combo-colete-look

Peça rara, mas que às vezes dá o ar da graça. O colete social masculino geralmente aparece em ocasiões extremamente formais, como no caso de casamentos, bailes de formaturas ou aniversários de 15 anos.

Ele faz parte daquela equação que já postamos aqui que formam o terno. Lembram? Não.

Então presta atenção! Todo mundo chama de terno o que não é e você, como bom leitor do Moda para Homens, nunca mais vai errar, certo?

Terno = gravata + colete + paletó + calça social.

Retirou o colete, não existe mais terno e sim costume.

Costume = gravata + paletó + calça social.

Colete Masculino

Embora tenhamos mais uma vez reforçado as ideais expostas, a intenção aqui é de explicar como o colete pode ser usado isoladamente, sem o paletó, formando uma opção de estilo e elegância, porém mais leve e adequada ao nosso calor.

Regra Básica: O caimento da peça.

Qualquer peça de alfaiataria merece um sinal de alerta quando o assunto é caimento. O caimento é essencial. Olhar a barra da calça, a altura da manga da camisa, a altura dos ombros no paletó é o mínimo para manter o alinhamento da vestimenta.

Com o colete não poderia ser diferente. Logo, preste atenção nos ombros, nas medidas e também na altura da barra que não pode estar nem muito acima nem muito abaixo do cinto.

Você não precisa de alfaiate para visualizar quando há sobra ou falta de tecido.

Colete Masculino

A importância da escolha das cores, do tecido e das padronagens.

Primeiro, tome cuidado ao usar camisa branca com colete preto para não parecer garçom.

A camisa deve ser em cores mais claras que o colete, tornando-o destaque.

Podemos usar camisas escuras? Sim. Todavia, busquemos cores complementares na hora de formar a composição.

Exemplos: Uma camisa vinho pode ser usada com um colete preto. Uma camisa verde com um colete azul marinho. Uma camisa branca com um colete cinza e assim por diante.

A escolha de padronagens diferentes e texturas também pode deixar o look mais estiloso.

Alguns dos tipos de tecido são príncipe de gales, espinha de peixe, risca de giz e xadrez.

coletes

Os botões devem estar fechados.

Não que isso seja uma regra, mas normalmente o colete deve vir fechado justamente porque se usado aberto ele não fica certo no corpo. Como não possui mangas para segurar, tratando-se na realidade de duas tiras de tecido. Ele fica caído e todo solto, parecendo que você está usando duas tiras de tecido soltas. Então não fica legal.

O recomendado é abotoar todos os botões, deixando apenas o último aberto.

Colete Masculino

Só posso usar colete com camisa?

A resposta é DEPENDE. O local onde o colete será usado conta muito na hora de escolher a parte de baixo. Logo, como no caso estamos falando do uso de colete social, pode esquecer a camiseta. Teremos que usar camisas apenas.

Mas se for para usar em um ambiente informal e em um look casual, você pode optar por uma camiseta.

camiseta-colete-masculino

A combinação com jeans é possível.

O jeans é uma peça universal e camaleão. Adapta-se a muitos ambientes. Pode ser usado com colete. Pode, mas também dependendo muito da ocasião. Em formaturas, casamentos e bailes de debutantes quando se pede traje social completo, a resposta é NÃO usar colete com jeans.

Se o traje for esporte fino, nada nos impede de usar colete, porém a lavagem do jeans conta muito. Os jeans com cores escuras, sem lavagens e cortes menos justos são o mais indicados para o uso com colete.

colete-social-masculino-estilo

Esperamos que as dicas dadas contribuam e muito para sanar as suas dúvidas e que agora ninguém tenha medo ou deixe de usar colete sem paletó!

Escrito por Diogo Rufino Machado
Ariano. Apaixonado por moda masculina e música eletrônica. Advogado. Jornalista de moda e blogueiro nas horas vagas.