lavando-roupa-preta

Todos conhecemos as vantagens de roupas pretas (ou de cor escura). Cores escuras nos fazem parecer mais magros. E o “pretinho básico” é super chic e sempre está na moda.

Mas roupas de cores escuras também tendem a desbotar mais rapidamente. 😥

Com essas 8 dicas fáceis, você vai aprender a lavar roupas pretas e escuras da melhor maneira, para que elas mantenham a cor por mais tempo, pareçam melhores e durem mais.

1) Ela realmente precisa de lavagem?

Cada vez que você o joga uma roupa na lavadora ou mesmo “lava a seco”, independentemente da cor, há alguns danos nas fibras do tecido. Esse desgaste afeta a cor e a integridade do tecido. Portanto, antes de jogar as roupas no cesto, primeiro pergunte a si mesmo se realmente essas peças precisam ser lavadas. Talvez eles possam voltar para o armário ou gaveta para serem usadas ​​novamente.

2) Aprenda a classificar roupas.

Saiba classificar se uma roupa deve ser lavada em casa (na lavadora) ou à seco. Se você não sabe o que fazer, leia a etiqueta de cuidados com a roupa (temos um post sobre o assunto).

Vale a pena ter um kit de lavagem a seco em casa, para limpar suas roupas em casa e economizar dinheiro. A limpeza a seco tende a danificar menos os tecidos do que uma máquina de lavar. Lembrando que pode ser usado para sofás, tapetes, além de outros itens laváveis, como jeans ou suéteres escuros, limpando e removendo odores.

lavagem-a-seco

Depois de escolher os itens apenas para lavagem a seco (caso decida fazer isso), escolha suas roupas laváveis. Nunca lave roupas de cores claras com itens escuros para evitar a transferência de corante. Também é importante evitar combinar tecidos escuros com roupas ou lençóis que produzem fiapos (toalhas, por exemplo). Os fiapos desses tecidos costumam aderir a itens escuros, fazendo com que pareçam desbotados ou sujos.

3) O ideal seria lavar à mão.

O ideal seria lavar as suas roupas pretas ou bem escuras à mão, pois assim você não danifica as peças e evita de deixá-las esbranquiçadas e desgastadas, o que acaba acontecendo quando são colocadas na lavadora.

Mas se for usar uma máquina de lavar / lavadora, eis as principais dicas:

4) Use a temperatura certa da água.

Sempre use a temperatura mais baixa possível da água ao lavar roupas escuras.

A água quente tende a desbotar os corantes mais rapidamente do que a água fria. Certifique-se de que sua lavadora esteja sempre configurada para usar um ciclo de lavagem com água fria. Não é necessário usar água quente para enxaguar as roupas.

5) Escolha o sabão/detergente certo para cores escuras.

Se você não tiver um sabão ou detergente formulado para cores escuras, use a menor quantidade necessária do produto comum para limpar suas roupas. Uma a duas colheres de chá é tudo o que você precisa para uma carga de tamanho regular. Quantidades excessivas de sabão ou detergente podem causar descoloração e deixar resíduos em tecidos que os tornam opacos.

6) Use o melhor ciclo de lavagem.

A menos que sua roupa escura esteja muito suja, prefira selecionar um ciclo de lavagem mais suave, delicado ou focado em cores escuras (caso haja na sua lavadora). Esses ciclos têm ciclos de lavagem mais curtos, com menos agitação, que evitam danificar as fibras e gerar desbotamentos.

7) Coloque na máquina de lavar corretamente.

Sempre vire as roupas pretas e de cor escura do avesso antes de lavar. Isso evitará que os acabamentos das fibras sejam danificados e apresentem pontas desfiadas e atraiam fiapos.

Lembre-se: Nunca sobrecarregue a capacidade da sua máquina!

lavando-a-roupa

8) Evite o sol!

A secagem de roupas escuras sob a luz direta do sol pode desbotá-las. Use um rack de secagem ou varal interno, afastado da luz solar direta. Se sua máquina tiver a opção de secagem, evite usar esse sistema. O ideal é deixar roupas pretas e escuras secarem normalmente, longe do sol.






Comente com o seu perfil do Facebook:

Escrito por Guilherme Cury
30 anos, taurino, blogueiro e músico nas horas vagas. Criou o MPH há 7 anos com o objetivo de trazer as principais novidades do universo da moda masculina para o homem que se importa com o que veste.