Tem pessoas que possuem uma baita napa e que o nariz combina bem com o rosto ou que mal ligam para isso. Vai muito de cada um. Uns sequer se incomodam, outros embora tenham nariz grande, ele fica bem simétrico com o formato e tamanho do rosto. E mesmo que não fique, se não te incomoda. Tá tudo ok.

Agora, outros por sua vez detestam o nariz que possuem. Lembrando que há muitos tamanhos e formatos.

Há muitos métodos de mudá-lo, por meio de rinomodelação (que é com ácido hialurônico) ou rinoplastia (que seria a cirurgia plástica). Nos dois casos, há prós e contras.

No caso da rinomodelação ela é muito indicada para quem quer apenas levantar o nariz ou deixa-lo reto sem aquele ossinho aparente. Ele não modifica a estrutura do nariz como a rinoplastia, logo se você quer mudar totalmente seu nariz (formato, narinas etc.) seria mais indicado fazer rinoplastia. Mas conheço muitas pessoas que fizeram e depois se arrependeram do novo formato do nariz bem como tiveram até problemas respiratórios.

E sabe…. Hoje nós vamos te contar uma coisa que ninguém conta. Dá para disfarçar o tamanho do nariz com outras técnicas: maquiagem, truques com o cabelo, cuidados com a pele e até mesmo acessórios.

Usar os cortes de cabelo e penteados certos.

O cabelo é a moldura do rosto, já sabemos disso. E usar o penteado correto ou cortar o cabelo de uma forma que tire a atenção do nariz também faz a diferença. Para isso, escolha um bom cabeleireiro ou hairdresser com foco em visagismo.

Há certas ocasiões que qualquer ser humano nota que o cabelo está destacando o nariz. Cabelos muito compridos ou cheios (que escondem o rosto), dão destaque ao que você tem de maior, o nariz. A primeira coisa que focamos em um rosto são os olhos, mas se eles não estiverem muito aparentes será o nariz. Que é a segunda coisa que o cérebro procura.

Cabelos muito curtos, com laterais raspadas e topete para trás, por exemplo, também vai destacar um nariz grande, principalmente quando estiver de perfil.

Portanto, uma boa opção são cabelos um pouco cheios, com franjas ou não, mas com um movimento de cabelo. Que vai gerar um visual que vai tirar o foco do nariz.

Quem diria, cuidar da pele também disfarça o nariz?

Sabe aquela rotina: sabonete facial, esfoliação, tônico, hidratante e filtro solar. Então, ela não só vai melhorar toda a sua pele como também melhorar o aspecto da pele do nariz, que é a que mais tem acne, vermelhidão e cravos, em virtude da alta vascularização.

Eliminando manchas, tirando o vermelho e retirando cravos, você desviará o foco e atenção que esses pontos dão ao nariz. Uma pele saudável e bonita nem requer tanto esforço assim. Vamos e convenhamos né. E pode fazer uma baita diferença no seu visual, no destaque no seu nariz e na sua higiene pessoal né.

Acessórios podem ser aliados ou não!

O acessório pode tanto ajudar como atrapalhar. Então ele pode destacar demais o tamanho do nariz (no caso de um piercing) ou até mesmo dar a impressão visual de que é menor, no caso de óculos de grau ou de sol.

Óculos de grau cuja armação é de acetato disfarçam mais o nariz que as finas e de metais. Os óculos quadrados ou retangulares são os formatos ideais para quem tem nariz grande. Já os óculos redondos e ovais devem ser evitados porque eles podem dar destaque às linhas fortes do nariz.

Uma boa maquiagem faz a diferença!

Aqui o buraco é mais fundo e se você não tem preconceito pode se valer de uma boa maquiagem para disfarçar o tamanho do nariz. Para corrigir imperfeições você pode usar um corretivo. Muito cuidado para não deixar pontos em destaque no nariz, pois sabemos que os corretivos possuem um acabamento fosco e que pode marcar a pele.

Mas para quem manja de maquiagem dá para fazer um novo contorno no nariz. Você precisará de sombra e pincel delineador. Como fazê-lo:

• Após passar o pincel na sombra, você irá fazer duas linhas retas, uma de cada lado, da ponta do nariz. É possível fazê-lo também com uma sombra mais escura que o seu tom de pele.
• Ao criar as linhas, faça-as de forma que elas criem uma aparência de sombreado e não de linhas delimitadas e que cortam o nariz.
• Pegue uma caneta de destaque e deslize até a ponta do nariz. O contraste de luz versus escuridão irá moldar o nariz.

E aí, o que acharam das dicas? Lembrando que nós reiteramos nosso compromisso em valorizar todos do jeito que são. Árabes, por exemplo, possuem narizes maiores e tá tudo bem. Cada um com suas características e individualidades. O importante é ser feliz! E se você está descontente, parta para dicas. Só queremos ajudar.






Comente com o seu perfil do Facebook:

Escrito por Diogo Rufino Machado
Ariano. Apaixonado por moda masculina e música eletrônica. Advogado. Jornalista de moda e blogueiro nas horas vagas.