A diferença entre os tipos de concentrações dos Perfumes

Certa vez você já deve ter se deparado com os EAUs da vida e ficou mais perdidinho que barata tonta. Ou já foi corrigido porque chamou de perfume, algo que não era perfume.

Talvez pensou ter caído no golpe ao comprar uma colônia e perceber que a fixação era muito baixa.
Isso tudo é muito comum e a gente super tem certeza deve estar meio confusa essa questão na sua cabeça.

E, por isso, hoje é dia de tirar essa confusão mental. Vamos diferenciar em poucas palavras o que é “perfume”. O que não é. E o que são os outros tipos de concentrações.

Antes mesmo de iniciar maiores digressões sobre o assunto, eu gostaria de dizer que as nomenclaturas variam de acordo com a quantidade de essência. Quanto maior a concentração de essência, existindo 5 tipos de fragrâncias.

Parfum, o único que é perfume propriamente dito.

Por que uma fragrância é considerada perfume? Ela é considerada perfume porque tem maior concentração de fragrância. O perfume tem 20 a 40% de concentração de essência na composição.

Logo sua fixação é a que possui maior duração. A fixação pode 24 horas, ou seja, é máxima.

Assim, o Parfum só é recomendado para locais extremamente frios, onde o aroma do produto não ganhará muito destaque, pela ausência de suor, mas conservará a alta capacidade de fixação.

Exemplos: Dior Fahrenheit e Terre d’Hermès (masculino).

Eau de Parfum, é a chamada água de perfume.

A água de perfume apresenta composição de essência menor que a do perfume, com concentração entre 15 e 20%. Porém, a sua fixação é de alta durabilidade, podendo durar até 10 horas.

O eau de pearfum é indicado para ocasiões noturnas ou dias frios, justamente porque quando a fragrância é acionada em contato com o suor da pele, ela se torna um cheiro forte

Exemplos: Bottled Intense Eau de Parfum, da Hugo Boss (masculino), Gentlemen Only Black Tie Eau de Parfum, da Givenchy (masculino).

Eau de Toilette

O Eau de toilette possui uma concentração de essência de 5 a 15% na composição e sua fixação é de média durabilidade.

Ele é mais delicado, sendo indicado para países de clima quente, como o Brasil. Sua fixação pode durar até 8 horas mesmo com suor excessivo comum em países tropicais e de clima quente como o Brasil.

Exemplos: Chrome Azzaro Eau de Toilette, da Azzaro (masculino) e L’eau D’issey Sporte Eau de Toilette, da Issey Miyake (masculino)

Deo-Colônia

Deo Coloônia é uma categoria existente no Brasil e sua fixação é intermediária, entre a EDT e a EDP, apresentando uma excelente durabilidade na sua fixação.

Colônias

As colônias apresentam uma baixa concentração de essência, entre 2 e 4%, assegurando uma fixação mediana e baixa durabilidade. Logo, devem ser sempre reaplicadas, estando sempre associadas à abundância.

Body splash

O body splash ou body spray é uma versão bem suave dos perfumes e servem apenas para dar um refresco na pele. Tanto que podem ser sempre reaplicados.

A concentração na composição vai de 1 a 3 % e o tempo de fixação é bem baixo.

E aí prontos para encarar a perfumaria sem erro, sem medo e sem firulas?

Ariano. Apaixonado por moda masculina e música eletrônica. Advogado. Jornalista de moda e blogueiro nas horas vagas.
Post criado 835

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Relacionados

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.

De volta ao topo
7 Melhores Perfumes Árabes Masculinos 10 sobrenomes que indicam que seus ancestrais eram Egípcios CAMISA MASCULINA DE CROCHÊ ESTÁ EM ALTA 7 PERFUMES MASCULINOS PARA O VERÃO Ano Novo: As cores e seus significados