Vintage, retrô ou antigo, é tudo aquilo que remete a coisas do passado. Na moda, idem. O estilo vintage tem a ver com aquelas pessoas que adotam um visual de época ou usam peças mais antigas ou peças de brechós e até podem ficar meio que caracterizados como personificadas.

Esse visual nos remete a algum momento histórico, a alguma moda já acabada e as peças que não estão sendo utilizadas no momento. Para chegar a esse visual, muitas vezes além dos tipos de peças, as cores, os tecidos e o design são totalmente diversos.

Lembramos que os brechós, upcycling e reciclagem viraram o novo cool da moda. Óbvio que o bacana tem sido mesclar peças atuais com peças antigas. Mesmo porque, nesse caso, não temos a intenção de adotar o estilo vintage.

Bom, antes de adentrar nas características para adotar esse visual marcante de época, lembramos que as peças para compor um visuuu vintage, podem ter sido feitas por alguma marca com esse propósito ou serem encontradas em brechós ou em lojas online. Ou, para quem tem talento para tanto, feitas pela própria pessoa.

Em geral, tem que arregaçar as mangas e garimpar, essa é a verdade. E você vai achar de tudo ai no meio. Peça estragada, peça boa e peça que quase nem foi usada. Peça cara ou peça barata. Bom, mas vamos às dicas para você que quer adotar esse visuuu ou que já adota, mas ainda tem algumas dúvidas se está fazendo-o de forma correta.

É bem verdade que cada época tem um estilo diferente e que você deve se inspirar na época. E também é fato que você não vai querer parecer uma personagem. Então, as nossas sugestões de retrô aqui, referem-se a algo bem básico, ou seja, aquela pitadinha no visu de coisinha mais antiga, em uma pega fun, mas nada exagerado ou que pareça que você saiu de um filme ou jornal de época.

Começando pelo básico, as peças

vintage-look-men

Salta aos nossos olhos quando vemos que uma peça não é atual. O corte é diferente, o material é diferente e a cor também. Geralmente quem adota essa pegada curte um mix de jeans claro ou surrado com xadrezes mais escuros, peças em tons terrosos, de vermelho e de areia.

Além do jeans, a flanela, o camurça e a sarja são muitos vistos.

Então, calça jeans ou de sarja, camisa xadrez flanelada e até camisas de linho compõem esse visual que não é só vintage. Ele é também mais rústico, mais fechado nas cores e mais simples no corte.

Cartela de cores simples

look-vintage-masculino

O estilo vintage geralmente trabalha com uma cartela mais fechada, como já falamos acima. Tons terrosos, tons de areia e de vermelho. Um pouco de branco, azul marinho, verde escuro e amarelo.

O jeans, como já falado acima, é o complemento ideal para a cartela (mesmo porque combina com tudo). Ele vem simples, claro e sem quaisquer lavagens, aplicações ou estonagens.

Moda de época pede acessórios específicos

boina-masculina-look

Cada época tem acessórios específicos, mas vamos dar um apanhado geral de alguns acessórios que você pode usar para estilizar seu visual nessa pegada mais antiga.

Chapéus, suspensórios, boinas, gorros, relógios mais antigos do tipo analógicos, óculos com cores mais sóbrias e design redondo, coletes, gravatas borboleta, anéis e correntes e meias estampadas.

Muitas vezes peças básicas e simples com esses acessórios já ganham outra cara e já tornam o look mais retrô.

Não vai deslizar nos calçados

look-com-boina

Algo que muda muito também são os calçados. Não dá para montar um outfit todinho antigo e o tênis ser o último modelo ou uma bota nova. Vai do começo ao fim. Dos pés à cabeça. Vá a brechós, ou busque peças que produzam calçados com aspecto mais antigo.

Se não conseguir nenhum dos dois, parta para a questão das cores e dos materiais, já que há peças novas, mas que são em tons terrosos e mais rústicas.

Há também a possibilidade de se usar peças atemporais como Converse, por exemplo.

E ai? Vocês acham bacana se vestir numa pega mais vintage? Cool ou cafona? Arriscariam? Até que ponto na opinião de vocês o uso dessas vestimentas não te deixa com cara de personagem?






Comente com o seu perfil do Facebook:

Escrito por Diogo Rufino Machado
Ariano. Apaixonado por moda masculina e música eletrônica. Advogado. Jornalista de moda e blogueiro nas horas vagas.