bota-country-masculina-estilo

Mais que um estilo, um meio de vida para quem se identifica com esse modo de vestir.

Deixemos o preconceito de lado, quem não curte respeite. Mesmo porque, da mesma forma que o clubber, o mauricinho, o playboy e o esqueitista exigem respeito, os peões/boiadeiros/caubóis também. Eu não me identifico, mas, como somos democráticos, temos posts para todos os gostos.

É necessária uma pauta específica apenas para tratar esse estilo?

Sim, porque estivemos analisando e tem gente que vive e se veste o ano todo assim.

Eu não passo nem perto e nem tem nada a ver comigo, mas vocês já reparam que há rodeios, leilões e exposições o ano todo. Sim, e essa galera se mantém fiel ao estilo deles o ano todo também.

É o modo de vestir, de se portar, na alimentação e na cultura (música, festas etc.). Então, esse cabra macho aí merece uma atenção bem especial no modo de se vestir.

O estilo do caubói brasileiro recebe muita influência do estilo country americano e não tem muito segredo.

Antes de adentrarmos às peças, lembremos por ser algo associado ao campo e a pecuária é mais rústico, com peças mais pesadas, fortes e resistentes. Isso tudo com uma função de proteção das intempéries do tempo e do meio externo (contato com animais, insetos e com plantas).

A cartela de cores gira em torno de tons básicos (preto e branco), terrosos (marrom, areia, mostarda), jeans e um pouco de outras cores (como vermelho e azul).

Já os materiais das peças são couro, jeans, veludo cotelê, camurça e flanela.

O que usamos no top?

cowboy-camisa-xadrez

Para quem não sabe top é a parte de cima. E o que usamos na parte de cima?

Cavaleiro, caboclo, caubói não usam camiseta gente. Essencialmente usam apenas camisa. Camisa de flanela ou jeans. O xadrez é estampa referência desse estilo.

Usam blusas? Sim, jaquetas. Especialmente de couro, jeans e camurça.

O que usamos no bottom?

cowboy-style-men

Bottom é a parte de baixo, certo? Aqui não tem erro nem variantes. Jeans sem maiores variantes. Jeans corte reto, simples e uma única cor. Nada de aviamentos, aplicações e quaisquer outras coisas.

Geralmente eles preferem um modelo de jeans bem ajustado, do tipo skinny ou slim. Tome cuidado para não ser apertado demais a ponto de amassar os grãos. Não entendo como os caras conseguem usar calças tãoooooooooooooo apertadas, parece que não dá nem para respirar. Logo, evite exageros.

Nos pés

Bota-Country-Masculina

Caubói gosta de bota country ou chelsea boots. Gente, sapatão não dá. É só para trabalhador mesmo porque é pesado e machuca o pé.

Quanto ao quesito botas… Muitos usam aquelas de bico fino, mas cuidado. Elas podem machucar e deformar os pés se muito ajustadas. Portanto, devem ser um pouco maiores, sobrando mesmo para que os dedos não fiquem esmigalhados.

Na real, os modelos arredondados são mais indicados. 

Acessórios

cowboy-chapeu

O acessório que é marca registrada desse estilo é o chapéu. Mas não é qualquer chapéu. Chapéu de palha, com abas curvadas ou de camurça (fedora) nas cores marrom ou preto, com as abas curvadas.

O cinto possui suas peculiaridades, principalmente na fivela. Cara, uma fivela em destaque até é bacana, mas uma fivela não uma frigideira. Então não precisa ser enorme. Os homens perdem a noção e botam fivelas gigantescas, não harmônicas e que saltam aos olhos, chamando toda a atenção para si.

Um lenço ou uma bandana dão uma estilizada no visual.

cowboy-moda-masculina

Partiuuuu Barretão 2019 no estilo caubói? Não quero nem ver!

Sapateia mulher feia, grita mulher bonita.

Conheça novos caras
Escrito por Diogo Rufino Machado
Ariano. Apaixonado por moda masculina e música eletrônica. Advogado. Jornalista de moda e blogueiro nas horas vagas.