chukka-boot

Chuca? Não. Chukka. Chuca é outra coisa, que nada tem a ver com a bota. Ok? Rs

Pode ser que falando assim de nome nem passe pela tua cabeça qual é o modelo dessa bota, mas eu lhe garanto que você conhece e se pá ainda confundiu com outro modelo de bota que já falamos aqui, as desert boots.

Elas são irmãs mesmo, meio que gêmeas não idênticas, mas muito parecidas.

Elas também são feitas em couro, o cano vai até a altura do tornozelo e possuem de 2 a 3 furos para passagem e amarrilho dos cadarços. É praticamente um clone da desert.

O que as diferencia então?

Vamos pensar que a chukka é a irmã ryca da família. Seu solado é mais fino e de um material melhor, ao passo que a desert possui solado grosso, rústico e de material inferior. Sem contar que a desert é feita de camurça ou couro cru (sem tratamento), já a chukka é de couro liso (que foi trabalhado), sendo mais fina.

chukka-boot

De onde veio esse modelo?

As Chukka Boots têm origem inglesa e foram utilizadas na Segunda Grande Guerra pelos soldados ingleses durante o combate na África. Mais uma vez o militarismo fazendo história e marcando tendência dentro da moda.

Mas qual é a boa na hora de usar?

Genteeeee, essa é hora de usar bota. Está frio nesse país (em alguns lugares não, ok). Onde estiver. Bota é resistente, curinga, versátil e combina super com looks de inverno. Bora dar um tempinho aos tênis. Já usa o ano todo, né?

E essa é a hora das chukka boots. Elas se sobrepõem sobre todos os demais modelos de botas.

Mas o quê? Como assim?

Yes, as chukka boots têm algo legal que nem todas as botas têm. Por elas serem mais nobres e sofisticadas, elas não ficam ali paradas apenas no street style. Sim, as melhores opções são sempre peças casuais (jeans, chino, camiseta, bomber e outras jaquetas). Mas dá também para usar com peças sociais (como calça e camisa). Isso diferencia as chukkas. Elas são um modelo que casa bem também com peças sociais, raridade nesse mundo das botas.

CHUKKA-BOOT

Dá para usar e abusar nas combinações. Mas qualquer dúvida, pinterest na veia. Espero que gostem. Ah, e essa é a hora de usar muitas botas. Não só as chukkas, mas todas que você quiser.

Escrito por Diogo Rufino Machado
Ariano. Apaixonado por moda masculina e música eletrônica. Advogado. Jornalista de moda e blogueiro nas horas vagas.