Entenda porque suas compras são mais caras no Brasil

Se a Becky Bloom fosse brasileira, ela teria 3 vezes mais cartões de créditos e seu olho estaria 3 vezes maior do que nessa foto.

Brincadeiras à parte, mas o assunto é sério. A verdade é que nós brasileiros temos uma das maiores tributações do mundo, principalmente para produtos produzidos fora do Brasil, que chega a 78,43% no perfume importado. Mas que também não é muito diferente da tributação do perfume produzido no próprio Brasil, que é de 69,13%.

Isso é, para um perfume importado que você compra na loja, você paga 3/4 do produto em tributação + a comissão da loja/vendedor. Que geralmente faz o seu perfume adorado custar por volta de R$250,00.

No exterior é comum você pegar um produto na gôndola e já saber qual será a tributação do produto na hora de passar no caixa.

Sobre isso, uma das coisas mais bacanas que eu ví na Argentina foi o “Tax Free”, que nada mais é do que lojas – com o adesivo na vitrine de Tax Free – que emitem um cupom fiscal para você que é estrangeiro, te devolvendo os valores das tributações argentinas aplicadas sobre a sua compra. No fim da sua viagem pela Argentina, no aeroporto, tem um local que você mostra todos os recibos e eles te devolvem todas as taxas. Gênio, né? Você não é da Argentina para usar os serviços públicos (escola, hospital, etc.), você não precisa pagar tributações vigentes.

Quer uma dica para fugir da grande tributação na hora de comprar um presente para alguém ou até para você mesmo? Compre um livro! Ele tem apenas 15,52%. 😉

Aqui está uma tabela com as tributações atuais de alguns produtos:

1. Perfume importado – 78,43%
2. Videogame importado (ex.: Playstation 3) – 72,18%
3. Perfume nacional – 69,13%
4. Tênis importado -58,59%
5. Vinho – 54,73%
6. Jóias – 50,44%
7. Aparelho MP3 ou iPod – 49,45%
8. Bolsa de couro – 41,52%
9. Telefonia celular -39,80%
10. Chocolate – 38,60%
11. Calça Jeans – 38,53%
12. CD – 37,88%
13. Cartão de Datas Comemorativas – 37,48%
14. Sapato e bota – 36,17%
15. Roupas – 34,67%
16. Cachecol – 34,13%
17. Almoço ou Jantar em um restaurante – 32,31%
18. Teatro e cinema – 30,25%
19. Buquê de flores – 17,71%
20. Livros – 15,52%

Você sabe quanto nós brasileiros já pagamos em impostos nesse ano? Até esse momento mais de 664 bilhões de Reais. Pode conferir em tempo real no Impostômetro!

É importante saber disso para cobrar de quem governa o nosso país, um melhor estudo público (professores com salários dignos), hospitais públicos com melhor infraestrutura e até impostos menores!

E para finalizar, PARABÉNS para você que chegou até o fim desse texto, pois você chega aos 2% da população que busca e tem esse tipo de informação.

36 anos, taurino, blogueiro e músico nas horas vagas. Criou o MPH há 10 anos com o objetivo de trazer as principais novidades do universo da moda masculina para o homem que se importa com o que veste.
Post criado 2948

18 comentários em “Entenda porque suas compras são mais caras no Brasil

  1. parabéns para todos que terminaram o texto(me encluo nessa) e acho q isso devia ser descutido e tentar diminuir ao maximo pois se coninuar do jeito q ta isso aqui vai continuar um pais de outro mundo

  2. Acorda gente!!! É por isso que no Brasil tudo é mais difícil. É impossível para qualquer empresa pagar um salário melhor. O Brasil é o único país do mundo em que a gente compra um e paga dois. O unico lugar do mundo onde o contribuinte é servidor do Estado e não o contrário. Acorda gente!!!

  3. Isso não é novidade!!! Aqui tudo é dobrado: você contrata um funcionário e paga dois; você compra um produto e paga dois. A lógica é simples num pais onde o governo é sócio compulsório da população e pega no mínimo 40% de tudo que é produzido… Já repararam que a receita declarada para manter um vereador, deputado ou senador é maior do que o faturamento de muita empresa que paga impostos? Pensem nisso!!! Pensem por que o seu patrão não lhe paga um salário melhor!!!

  4. Eu só percebi o tamanho da diferença de preços no brasil quando vim morar fora e pasmem: PRODUTOS BRASILEIROS SÃO MAIS BARATOS AQUI DO QUE AÍ.

  5. O Tax Free não é privilégio só da Argentina. Outros países também têm este serviço, como a França. A diferença é o processo de ressarcimento.

    Mas o Brasil é um país muito caro. Vestuário, comida, serviços… Viajar para o exterior é mais barato que para aqui dentro. Além da relação Preço X Qualidade.
    E o mais importante: este dinheiro dos impostos tem retorno em forma de serviços públicos?

  6. Porque o Brasil é um país grande e com grandes diferenças sociais, industrializado porém com um histórico colonial difícil que só pode ser vencido quando passarmos a valorizar o produto nacional e deixarmos um pouco de lado o consumismo cego que nos é imposto pelo capitalismo selvagem.

    E quem não abre mão de babar ovo dos gringos que aceite a tarifação do nosso país ou vá lavar prato no exterior pra comprar tudo mais barato.

  7. O que tem que ser livre de impostos são os itens da cesta básica – é alimentação! – e não perfumes… essa classe média-alta brasileira é um nojo mesmo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Relacionados

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.

De volta ao topo
7 Melhores Perfumes Árabes Masculinos 10 sobrenomes que indicam que seus ancestrais eram Egípcios CAMISA MASCULINA DE CROCHÊ ESTÁ EM ALTA 7 PERFUMES MASCULINOS PARA O VERÃO Ano Novo: As cores e seus significados