consumidas ao natural. Possuem nutrientes essenciais a diversas funções do organismo, como por exemplo, as suas reações metabólicas. Segundo a pirâmide devemos consumir de 2 a 4 porções diariamente.

Leites e derivadosGrupo 4 no terceiro degrau temos o leite e derivados – são os maiores fornecedores de cálcio, mineral envolvido na formação dos ossos e dentes, contração muscular e na ação do sistema nervoso. Também são fontes de proteína de boa qualidade. Consumir de 2 a 3 porções diariamente.

carnes_proteinaO grupo 5 que são as carnes, ovos e peixes. São os alimentos construtores. São necessários para a construção e manutenção dos tecidos orgânicos, formação de enzimas, hormônios, vários líquidos, secreções corpóreas e preservação do sistema de defesa. São alimentos ricos em proteínas, cálcio, colesterol, minerais como zinco e ferro. Devemos consumir segundo a pirâmide de 2 a 3 porções diariamente.

leguminosas

E no grupo 6 temos o grupo que encerra o dos alimentos construtores, que são ricos em proteínas e fibras, além de cálcio, ferro, zinco e vitaminas. A vantagem desse grupo é que possuem alimentos que oferecem calorias, através do colesterol bom, sem prejudicar a saúde. Além de proteínas específicas, como a Isoflavona que é encontrada na soja e que ajuda a combater várias doenças. São as leguminosas: Feijão, soja, ervilha, etc. Recomenda-se pela pirâmide 1 porção por dia.

lipidiosNo grupo 7 temos os Óleos e gorduras. No último degrau da pirâmide estão os alimentos energéticos, ricos em calorias e colesterol. São importantes. As gorduras e o colesterol transportam as vitaminas A, D, E, K. Mas devem ser consumidas em pequenas quantidades. Indicados pela pirâmide em 2 porções.

Não podemos esquecer que no topo da pirâmide também estão em pequeno espaço os Açúcares, balas, chocolates, salgadinhos, etc. O que já nos mostram que devemos comer em pequenas quantidades. O grupo 8 São alimentos energéticos que provêem muitas calorias e poucos nutrientes. Devem ser consumidos com moderação. Indicados pela pirâmide 2 porções.

Ressalta-se que os números de porções a serem consumidas dependem de fatores como idade e atividade física. Por isso mais uma vez oriento que procure um NUTRICIONISTA para auxiliar nesse programa alimentar.

Vou finalizando por hoje meninos para terem tempo de assimilar as informações e já poderem realizar algumas mudanças na dieta. Voltarei no próximo post com mais informações para auxiliar na conservação da beleza.

Post criado 26

12 comentários em “Entendendo a pirâmide alimentar

  1. Parabéns! Adorei o texto!
    Eu faço um trabalho de reeducação alimentar com um nutricionista e aconselho a todos.
    Consegui emagrecer – e com saúde – mais de 25 kg. E minha única prática esportiva eram 50 minutos de caminhada pela manhã.

  2. Muito bom !
    confesso, só lí a metade + sou muito preocupado em me alimentar bem. Sei lá qnd o corpo está nutrido de forma correta tudo fica melhor:
    humor, pele,cabelo, e até auto-estima.

    dia 21 eu estava pesquisando sobre a piramide alimentar, e ia postar no meu blog + acabei deixando p depois.E hj me deparo com esse postmaravilhos !
    Parabens Ricardo

  3. Quanto seria uma porção? [2]

    Ta aí uma coisa que eu sempre me pergunto quando me mostram a pirâmide alimentar. Nunca achei quem me tirasse essa dúvida…

  4. Adorei o texto, muito bom mesmo.

    Eu mesmo perdi 40 quilos com reeducação alimentar, e um pouco de atividade física.

    Agora preciso voltar a me alimentar bem, essa vida corrida não está permitindo. hehehe

  5. Meninos, como semanalmente combinei de visitar o blog pra dar uma analisada nos comentários e responder possíveis duvidas, aqui estou eu. Agradeço aos que estão acompanhando meu texto e tem gostado do nosso trabalho e parceria.

    Percebi que surgiram algumas dúvidas e são as mesmas, por exemplo, do Rafa, do LucasK e de outros blogueiros.

    Então respondendo resumidamente, porção é uma quantidade específica de alimento. Agora se a pergunta for quanto de cada alimento eu posso comer ou quanto é uma porção de cada item, daí muda-se de figura. Isso quem irá lhe dizer será seu NUTRICIONISTA. Além de que para cada alimento há uma quantidade especifica para classificarmos como porção. Não tem como por um site ou blog, sem te avaliar, saber sua condição de vida, altura, peso, rotina, determinar quantas porções você poderá comer no dia.

    Mais para facilitar como aqui é reservado para breves comentários deixarei essa pequena explicação e farei um post especial, quebrando a seqüência que estou comprometido, somente para falarmos de porção.
    Procurarei ser breve e mais claro possível. Então aguardem que esse post será o próximo a ser publicado e espero que essa duvida não permaneça mais.

    Abraços a todos, novamente me disponho a tirar duvidas, bate papo e sugiro que me sigam no twitter estou passando dicas nutricionais diariamente.

    http://twitter.com/RicardoNutri

    E tenho um blog que podem participar estando mais próximo:

    http://www.nutricionistadeplantao.blogspot.com/

    Até breve!

    Ricardo Freire – Nutricionista
    CRN-ES 090100424

  6. A MPH esta de parabens por preocupar-se em manter a beleza masculina em todos os sentidos. Minha dúvida: A piramide alimentar varia de acordo as estações do ano e as regiõês!

  7. Olá Jorge, tudo bem? Verifiquei agora o seu comentário e eu mesmo fiz questão de vir respondê-lo, fico hiper feliz que esteja gostando dessa parceria é importante quando reconhecem nosso trabalho, sugiro que leia as outras matérias, irá gostar. Quanto a pergunta dizemos que Pirâmides alimentares e Guias para populações são importantes diretrizes que objetivam informar quais são os alimentos mais saudáveis, quais aqueles que são maléficos ao organismo e podem causar doenças, enfim, nortear a população para um consumo alimentar consciente, em vez do comer somente por necessidade. É evidente, porém, que são apenas referências, pois os alimentos variam de região para região, alguns são mais facilmente encontrados em determinadas épocas do ano, etc. Radicalizar e cortar alimentos da dieta não parece ser a medida mais correta, pois a alimentação também deve ser momento de prazer. Uma boa idéia é “comer um pouco de tudo” em porções moderadas. Desta forma, nutrimos nosso organismo com alimentos ricos em saúde e podemos continuar a comer aquilo que gostamos e nos traz satisfação. Sem os radicalismos das dietas restritivas, mas também sem exageros.

    Ricardo Freire – Nutricionista
    CRN-ES 090100424

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Relacionados

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.

De volta ao topo
7 Melhores Perfumes Árabes Masculinos 10 sobrenomes que indicam que seus ancestrais eram Egípcios CAMISA MASCULINA DE CROCHÊ ESTÁ EM ALTA 7 PERFUMES MASCULINOS PARA O VERÃO Ano Novo: As cores e seus significados