Muita gente não sabe, mas a moda possui inúmeros campos de atuação e um deles tem crescido demais, em termos de destaque nos últimos anos. Trata-se do Stylist.
Stylist é uma palavra de origem inglesa que no português é traduzido como Estilista. Mas na verdade, no universo da moda, cada um tem sua função diferente (Stylist ≠ Estilista).
De uma forma resumida, Stylist é um profissional que ajuda pessoas a decidirem as roupas que vão usar em determinadas ocasiões, o tipo de corte de cabelo e de penteado bem como os demais acessórios. Já Estilista é quem trabalha na criação de peças, coleções e afins.
Stylists estão em alta!
Acontece que nos últimos anos, o papel dos stylists aumentou significativamente a ponto de criar storytellings, definir padrões de imagens e transformar pessoas, especialmente DJs, artistas, criadores de conteúdo etc.
Além de serem o elo comunicação entre famosos e marcas, eles estão indo além. Quando muito achamos que nossa celebre é super estilosa. Na realidade, ali não tem nada escolhido sozinho. Por trás, sempre daquele estilo e daquela suposta personalidade há outrem que cria, constrói e define essa pessoa, que muitas vezes acaba sendo uma personagem inventada.
As aparições de famosos em eventos, desfiles e campanhas nunca ocorreram sem a presença de grandes nomes da moda. Stylists de peso, com suas equipes, trabalham arduamente para definir um único look, com maquiagem e cabelo, a ser usado em poucas horas por aquela celebridade.
Hoje o stylist é que está criando moda, ditando tendências e definindo o que pessoas vão usar, mais que desfiles, marcas e até estilistas. Pois, um jogador de futebol, um artista, um cantor, ao depender do que vistam e usem, podem influenciar todo mundo a se vestir igual.
Repare se seu artista preferido, ator ou cantor se veste sozinho ou passa pelas mãos de alguém? Será que o influenciador de moda que você acompanha cria o estilo dele sozinho?