foto-bem-tiradaFoto de Aejaz Memon (unsplash.com)

Com a tecnologia e as redes sociais cada vez mais em alta, a fotografia tornou-se algo presente em praticamente todos os momentos das nossas vidas. Fotografamos de tudo hoje em dia: refeições, paisagens, situações inusitadas, looks do dia-a-dia… Entretanto, se você se aventura com a câmera de vez em quando, sabe que para fazer uma boa foto não basta apenas colocar no automático e apertar o botão. Diversos são os fatores que podem te ajudar ou atrapalhar para fazer uma boa foto.

Neste post, vamos falar especificamente sobre como uma foto bem tirada pode valorizar o seu look. Se você quiser descobrir alguns truques básicos para fotos caprichadas é só continuar a leitura!

Fotografando looks

look-all-jeans

Fotografar pessoas pode ser um desafio para alguns. Seja pela timidez do modelo, seja pelo fotógrafo sem tanta habilidade com a câmera ou o celular. Uma coisa é fato: com as dicas certas e algum tempo de treino, TODOS são capazes de baterem fotos memoráveis.

Quer descobrir como fazer isso? Vem conferir nossas dicas!

Evite selfies

look-fideli-buenos-aires

Primeiro de tudo, EVITE selfies! A intenção não é mostrar o look? Então, uma selfie com certeza evitará que ele apareça por completo.

IMPORTANTE: Você não tem quem tire sua foto? Um tripé com o temporizador é uma opção. Dessa forma você ajusta a câmera para capturar uma sequência de fotos. Assim, se você demorar para fazer uma pose bacana ou piscar, terá algumas para escolher.

Diversifique as poses e encontre a melhor

look-basico-camiseta-branca-calca-jeans-azul

Agora vamos supor que você tenha alguém para lhe fotografar ou você seja o fotógrafo. A dica aqui é DIVERSIFICAR A POSE. O importante é encontrar o ângulo perfeito para o seu look. Para isso você deve bater diversas fotos e testar o maior número de poses possível. Escolha as que mais lhe agradam e utilize-as sem medo de ser feliz.

Fique atento à Iluminação

rapaz-look-street

Aqui é necessário tomar bastante cuidado! A luz solar, se bem utilizada, pode ser um grande aliado. Por isso preste atenção na posição do sol!

Você criará efeitos alternados entre claros e escuros na sua fotografia, de acordo com a posição do modelo na foto. Prefira colocá-lo na posição oposta ao sol e tenha cuidado para que a luminosidade não faça com que ele feche os olhos.

Evite fotos entre 11h e 15h. Fotos nesse horário criam um efeito conhecido como olho de panda por causa da sombra do sol em seu rosto.

Caso suas fotos sejam para fins comerciais, um estúdio fotográfico costuma ter mais opções de iluminação, fundos e cores. Além disso, hoje existem estúdios portáteis que podem ser grandes aliados do fotógrafo.

A importância do ângulo

look-masculino-shorts-estampado

Existem alguns truques que podem lhe ajudar a valorizar a sua pose e consequentemente o seu look. A utilização de um bom ângulo é um deles.

Você já ouviu falar de alguns deles?

– Quando uma foto é tirada de um ângulo mais alto, chamamos de ângulo plongée. Fotos tiradas de um nível mais elevado dão uma sensação de amplo alcance da perspectiva a partir de cima. É interessante nos casos em que você quer mostrar a paisagem ao fundo, além de você.

– O contrário acontece quando a foto é tirada de um ângulo mais baixo, chamado de contra-plongée. A impressão que a foto passará é de grandeza. É um ângulo bastante procurado e utilizado para fotos de looks e pessoas.

contra-plongeeExemplo de foto contra plongée – Fábio Scaletta (Unsplash.com)

– Existe também o ângulo ao nível dos olhos. Este enquadramento transmite estabilidade para sua fotografia.
Para finalizar, a melhor dica de todas é a de que a prática leva a perfeição. Com o tempo você vai aprender em quais poses e ângulos você se sente melhor e quais são os melhores locais e horários para fotografar. Boas fotos!






Comente com o seu perfil do Facebook:

Escrito por Moda para Homens
O Moda Para Homens é o maior blog de moda masculina do país. O nosso objetivo é mostrar que homem também tem que ter estilo.