As Novas Regras da Moda Masculina

Desde a existência desse site, a legislação da moda masculina sofreu algumas alterações. Tivemos emendas e até novas a criação de nova leis totalmente diversas e contrastantes com as anteriores.

No início de tudo, tínhamos um código engessado de normas que diziam a espessura da gravata, quais cores combinar e que peças usar.

Os do e dont’s mudaram ao longo dos anos e nos últimos anos, o contexto já não é o mesmo de outrora. Os homens no tapete vermelho passaram a usar maquiagem e esmaltes, túnicas e macacões e a questão de gênero e empoderamento entrou em vigor, criando uma legislação onde é proibido proibir, começava a era vale tudo.

Em pleno 2023, quase 2024, estamos vivenciando uma nova reforma em termos de código e ética da vestimenta.

Vamos estudar agora à nova constituição da moda masculina, cuja “vacatio legis” é imediata:

Repetir roupas é cool!

Se existe uma coisa que sempre esteve na moda foi repetir roupas e pode apostar que só você repara na repetição (ou pelo menos deveria né). Tente repetir parte das peças de um look, nunca ele em conjunto.

Estar vestido demais X Estar mais vestido

Dentro dessa confrontação, opte sempre por estar vestido demais. Ninguém se sente mal porque está mais formal que os demais, usando um costume. Mas a premissa inversa não é verdadeira, se você tá usando jeans onde todos usam costume é porque você está mal vestido e não viu as regras de vestimenta.

Tecido sintético não rola!

Material natural é sempre o ideal. Fibras naturais como lã e algodão devem estar na sua lista de compra em detrimento de fibras sintéticas, que são mais baratas, respiram menos (fedem) e a olho nu soam a peça de má qualidade.

Se o sapato faz o homem, por que você tem sido tão chato?

Se tá todo mundo reparando no seu sapato por que você não se aproveita disso?

Chama a atenção para os pés, coloque sapatos diferentes, estilosos, coloridos, com salto, do tipo sandálias, muda o bico e a forma. Tira o pé do chão cara.

Use seu relógio formal casualmente e seu relógio esportivo formalmente.

A arquitetura de roupas inteligentes tem tudo a ver com contrastes. Um relógio chique, fino e elegante fica fenomenal com uma camiseta branca e, nada fica melhor com um terno do que um relógio esportivo de aço inoxidável.

Crie um uniforme de trabalho.

Nunca se pegue usando as roupas que você usa em casa ou nos finais de semana para trabalhar. Monte diretrizes do que usar para trabalhar, por exemplo: sapato preto, camisa branca e jeans para não estragar suas outras roupas e também para você se sentir como se estivesse realmente em um ambiente de trabalho apenas pelos trajes usados.

Corte suas peças!

Tá cansado das suas peças? Dê uma estilizada. Manda ver nos rasgos, nos cortes ou transforma calças em shorts, camisetas em regatas e croppeds.

Use tênis mais surrados.

Só tênis novo, recém saído da caixa? Que blasé! Pense fora da caixa e aposte em tecidos batidos e surrados.

Para de ficar comprando roupa toda hora.

Compre peças que você gosta, vai usar mais vezes e que são curingas. Não seja um colecionador de peças que ficam paradas. Conheça suas medidas e sempre as mantenha com você. Ninguém vai ficar andando com fita métrica… Por isso, trate de anotar no bloco de notas do celular suas medidas.

Gravatas-borboleta nunca são legais, a menos que você esteja vestindo um smoking.

O título dispensa que se discorra sobre o assunto.

Usar suéteres amarrados em volta do ombro é uma boa.

Isso não é território apenas dos Faria Limers. Pode apostar é bacana amarrar suéteres nos ombros. É uma ótima maneira de adicionar textura e profundidade a um conjunto simples.

Deixe tudo sob medida – até mesmo suas camisetas.

Você já se perguntou por que as roupas ficam muito melhores em revistas ou comerciais do que em você? É porque eles foram feitos sob medida: tirados um centímetro aqui, ajustados um pouquinho ali. Todos nós sabemos que precisamos que nossos ternos sejam alterados para acentuar melhor nossas proporções individuais, mas todas as suas roupas devem repetir o mesmo processo.

