camiseta-dentro-calca

Uma observação antes de começar o texto propriamente dito. Embora o título seja apelativo e trate da palavra “brega”, enfatizamos que não existe brega, certo ou errado, esquisito ou fora do padrão. Existe o que está sendo tendência por ora e o que está descartado até então.

Por isso, fique você sabendo que o estamos usando agora, amanhã ou depois vai estar em desuso, no gosto dos críticos de moda será mais que repulsa e daí surge o sentimento de brega, cafona ou fora dos padrões.

Só que experientes como somos, já sabemos que a moda é cíclica, nunca desmereça uma peça. Ela ainda pode dar a volta por cima. E é o que vai acontecer com as peças que listaremos a seguir.

São peças até então repudiadas, mas que fazem muitos fashionistas metidos a sabichões calarem a boca. Lembra da meia branca? E da pochete? São dois itens repudiados, mas que não passaram muito tempo voltaram com releituras e repaginados, mas que estão aí. Deram a volta por cima. Por isso, não podemos falar brega ou não brega.

Ah, e a qual é volta das peças “bregas” então?

Para se entender o contexto, basta fazermos uma reflexão na moda. Nas últimas temporadas ela tem voltado aos anos 60, 70, 80 e agora 90 para buscar inspirações. Show de bola, recordar é viver.

Listaremos aqui peças que certamente virarão febre. Sim, essas peças vêm com tudo e a galerinha discolada de Sampa já usa e abusa. Claro, que isso se restringe a pequenos guetos e clubes. Enfim, já já a coisa se populariza assim como tudo na moda.

Boné com aba curvada

von-dutch-bone

Os bonés com aba curvadas estavam bem desaparecidos desde a chegada dos populares aba retas (principalmente a New Era), mas para alegria de uns e tristeza de outros, eles estão aí.

E para falar a real, lembra nos anos 2000 do famoso boné Von Dutch. Todo mundo teve ou queria ter ido. Sim, esse era nosso item de consumo. ELE VOLTOU, Ele voltou, ele voltou.

Óculos ravers estilo esportivo

oculos-oakley-ciclope

Nunca fui de boné, mas óculos sempre foi comigo mesmo e, com certeza, eu tive o meu óculos Oakley super esportivo para ir às pvts da vida. Quem não tinha, pelo menos se lembra? Ou quem olhou e já ouviu falar mal também? Nossa, olha o óculos desse cara bem de mano. Enfim, até eu tive lá atrás.

Com a disseminação de festivais como Burning Man, Coachella e Glastonbury, a galera da new age tem resgatado esses modelões bem para lá de desejados nas últimas décadas.

Para quem ainda não conhece as armações são mais compridas e as lentes coloridaças e em furta cor.

Embora mais esportivos, eles são versáteis e podem ser usados nos mais variados ambientes, fora o conforto. Então partiu correr, let’s balada ou descanso na praia com a mesma lupa.

Cinto de lona

cinto-de-lona-trend

Esses daqui até rondam o look das caras por aí. Sabe o mauricinho que adora uma polo, sapatênis e short de sarja ou calça jeans? Mas, porém, todavia… Eles estão repaginados. É óbvio que a galerinha do concept não usa feijão com arroz, nem usaria um simples cinto de lona com fivela de metal. Eles ganharam tamanho. Aplicações, detalhes, feixes, encaixes de plástico.

Pior de tudo, é que desejei fortemente já. Estou muito querendo os meus. Aliás, na Casa de Criadores assisti a muitos desfiles que trouxeram cintos não apenas nessas funções, mas para segurar o top, como laços e cordas.

É um novo revival de conceito na moda.

Calça cintura alta e larga

calca-cintura-alta-camiseta-por-dentro

Não que é o cos altão voltou? Olha, até que isso não é muito uma novidade. As passarelas e desfiles internacionais se cansaram nas últimas temporadas de estampar que a era é do over, do comfy e das calças largas.

Mas sabe aquela coisa de algumas fotos que todo mundo usava calça “centro peito”? Pois é né. Cala-te boca se um dia você riu disso. Papai, titio e vovô que o digam dos moderninhos que achavam que a skinny nunca mais ia embora. rs

Elas não iam embora. Por ora elas já eram. A vez é das calças largas, com corte reto e com barras mais curtinhas.

Quer foder o barraco? Bota uma camiseta branca básica e por dentro da calça. É o que há!

Sneakers anos 90

tenis-retro

Estamos vivendo uma era em que os tênis estão mais feios esteticamente. Aliás, a palavra não é nem feio. Mas sabe aquele design inovador, com peças diferenciadas e toda tecnologia? Então, eles deram um tempo. Já já eles voltam.

Estamos buscando no passado clássicos que deixaram saudades e que hoje com aquele sentimento nostálgico de: “ah, eu tive um”, “ah, marcou a minha vida, “fez parte de algo” etc. estão voltando.

Modelos como o Nike Air Force 1, Balenciaga Triple S, Nike Air Force Max 97, Puma Suede, Vans Sk8 Hi e Converse All Star Chuck Taylor.

Look de rolê tem ou terá uma das peças meio consideradas bregas listadas ai em cima. Ah, bregas até Deus quando sabe. Semana que vem já estará todo mundo usando e achando normal, demorou?

Escrito por Diogo Rufino Machado
Ariano. Apaixonado por moda masculina e música eletrônica. Advogado. Jornalista de moda e blogueiro nas horas vagas.