Na rotina diária de cuidados com a pele, a hidratação é um dos passos que nunca pode passar despercebido. O bebê quando nasce já passa pelo crivo dos hidratantes e assim se sucede até chegar a morte.
É óbvio que os mais jovens possuem uma capacidade maior de manter a pele hidratada, porém à medida que envelhecemos os cuidados aumentam e a necessidade de hidratação cada vez mais se intensifica.
Isso tudo sem contar que há diferentes tipos de pele e há pessoas que possuem pele seca desde sempre ou que, por fatores externos, têm a cútis ressecada como banhos quentes e demorados, banhos excessivos, excesso do uso de sabão, o uso de buchas, desidratação, poluição e variações climáticas.
Logo, seja qual for a sua idade, etnia ou sexo você não poderá abrir mão do uso de hidratantes pela vida toda. Até aí estamos lidando com uma realidade da qual devemos engolir goela abaixo e ponto.
E, provavelmente, sua dermatologista já deve ter passado os tais hidratantes diários e à base do maior hidratante de todos, que é o ácido hialurônico.
Enfim, hoje queremos escrever para quem quer ir além. Se você quer mergulhar num poço de formol e deixar sua pele super hiper mega hidratada parecendo um pêssego de bonita vem comigo que você passa de ano.
Há duas formas de fazer isso: uma, interna e outra externa.
Como potencializar a hidratação da pele por meios internos:
Nutri vem para cá… Nutri. Conta para gente, como fazer isso. E a nutricionista Carol Daniele faz isso com muita propriedade.
Ela assevera que a ingestão de água é o primeiro passo. Há cálculos exatos que determinam a quantidade de água que uma pessoa deve beber diariamente e isso poderá ser feito com a ajuda de um profissional especializado. Todavia, informa que a média são 3 litros diários para um adulto.
Já com relação à alimentação ela informa que uma dieta equilibrada possui inúmeros benefícios não só para a hidratação da pele, sendo que os alimentos ricos em vitamina C, já possuem ácido hialurônico. Vegetais com folhas, frutas “in natura” (jamais o suco), legumes, cereais e sementes oleaginosas auxiliam na hidratação da pele.
No caso das frutas, o melão, a melancia e o abacaxi são frutas que possuem como ação a hidratação e também nutrientes anti-idade. Ao passo que, as sementes oleaginosas (castanhas, amêndoas, nozes, pistache, macadâmia e avelã) e os cereais (chia e linhaça) são ricas em ácidos graxos, ômega 3, selênio e vitamina E.
Segundo a Drª, o selênio está associado a uma pele mais viçosa. Já o ômega 3 atenua processos inflamatórios, como dermatites e acne. Por sua vez, a vitamina E é um dos principais antioxidantes da pele.
Como potencializar a hidratação da pele por meios externos:
Como já dissemos a melhor forma é se valer do ácido hialurônico, pois ele contém um composto glicosaminoglicano, encontrado, naturalmente, na matriz extracelular da pele que aumenta a hidratação da pele. Mas há formas de potencializar ainda mais essa hidratação. Yes, podemos fazer essa hidratação em consultório, via injetável.
Entra em cena a biomédica Drª. Naara Pinheiro, da Emagresee Bragança Paulista, que nos conta que há procedimentos que podem melhorar a hidratação da pele e o que ela mais indica para isso é o skinbooster.
Pontua a Drª que o procedimento é um hidratante injetável que aumenta a hidratação da pele, estimula colágeno e não paralisa o músculo (como acontece no botox).
A aplicação do ácido hialurônico é feita com uma agulha em vários pontos do rosto. Cada aplicação (picadinha) possui em média 0,5 mm de distância da outra, sendo que o depósito de produto ocorre logo abaixo da derme.
O procedimento do skinbooster favorece a reestruturação da derme, deixando a pele mais firme e hidratada.
Já não existe desculpa mais para não parecer mais novo que a data do seu RG. Cuidar-se é se amar e estar de bom com a vida. Nunca impusemos padrões aqui, mas quem não quer parecer mais novo? Por isso, você tem a faca e o queijo na mão, seja na alimentação ou com procedimentos. Busque sempre manter sua pele super hiper mega hidratada para parecer que caiu no poço da juventude.