Converse é uma história de lendas, heróis e inovadores ligados pelo amor ao esporte. É um nome que abrange quase uma centena de anos e com grande influência Americana na cultura mundial.
Quando Marquis M. Converse abriu as portas da Converse Rubber Shoe Company, em Malden, Massachusetts, em 1908, ele não tinha idéia de que ele se tornaria um ícone de fabricação americana. O jovem Marquis M. Converse começa a coleção de inverno para homens, mulheres e crianças, com sapatos de lona para o esporte como seu primeiro objetivo, durante os anos de formação do basquete, desencadeando um caso de amor do americano com o esporte. Ao longo do século 20, a Converse apresentou um desfile consistente de destaque no desempenho esportivo, incluindo o calçado que revolucionou o basquete e que mais tarde viria a se tornar um favorito no mundo inteiro, o Chuck Taylor.
Um pouco da tragetória:
1908 – Marquis Mills Converse (foto) abre as portas da Converse Rubber Shoe Company.
1910 – Converse produz diariamente 4.000 sapatos.
1915 – Produção do Converse de lona sobe, duplicando em 1918.
1917 – O primeiro desempenho no basquete – com a Converse All Star.
1918 – Charles H. “Chuck” Taylor, um jogador do Celtics coloca o seu primeiro par de sapatos All Star. Marca registrada com o nome “Chuck”.
1923 – O momento ápice da história da Converse: Converse Chuck Taylor acrescenta assinatura de todos os patch ® Star (a estrela), dando origem ao que se tornaria um ícone americano. Chuck Taylor (foto), o “Embaixador do Basquete”, começa sua turnê evangelista de 35 anos em toda a América para apresentar e ensinar o jogo.
Converse e basquete são sinônimos e o Chuck Taylor ® All Star ® tornam-se padrão. Paralelamente Hollywood populariza o Chuck Taylor All Star (aka “Mandris”, “Cons”, “Connies”) transcendendo o esporte para se tornar profundamente enraizada na cultura popular americana, como jeans e soda. Nos anos 70 a Converse continua a desenvolver calçados novos de desempenho atlético, vestuário e acessórios para basquete, tênis, futebol, trilha, wrestling e outros esportes. Enquanto a relação Hollywood x Converse continua a florescer.
A partir dos anos 80-90 a Converse investe em pesquisa biomecânica do Atlético, levando a avanços tecnológicos e um novo tipo de calçado. A lista de lendários atletas masculinos e femininos que adotam Converse continua a crescer.
E a partir de 2000 Converse entra no novo milênio inspirado no disco inovador de seus fundadores e redobra o seu compromisso para lembrar, aprender e construir sobre o seu passado com um olhar afiado no desenvolvimento e performances para o futuro. Uma época marcada por parcerias com designers como John Varvatos e colaborações com grandes nomes da Moda, para atrair novas gerações e trazer uma imagem renovada porém respeitando as origens.
Do esportista, ao militar… filho e pai, não tem como negar a forte influência do velho e bom All Star.
Get Chucked!
(fotografias dos calçados cortesia Boston Globe)
Achei o texto de super utilidade pública, muito, muito, muito bom mesmo!
só uso calçados da Converse
Sou fã da Converse. *-*
Simpesmente aaaaamo!
O tênis de 1915 é muito bonito. Abraços!