Eis que das profundezas sempre surge a mesma indagação: A meia combina com o quê afinal? Com o sapato ou com a calça?
Nos tribunais, nas empresas e nos seios de reuniões sempre surge um(a) especialista em moda que bate os olhos nos pés de alguém (advogado, empresário, bancário ou qualquer outro homem que use alfaiataria) e logo exclama: “A meia não está combinando com o sapato (a regra é essa)!”
Ledo engano. Por favor, antes de proferirem afirmações estudem. Primeiro, se você não entende de moda, saiba que no passado a regra era combinar o sapato com a meia. Mas agora as possibilidades são múltiplas e nós lhe mostraremos que o caminho não é um só e que a meia que você usa nunca mais vai pegar no seu pé.
Meia combinando com o sapato:
Os especialistas (personal stylists) afirmam que a meia pode combinar com o sapato. Por que não? Essa é uma regra mais antiga e que prevalece até os dias de hoje, mas não é a única.
Ela é mais utilizada por aqueles homens mais tradicionais que não gostam de destacar o sapato. Ninguém vai usar um sapato que esteja tão longe da calça na combinação. O sapato deverá estar sintonia. Logo, consequentemente a meia também estará.
Meia combinando com o costume
Os homens mais modernos combinam a meia com a calça ou com o costume todo. Isso é uma técnica utilizada para evidenciar e destacar o calçado. Não necessariamente as cores devem ser idênticas. Podem ser na mesma cor, mas em tons diferentes.
Usando meias que contenham uma cor do look
A partir dessa proposição, sugerimos que você só use em ambientes descontraídos ou nada formais. A menos que você seja um publicitário, o dono do próprio negócio ou trabalha com moda, não dá para inovar muito. Altos cargos pedem seriedade, logo as duas proposições acima são as ideais.
Se você pode usar e abusar, escolha uma meia que contenha estampas, padronagens e texturas que contenha ao menos uma cor existente no look (seja no costume, na gravata ou no sapato).
Combinar a meia com a gravata ou com o lenço
Parece não tão usual essa proposta. Mas dê uma passeada nas fotos da Pitti Uomo. Os caras esbanjam estilo e autenticidade, ousando máster ao combinar a cor da meia com a cor da gravata. A causa e efeito fica super bacana, dando um ar de modernidade.
Meia em destaque
Sabe aquela meia colorida e que já há algum tempo ganhou força na moda? Sim, ela pode ser o destaque daquele outfit meio xoxo, monocromático ou de cores neutras.
Nesse caso, bora ousar na meia, usando uma peça estampada, colorida ou com padronagens diferentes.
Sem meia
Ops, pera lá! Sapato sem meia não rola porque dá chulé. Mas quando falamos em sem meia é para você usar meia invisível, daquela do tipo sapatilha. Lembra-se do mankle, que é aquela tendência de deixar o tornozelo à mostra. Então essa também é uma opção bacana para quem quer ousar.
Jamais use meia branca
Na vida nunca diga nunca. Na moda muito menos. Mas hoje eu posso dizer que meia branca com alfaiataria não rola, a menos que você vá fazer o cover do Michael Jackson. Pode ser que no futuro isso mude, mas até então meia branca com alfaiataria, JAMAIS.
Acredito que depois dessa, sem dúvidas né. A meia nunca mais vai pegar no seu pé na hora de combinação e quando aquele(a) especialista em moda palpitar na sua combinação de meia você dê uma aulinha básica de moda a ele(a) e ainda mostre que ele(a) está errado(a).