barbas-2019

Oi? Como assim? Tipos de barba para cada tipo de rosto? Não entendi?

Para mim barba é barba. Uns tem. Outros não. Nasce o pelo e eu faço com ele o que eu quiser. Pow, respeita a minha história. Você quer me ensinar a fazer barba agora? Algo tão simples.

Caraca, eu nunca tinha ouvido falar em tipos de barba para cada tipo de rosto. Não entendi nadica de nada.

Cara, calma aê. Deixa para esquentar a cabeça depois, ou melhor, o rosto quando for colocar a toalha quente para fazer a sua barba de forma adequada. Só continue a ler, pois nós já lhe explicaremos tudo:

Estamos na era das barbearias e os barbeiros estão com as mãos cada vez mais afiadas, mas… Poucos são visagistas. Pois é, o que é visagismo mesmo?

Visagismo é a arte de criar uma imagem pessoal que revela as qualidades interiores de uma pessoa, de acordo com suas características físicas e os princípios da linguagem visual (harmonia e estética), utilizando a maquilagem, o corte, a coloração e o penteado do cabelo, entre outros recursos estéticos.

Parece besta, mas não é. O visagismo torna seu rosto mais harmônico simetricamente e valoriza partes boas, desvalorizando partes menos favorecidas.

Enfim, poucos barbeiros são visagistas e têm essa noção de simetria, para poder indicar o melhor tipo de barba para o rosto do seu cliente, mas isso faz toda a diferença. Pode apostar.

Nós, que não somos visagistas nem nada, sabemos da importância disso e vamos de forma simplificada ajudar você a escolher o melhor tipo de barba para o seu rosto.

Primeiro passo: identificar o seu tipo de rosto.

Há 07 tipos de rosto: oval, retangular, triangular, redondo, coração, quadrado e diamante, dos quais inclusive já falamos aqui (leia mais).

formatos-de-rosto-masculino

Caso tenha dúvidas, contratar um especialista (visagista) será a melhor opção.

Segundo passo: a barba ideal para o seu tipo de rosto.

Rosto Oval

rosto-oval-barba

O rosto oval é sempre mais versátil. Ele combina com diversos tipos de barba. Mas o modelo clássico é o que melhor se adapta a esse tipo de rosto. Barba clássica é aquela cujo formato é quadrado na linha da mandíbula, mais baixo na lateral e a linha da bochecha é bem definida.

Rosto Retangular

rosto-oval

O rosto retangular já é mais alongado que o normal, por isso quem tem esse tipo de rosto deve evitar a barba muito comprida, pois ela alongará ainda mais o rosto.

Barba pontuda também aumenta o comprimento do rosto, por isso never!

Recomenda-se para esse tipo de rosto deixar o volume maior na bochecha. Isso deixa o rosto mais simétrico porque a atenção fica toda na mandíbula e diminui o realce do comprimento.

Rosto Triangular

bigode-masculino

O segredo para esse tipo de rosto é diminuir o realce do queixo (que é muito marcante). Logo, você deve fazer a barba normalmente e deixar o bigode maior que o restante da barba, chamando toda a atenção para ele.

Rosto Redondo

barba-masculina-rosto-redondo

O rosto redondo já possui grandes proporções, por isso não dá para relaxar na hora de fazer a barba. Tem que cuidar dela sim e não pode a deixar crescer sozinha, sem manutenção. Senão fica com cara de bolacha.

Você deverá usar um pente menor na região da bochecha, deixando o queixo mais acentuado, criando a ilusão de que seu rosto ficou mais comprido.

Uma barba comprida e mais pontuda pode ajudar a alongar o seu rosto.

Rosto Coração

rosto-coracao-barba

Para esse tipo de rosto devemos deixar a área do bigode e do queixo um pouco maior, dando destaque a essa região. Isso dará profundidade e volume à região.

Rosto Quadrado

modelo-senhor-barba

Longe aqui nós de delimitarmos algo, mas o rosto quadrado é considerado padrão de beleza masculino.

O segredo aqui é dar uma leve arredondada no contorno, pois linhas muito retas e acentuadas deixarão muito acentuados seus traços (não fica legal).

Para atingir a proposta desça um pouco a linha da maçã do rosto e mantenha suavemente as linhas laterais.

Rosto Diamante

rostodiamante-barba

Nesse tipo de rosto também é necessário não deixar a barba muito longa. O aconselhável é optar sempre pela barba aparada e definida.

O máximo que pode acontecer é deixar a bochecha mais cheia.

É fácil, é simples. Não tem erro. DIY (Do it yourself). Vamos utilizar sempre os recursos para melhorar. Pois melhorar nunca é demais. E sempre dá para melhorar mais e mais.

Escrito por Diogo Rufino Machado
Ariano. Apaixonado por moda masculina e música eletrônica. Advogado. Jornalista de moda e blogueiro nas horas vagas.