Foi-se o tempo em que o universo da moda masculina era restrito. Hoje em dia, a aparência é tudo e cada vez mais homens abusam da vaidade para produzirem boas apresentações com roupas e acessórios. Assim, um mercado enorme se abriu e ainda há espaço para entrar nele. Mas, por onde começar? Essa dúvida cruel vai chegar ao fim agora!
Se você é um daqueles que sonha em trabalhar com moda masculina ou ao menos entender melhor esse universo, não deixe de ler o artigo até o final. A seguir, vamos mostrar algumas dicas para quem quer dar os primeiros passos, mas ainda não sabe como!
Mas, antes de tudo, vale dizer que não é difícil começar. Existe o curso de moda, mas se você é daqueles que não tem tempo e/ou dinheiro para um curso desse tipo com TCC, extensão com dedicatória de monografia de pós graduação e um monte desses negócios acadêmicos, saiba que dá para seguir carreira.
Sem mais demora, vamos às dicas:
Estude o básico
Já se perguntou se aqueles seus jogos favoritos de roupa combinam? Às vezes o que pode ser estiloso para você não faz muito sentido junto. Portanto, é importante que quem deseja trabalhar com moda masculina estude bastante, começando pelo básico.
Dá para encontrar diversos cursos por aí, muitos deles gratuitos, e diversos conteúdos, também de graça, para começar a engatinhar no assunto. Aqui, no próprio Moda Para Homens há vários artigos com dicas para se vestir bem que explicam conceitos e tendências do mundo da moda.
Esteja sempre atualizado
Moda no geral é um assunto muito volátil. Em pouco tempo, algo que era tendência e que todo mundo usava passa a cair em desuso e novas tendências tomam o seu lugar. Quem quer trabalhar com moda masculina precisa estar sempre antenado às últimas novidades para andar na mesma velocidade do mercado.
Então, busque sempre estar informado através de portais de moda masculina como aqui, especialistas na área e, é claro, influenciadores de moda para homens. Hoje, querendo ou não, eles são muito importantes para ditar tendência entre os rapazes que querem estar usando as roupas mais quentes do momento.
Aceite outros estilos
Cada um tem seu estilo, até aí tudo bem. Mas quem quer trabalhar com moda masculina necessita ter mente aberta para outros estilos atuais. Pessoas são diferentes e buscam roupas diferentes. Estar pronto para entender as suas necessidades e desejos é fundamental para mandar bem na área e se destacar.
Não esqueça dos acessórios
As peças de roupa são principais na moda, mas os acessórios têm muita importância na hora de montar um look ou mesmo para os que desejam trabalhar na área da moda masculina. Brincos, colares, pulseiras, piercings, chapéus, bonés, gorros, enfim, tudo o que é um algo a mais deve ser estudado para que se tenha conhecimento mais amplo do mercado.
Conheça várias carreiras
O mundo da moda é amplo e no segmento de moda masculina também oferece diferentes áreas para quem quer trabalhar. Para começar a trabalhar com isso é necessário ter uma ideia de qual caminho quer seguir na profissão.
Por exemplo, áreas mais artísticas contam com fotografia, tratamento de imagem, produção de catálogos e books, desenho de peças e muito mais. Quem prefere pôr a mão na massa pode ir para o segmento de confecção. Já pessoas mais analistas e críticas podem buscar vagas em redações de blogs e portais para escrever notícias ou trabalhar como colunistas.
Basta identificar aquilo que tem mais a ver com a sua personalidade e vontade e ir fundo na ideia. No começo, pode ser difícil, mas seguindo nossas dicas o caminho pode ficar um pouco mais tranquilo de se seguir.
Algumas dessas áreas exigem diplomas ou certificados, outras apenas conhecimento ou experiência prévia. Tente descobrir o que a sua profissão dos sonhos exige e comece a realizar as etapas que precisa o quanto antes. É a dica mais valiosa que podemos dar. É seu sonho que está em jogo e ele só depende de você!