dockside-masculino

A grande maioria dos homens (e eu me incluo nessa!), por questões práticas do dia a dia, acabam não usando docksides ou mocassins. Apesar de eu ter ambas as peças, ao olhar a minha sapateira sempre acho mais fácil usar tênis ou aderir logo ao sapato social.

Por razões óbvias de combinação e conforto, o tênis vem sempre em primeiro lugar. Fomos criados e adaptados para isso. Desde pequenos um bom par de tênis sempre nos acompanhou.

Em ocasiões formais demais, e que exijam um “dress code”, a minha pedida vai logo para o sapato social (Oxford, derby, Monk Strap…) e o que acontece com esses calçados então? Ficam parados no guarda-roupa aguardando ocasiões que insistem em nunca chegar. Resumindo eles servem para juntar poeira.

Vamos então dar dicas de como combiná-los nos mais diversos looks (casuais e sociais), sem hesitar.

Primeiro: Você sabe o que é um dockside e um mocassim?

mocassim-dockside-masculino

Acredito que a maioria saiba, mas nunca é demais reforçar os conceitos por aqui.

Dockside é um calçado que remete aos marinheiros. É um tipo de sapato feito de tecido, borracha ou couro e que possui um pequeno amarrilho, sendo seu solado de borracha, na cor branca (como regra).

Já o mocassim, além de diferenciar um pouco no design, não possui solado branco. Geralmente o solado acompanha a cor da peça.

Entendidos quanto às diferenças e também a que tipos de calçados que se referem o texto, vamos logo tratar de saber como incorporá-lo aos diversos looks na nossa jornada.

looks-com-dockside

Looks casuais

Antes de começar a falar de looks casuais, nós temos que ter uma coisa em mente: tanto o mocassim quanto o dockside são calçados que podem pisar tanto no terreno dos looks casuais quanto dos looks formais. Todavia, nem um nem outro encaixam-se em looks excessivamente descontraídos ou formais demais.

Os dois calçados ficam no meio termo e VIA DE REGRA SÃO USADOS SEMPRE SEM MEIA OU COM MEIA SAPATILHA (PARA NÃO APARECER!).

Quando falamos em looks casuais, estamos necessariamente falando de uma camiseta básica, uma polo ou camisa mais descontraída com short ou calça. Mas preste atenção, as peças são mais refinadas. Nada de muito urbanismo por aqui. Uma jogger e uma destroyed não combinam. Nem camisetas muito estampadas, de bandas ou na pegada fun.

dockside-look-masculino-mocassim

 Look viagem

Apesar de estarmos tratando no tópico como look viagem, ficaria mais simples eu escrever: “Como é fácil combinar dockside e mocassim”, mas tudo bem. Eu vou lhes mostrar já já o porquê.

Embora alguns já devam ter pensado aí: “eu não viajo”. Viaja sim. Nem se que seja para visitar um parente. De bus, avião ou carro. Todos querem a mesma coisa quando viajam (a menos que seja uma viagem de negócios). Relaxar, porra. Looks leves, descontraídos e confortáveis.

Então, um jeans, um camiseta básica e um “jaco” da hora completa o look.

Se a viagem for de negócios, troque a camiseta por uma camisa. O jeans por uma calça de sarja e o casaco por um blazer. Tudo perfeito, né non?

look-viagem-dockside-mocassim

Look passeio ou esportivo

Aquela ida ao clube, ao shopping, a um parque… São momentos de pura casualidade, mas que não se confundem com relaxo ou mesmo com uma super produção. Por aqui, vamos ficar no meio termo. Somos elegantes ao ponto de saber dosar a mão. Nesses casos, um short de tecido leve, uma polo básica, um bom relógio, um óculos de sol combinados e se quiser até um chapéu.

look-com-mocassim-dockside

Look para casamento diurno ou na praia

Casamentos diurnos ou na praia a rigor são menos formais. Tanto os noivos quantos os convidados podem usar peças mais claras, tecidos mais leves e nos pés um dockside ou mocassim podem fazer as vezes do sapato social. Com exceção do casamento na praia (onde os calçados devem ser tirados quando já estiver na areia da praia), nos demais locais (sítios, chácaras, clubes) o dockside e o mocassim permitirão que seus pés tomem um ar fresco, por não serem usados com meia ou meias pesadas.

Trajes para casamento

Look esporte fino 

Aniversários, casamentos ou formaturas acompanham-se daquele convite que ao ser aberto possuem a seguinte descrição: “Traje esporte fino”. Isso quer dizer que o anfitrião quer seus convidados na linha, mas sem assustar a galera com o excesso de formalidade, tais como smokings, costumes ou ternos.

O que seria então o traje esporte fino?

Um blazer/paletó, uma gravata, um jeans ou uma calça de sarja e para completar um dockside ou um mocassim. Pronto, você já está preparado para a festa.

look-masculino-com-mocassim-dockside

Tira já esse mocasssim ou esse dockside da sapateira, pois você já tem 5 diferentes tipos de looks para calçá-los. Bote já e dê uma diferenciada nos seus pés.

Escrito por Diogo Rufino Machado
Ariano. Apaixonado por moda masculina e música eletrônica. Advogado. Jornalista de moda e blogueiro nas horas vagas.