Tão intimo quanto o segredo que você confia a um brother e que vale a sua morte é a sua cueca. E dá até vergonha de pensar (não é nem escrever) que alguns homens possam negligenciar a troca das suas peças íntimas.
Já até postamos por aqui uma pesquisa que mostra que metade dos homens não trocam as cuecas diariamente (leia aqui).
O problema é que usar a mesma cueca pode configurar literalmente vários problemas, entre eles: coceira, dermatites, doenças, infecções e até câncer no pênis.
Basicamente funciona assim, no tecido da cueca podem acumular células mortas, urina, fezes e resíduos de suor, que expostas ao calor, à umidade e à baixa circulação de ar da região causam dermatites e, consequentemente, coceira.
Ao coçar essa região lesões são criadas que podem chegar a feridas de difícil cicatrização, sendo necessário acompanhamento médico, o uso de pomadas e até antibióticos.
No Brasil, anualmente 1000 homens têm o pênis amputado parcial ou totalmente, segundo a Sociedade Brasileira de Urologia, em virtude da má-higiene e/ou do uso de cuecas sujas.
A troca diária da roupa íntima masculina evita proliferação de fungos, bactérias bem como de doenças.
Além disso, opte por tecidos naturais como o algodão que transpira e respira. Use também peças não tão apertadas porque elas permitem a respiração e a dissipação do calor.
Troque de cueca assim como você troca de ideia com seus amigos. Mude sempre. Aliás, diariamente. Essa dose você nunca pode repetir.
Um assunto importante e que merece ser falado.
Boa semana!
Até mais, Emerson Garcia