A calça de cintura alta para homens está em alta!
A calça / bermuda de cintura alta masculina já ganharam as passarelas há muito tempo. As versões variam: largas, ajustadas, rocker… Não é falta de variedades e nem estilo que muitos homens não aderem à peça. A maioria nem mesmo experimentou para saber se fica realmente bom ou não no corpo. O fato é que, além de tratar de uma peça nada comum, a cintura subiu primeiro para as mulheres, há alguns anos. Então, como de costume, você vai argumentar que “é muito feminino, isso não cola no Brasil“. ok, ok… agora arrume um outro argumento, porque está mais do que provado que, atualmente, não existe peça só para mulheres ou só para homens, visto que a saia, em sua origem, é uma peça masculina, e o blazer, colete e até mesmo a calça comprida são peças que vieram do nosso guarda-roupas, e só depois para o delas. Mas trata-se apenas de exemplos.
Minha intenção não é que você saia por aí com uma calça cintura alta, porque sei que coragem é para poucos, mas que você entenda que essa peça já é uma realidade em muitos lugares e passarelas pelo mundo.
Já não é a primeira vez que o estilista brasileiro apostou nessa peça. Os desfiles de João tem um grande cuidado de trazer o conceitual por trás de peças facilmente usáveis, o que é realmente raro nas semanas de moda no Brasil, principalmente nos desfiles masculinos. O desfile completo você pode, além de conferir, desejar todo por aqui. A inspiração foi na Festa de Reis, de Minas Gerais e ele soube trabalhar o tema como ninguém, transportando o que poderia ficar obviamente folclórico e regional, para uma moda global e cosmopolita.
Voltando ao assunto do post – a cintura alta – comecei a pesquisar formas de usá-la sem passar perto de uma roupa feminina. Eu mesmo experimentei a minha com composições diferentes para testar, e gostei muita da combinação com peças em alfaiataria como um blazer, por exemplo. Nas camisas, prefira t-shirts simples, sem estampas e use por dentro da calça. O cinto tressê é um acessório que combina muito e trás um mood vintage. Sapatos tipo desert boot, oxfords ou até mesmo os sociais são extremamente masculinos não tem como ficar ruim. Mas nada de tênis.
As calças geralmente vão até o tornozelo. Gosto da combinação de calças com tecidos claros com outras peças em tons terrosos ou pastel. Vi umas imagens com bermudas na cor preta, e coloquei algumas para ilustrar este post. O estilo fica rocker, e não precisa de muita coisa. Também me agrada, ao invés do cinto, uma amarração improvisada, mostra um ar “despreocupado” e fica com cara de moulage.
Realmente a peça é difícil de encotrar em lojas (e eu só tenho porque eu mesmo fiz), mas está lançada a proposta. Acho muito difícil que essa moda pegue por aqui, mas se você quer um look diferente para alguma ocasião especial, ou simplesmente quer sair do lugar comum com uma peça que nunca tenha usado, aproveite e invista em uma. O que você acha?
Gosto de inovação, tem me dado grandes ideias visitar este site.
A saruel teve uma resistência parecida, e colou geral! E no caso da cintura alta, acho até mais aceitável pelo simples fato de já termos usado horrores décadas atrás, tanto homens quanto mulheres, rsrs, e também porque “agride” menos o corpo do que as cinturas baixas. Agora é só reviver o hábito resignificado! XD
Concordo com você Jon!
Eu comprei uma da Doc Dog e notei que deixa o corpo bem mais bonito do que uma cintura baixa. Parece que agride menos e ainda ajuda a moldar a cintura.
Concordo plenamente. E olha que saruel eu tenho mais de 5.
ISSO JON, esse foi o meu ponto de vista também!
Eu Usei ontem após ver esse post, o legal é que uma saruel dá pra usar assim, e é muito confortável mesmo!
Eu achei um maxímo as roupar, adorei todas cada um que use o que cai bem ou o que conbina bem e fique bem confortavel e elegante eu uso calça cintura alta e me ficou bem”
Partindo do pressuposto que calças masculinas, até a metade do século XX, possuíam a cintura alta, não vejo tanto espanto com o assunto. Tenho usado calças e bermudas de cintura alta faz uns bons anos, pois como você citou, são muito confortáveis, e alongam minhas pernas, o que é uma coisa que gosto. Realmente são bem difíceis de encontrar, e é também difícil encontrar uma costureira ou alfaiate que as faça bem. Acabei mesmo percebendo que o modelo caiu nas graças dos grandes estilistas, nos últimos anos, (e olha que esse post é de 2012!), e ainda continua presente.
Não sou muito de seguir modas, cai de curiosidade e ao contrário do que muitos pensam, cintura alta sim faz parte do visu masculino, era muito comum, nos anos ’70, ’80 e começo dos anos ’90, muitos rockstars e os caras que curtiam disco usavam, caiu em desuso, nos ’90 com a moda dos hip-hop, rap e alguns rockstars usarem cintura baixa, mostrando a cueca, aí ficou conhecido como calça de tiozão ou de vovôzinho. Mas fora isso acho dahora essas calças.