Nunca use shorts no cinema ou no avião.

Vocês já imaginaram quantas pessoas passaram por ali e se todas às vezes eles foram limpos? Pense nisso.

Chega de tênis com costume!

Ficar realmente bem vestido hoje em dia já é bastante raro. Se você for fazer isso, faça-o corretamente – e isso significa amarrar um par de oxfords ou brogues ou pelo menos calçar alguns mocassins elegantes. Você não parece subversivo ao combinar tênis Comuns com costumes.

Faça fotos dos seus looks.

Faça fotos dos looks que você monta. Documente, pois nas fotos eles podem parecer diferentes e isso pode te ajudar. E se você não tiver certeza do que vestir, abra sua galeria de moda e deixe-a guia-la.

Não use mais de um logotipo grande e visível por vez.

Marca gritante no pé, gigante no boné, nas meias… não dá. Ninguém precisa parecer ativação de marca ambulante.

Compre sempre mais de uma peça daquelas que você gosta.

Se você encontrar aquela camisa perfeita, a calça com o material ideal ou cuecas boas, compre sempre mais de uma. Porque quando a gente gosta da peça a gente quer usar mais de uma vez e daí ela estraga mais fácil e vai embora mais cedo. Então, se liga na dica.

O sapato social caramelo acabou.

Frase que, por si só, já fala tudo.

Nada de usar caixa grande demais de relógio para o seu pulso.

Na hora de comprar o relógio, o vendedor deve te guiar com as medidas ideais, ou uma passada no Google antes também funciona.

Use os óculos que quiser – o formato do seu rosto não importa!

Não caia na agenda do formato do rosto. É tudo um monte de pseudociência que simplesmente acaba limitando as opções de óculos disponíveis. O que mais importa é o tamanho de suas armações: você quer que elas sejam largas o suficiente para caberem confortavelmente em suas têmporas, mas não tão largas que pareçam óculos de palhaço.

Entenda seu corpo…

cropped-inspiracao-look-para-o-ano-novo-MPH-8.jpg

Uma das lições mais importantes a aprender ao desenvolver seu estilo é entender o que fica bem em seu corpo.
Faça um balanço do que você tem:

Pelo menos anualmente, doe peças, separe por cores, por combinações e materiais.

É sempre importante dar uma analisada no seu guarda-roupa, doar e deixar tudo organizado.

Compre um smoking chique.

Mesmo que você o use apenas algumas vezes por ano, vale a pena gastar em um smoking chique.

Use gravata sem paletó!

Caindo no vasto reino do vestuário entre ternos e moletons, o “business casual” é o estilo mais difícil de acertar. Considere a gravata desonesta (ou seja, uma gravata sem blazer) sua arma secreta para fazer qualquer roupa parecer bem considerada.

Ignore dicas de Tik Tok.

Muitas pessoas engajadas no Tik Tok não entendem nada de moda ou não estudaram para isso. Busque referências em filmes e revistas. Além do mais, muitas pessoas falam de tendências que não duram o prazo de validade da camiseta.

Tenha um relógio caro para causar uma boa impressão!

Não quer dizer que você precisa gastar todas as suas economias em um relógio, mas busque ter um bom exemplar na sua coleção. Um que seja famoso e que você sabe que vai durar por um longo tempo.

Aposte nas bolsas!

Para bolsos menos pesados ou bolsos vazios, mas indignos sem o mínimo, como chiclete, chave e celular, uma boa bolsa.

Não queremos conversar sobre o que fazer e o que não fazer, mas é um mal necessário porque remonta à ideia de que há uma maneira de fazer as coisas e uma maneira de não fazê-las. Mas isso realmente varia de pessoa para pessoa. Por isso, tenha cautela ao ler tudo que propusemos.

Ariano. Apaixonado por moda masculina e música eletrônica. Advogado. Jornalista de moda e blogueiro nas horas vagas.
Post criado 844

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Relacionados

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.

De volta ao topo
7 Melhores Perfumes Árabes Masculinos 10 sobrenomes que indicam que seus ancestrais eram Egípcios CAMISA MASCULINA DE CROCHÊ ESTÁ EM ALTA 7 PERFUMES MASCULINOS PARA O VERÃO Ano Novo: As cores e seus significados