suspensorios-masculinos

Usar suspensório não é uma tarefa fácil. Uns sustentam o uso do acessório, outros não. Tem que ter muito estilo e saber inserir a peça no visual. E nós queremos isso pra você! Mas como segurar o look com uso de suspensório?

Primeiramente, gostaríamos de ressaltar que o suspensório é um acessório que foi muito utilizado em meados do século XVIII e depois foi resgatado na década de 60 e 70 por algumas tribos. Por um tempão, ele sumiu… Mas quem usava?

Pessoas muito obesas que pretendiam segurar as calças e não conseguiam usar cinto, fashionistas que queriam um visu mais descolado e mágicos, palhaços, garçons etc. em uniformes ou em fantasias.

O acessório estava completamente detonado, abandonado e esquecido, tanto que quando visto era motivo de chacota ou deboche em um look do dia a dia.

Só que aí entraram os hipsters na parada. Barbona, bicicleta retrô, pegada vintage e e e… Suspensório para completar o estilo. Influenciados, sofremos uma mudança de conceito e o acessório voltou a cair no gosto popular, tanto em looks formais quanto casuais.

suspensorio-masculino

Ah, mas nós temos certeza que a maioria de vocês não curte ou não usaria esse tipo de acessório, mas para aqueles que o usariam, nós queremos mostrar que é simples! Você que quer optar pela peça verá que não há truque de mágico ou segredo confidencial para isso.

Segura “as calças” para não cair

É besta falar isso, mas eu tenho certeza que nem todos sabem ou se confundem na hora de usar.

O suspensório é uma peça cuja função é segurar a calça, ou seja, tem a mesma função de um cinto. Logo, não precisa nem dizer que entra suspensório sai o cinto. É automático.

Não dá para usar os dois juntos.

Suspensórios

Na melhor ocasião

Existem regras para usar o suspensório, ou seja, ambientes adequados, eventos certos ou dress codes apropriados? Pior que não. O suspensório anda por tudo quanto é ambiente e ocasião. A questão fica mesmo por gosto e bom-senso.

Já vi advogados e professores, usando no dia a dia e, acreditem não era referencial de estilo, então ficou estranho.

Suspensório

Formal versus Casual

O suspensório é uma das poucas peças que passeia tanto pelo âmbito formal quanto casual.

No âmbito formal tivemos uma epidemia de padrinhos e noivos usando suspensório em casamentos diurnos, ao ar livre e em meio à natureza (campestres ou na praia).

Já no âmbito casual, o street style não deixou por menos e adaptou muito bem a peça tanto com camisetas e tênis/sapatos. E ainda finalizou a produção com chapéus, pulseiras e anéis.

Vejamos bem que para usar suspensório em looks casuais tem que ter muiiiiito estilo e saber encaixar a peça. Mas também quando você acerta, meu bem, sai de baixo.

Street-Style-Suspensorios6

Destaque de passarela 

Sabe aquele destaque da passarela? Então o acessório é peça de destaque no look que entra. Por isso, ele deve se sobrepor à camiseta de alguma forma.

Geralmente os suspensórios são escuros (preto, marrom ou azul marinho), mas mesmo que sejam claros (bege, prata ou azul claro), não importa, use com camisa ou camiseta mais clara, preferencialmente branca.

Quer usar camiseta/camisa preta ou escura, então o suspensório deve ser claro. Ele gosta de aparecer gente e tem que aparecer seja onde for, o suspensório gosta dos 15 minutos de fama.

Street-Style-Suspensorios7

Ele se relaciona com a gravata

É óbvio que quando você o bota, você deverá harmonizá-lo com outras peças do look, mas nenhuma outra peça se relaciona mais com o suspensório que a gravata (borboleta ou não). Caminham juntos na alegria e na tristeza. Estão lado a lado, sempre.

Então necessariamente você vai ter que combinar. No caso descombinar gente. Pois é, eu não disse que o suspensório é metidão a aparecido? Então, preferencialmente ele não combina com a gravata seja ela borboleta ou não.

Tatuagem & Gravata Borboleta

Oooww owow pera aí! O não combinar aqui significa que não são da mesma cor, tecido e estampa (tudo regradinho e certinho). É óbvio que as peças têm que harmonizar entre sí, mas elas não devem ser idênticas.

A gravata borboleta ou slim deve ter uma cor, uma estampa ou um tecido que não destoe do suspensório.

Dá sim para mesclar com gravata estampada, desde que se tenha bom-senso.

Posso usar tudo igual. Pode também, mas em situações formais como noivos de casamento ou padrinhos.

gravata-borboleta-veludo-molhado

Paletó: Sim ou Não? Oh dúvida cruel!

E agora? Entrou em cena o paletó. Usar ou não com suspensório?

Essa é a dúvida mais recorrente de todas!

A resposta é sim, claro que pode usar paletó com suspensório. Ele irá tampá-lo, mas nem por isso são duas peças que se repelem. Até porque se você for tirar o paletó, o suspensório entrará em cena!

Fez frio ou vai a um local que se exige paletó não hesite, use suspensório.

Aliás, você não tira o cinto quando coloca paletó ou tira? Então, é a mesma coisa.

Street-Style-Suspensorios10

Antes de finalizar, nós repetimos que não é fácil usar suspensório. Não é qualquer um que sustenta o look. Não é qualquer um que segura as calças na hora que bota a peça. Mas é inegável que se bem colocado no look, fica hiper mega ultra estiloso e você já sabe como fazê-lo, então já pode usá-lo.

suspensorios

Dúvidas? No more, no more… Hit the road Jack and don’t you come back!

Escrito por Diogo Rufino Machado
Ariano. Apaixonado por moda masculina e música eletrônica. Advogado. Jornalista de moda e blogueiro nas horas vagas.