O inverno é uma época do ano meio chata para cuidados com a pele, barba e cabelo. O frio resseca essas partes do nosso corpo. E a exposição ao calor (para diminuir o frio) em banhos demorados desidrata totalmente tanto a pele quanto o cabelo e a barba.
Por isso, é uma estação que exige cuidados peculiares com cada uma dessas regiões do nosso corpo. Hoje, estamos aqui para falar da barba.
Sim, da mais ralinha a mais comprida. Ela sofre com os dias frios. E, por isso, a gente tem que dar aquela atenção especial a ela. Os fios de barba naturalmente já são mais secos que os fios de cabelo. Tanto que a gente usa balm e óleo para hidratar.
E nessa época a coisa só tende a piorar, pois os fios tendem a ficar mais secos ainda. Então, é hora de tomar alguns cuidados. Pequenos detalhes que vão deixar sua barba mais bonita e saudável. Para isso consultamos o Cris Maciel, da Black Wolf Barbearia, que é especialista em barbas e vai nos dar ótimas dicas.
Aproveitar o chuveiro quente para barbear
Aqueles leem tudo rapidamente ou só leem títulos vão se estrepar. Porque podem ser induzidos a erro ao lerem: “aproveitar o chuveiro quente para barbear”.
Calma aí. É para aproveitar mesmo aquele vapor que está no banheiro. Pois, eles abrem os poros, permitindo que lâmina deslize mais facilmente. Mas nunca barbear no banho e com água quente, menos ainda.
Você pode optar também por fazer a barba após o banho ou utilizar toalha úmida e quente. Mas, atenção, nunca utilize água quente (do chuveiro ou de torneiras com água aquecida) para barbear, pois podem queimar a pele e a deixar irritada, além de ressecar os fios.
Pondera Cris que, no caso da toalha, deve se atingir a temperatura ideal para não queimar a pele. Ele informa, ainda, que esse processo é antigo tanto que na sua barbearia ele já utiliza o vapor de ozônio, que possui inúmeros benefícios para a barba, como limpeza, remoção de impurezas, além de facilitar a extração e a permeação de novos ativos.
Nessa época do ano mais do que nunca tem que prestar atenção na lavagem.
Nós aqui já tamo até cansado de avisar todo mundo que barba é igual cabelo, tem que lavar com xampu e passar condicionador (de preferência, específico).
Mas o Cris nos pontuou várias coisas sobre a lavagem em dias frios ou no inverno.
Tente lavar o rosto, a barba e o cabelo sempre em água morna. Evite banhos demorados e com água muito quente, pois a água quente faz com que os fios percam água, desidratem-se e fiquem ressecados.
Mais do que lavar é importante secar. E nessa época do ano o especialista em barbas pondera que os fios podem não secar naturalmente. Desse modo, você pode e deve fazer uso de uma toalha.
Caso opte pelo secador, tem que lembrar de coloca-lo longe do rosto para não o queimar bem como evitar altas temperaturas. A lavagem e a secagem incorretas fazem com quem a barba tenha caspa, dando um aspecto bem desagradável à barba.
Finalize com um pente de madeira, para deixar os fios penteados e na mesma posição.
É legal usar madeira para não dar frizz.
Essa é a época da hidratação.
Se a hidratação pode até passar batida (o que não deveria nunca!) em algumas épocas do ano. Agora não tem como mesmo. Vai ter que hidratar e muito a barba.
O barbeiro nos informa que homem que quer ter barba tem que ter a noção que vai ter que muitos cuidados com ela. E, nessa época, os cuidados devem ser redobrados.
Balms e óleos devem ser usados diariamente para manter os fios hidratados. Eles evitam perda de água, ressecamento e os mantém saudáveis, brilhantes e soltos.
Para finalizar o Cris conclui que é sempre bom, de tempos em tempos, passar com um especialista para avaliar as condições da sua barba bem como no dermatologista, que é profissional mais indicado, quando ela está passando por problemas.