calca-alfaiataria-homem

Foi-se o tempo em que alfaiataria ficava restrita ao universo empresarial ou corporativo. A Pitti Uomo traz para o universo da moda os homens mais elegantes, estilosos e que vestem o que de mais moderno existe.

Como então eles estão vestidos? Totalmente cobertos de costumes, ternos ou calças sociais com camisa.

Vamos ensinar você a incorporar a calça social, ou de alfaiataria, ao seu dia a dia sem derrapar mais que pneu de carro de fórmula 1 em pista molhada. Confira as dicas:

1) Modelagem

calca-alfaiataria-para-homem

As peças de alfaiataria devem estar totalmente ajustadas. É essencial que o corte esteja alinhado, por isso, o ideal é mandar fazer a peça. Caso você a compre pronta como peça de prêt-à-porter (ready to wear), verifique se as medidas estão adequadas ao seu biótipo.

O caimento é essencial, logo dê total atenção a ela.

Lembre-se estamos em uma fase em que a moda pede modelagens slim.

2) Altura da barra

calca-alfaiataria

Atenção à barra da calça. Ela deve estar na altura ideal, ao ponto de que ao sentar não suba tanto a ponto de aparecer a sua pele (aparecer além da meia) nem tão comprida ao ponto de cobrir o sapato. O ideal é que cubra apenas o tornozelo.

3) Qual o tipo de meia a ser usada?

calca-alfaiataria-meia-ou-mankle

A meia social fica dentro do universo corporativo. Está fora? Aposte na meia invisível e na pegada mankle (tornozelo à mostra). Dá para modernizar ainda mais com meias coloridas e com pegadas divertidas (meias estampadas, de personagens e com cores diferenciadas).

4) Quer inovar? Deixe o cinto de lado.

camiseta-calca-alfaiataria-estilo

Das inúmeras opções que a moda traz, a mais nova de todas é deixar o cinto de lado. Se a proposta é inovar, modernizar e descontrair, é ok.

Caso você opte pelo uso do cinto, não necessariamente você deve combiná-lo com o sapato, foi-se o tempo de combinações. Porém, nunca use peça preta com peça marrom. Em caso de uso de peças com cores diferentes, use marrom em diferentes tons (apenas!).

5) Que cor de calça usar?

calca-afaiataria-look-masculino

Cinza e azul-marinho são as cores ideais. Versáteis a ponto de combinar com tudo. Eventos durante o dia pedem tons mais claros como bege. O preto é muito formal e combina mais com o ambiente corporativo.

6) Só pode usar com sapato social?

calca-cropped-alfaiataria-masculina

Primeiro, sapato social é gênero que engloba diferentes tipos de sapatos, como oxfords, derbies, monk traps e brogues. Sim, esses são os tipos de sapato que casam melhor com esse tipo de peça, até pela formalidade dela.

Mas em diferentes ocasiões podemos usar mocassins, docksides e já vi muitos descolados por ai usando all stars e tênis brancos (essa pegada é muito mais cool).

7) Inove e aposte em um blazer de outra cor

alfaiataria-tons-pastel-moda-masculina

Um ambiente informal pede quebras de padrões. Ou seja, pelo amor de Deus, nada de fórmulas prontas, conjuntinhos, tudo certinho e arrumado. Opte sempre por um blazer de outra cor (desde que ele combine, é claro).

 8) Camisa ou camiseta

calca-alfaiataria-e-camiseta

A regra é usar camisa. Só em casos em que a pessoa é muito fashionista, que ela substitui a camisa por uma camiseta, mas cuidado ao realizar essa substituição. Peças básicas, lisas, sem estampas ou desenhos, por favor.

Embora na moda não existam regras pré-estabelecidas ou normas padronizadas, a calça de alfaiataria é uma peça que se enquadra dentro de normas etiquetadas por teorias dentro da moda.

Seu uso não é aberto e ilimitado como outras peças por ai. Aqui é livre escolha não fica aberta. Logo, as dicas dadas funcionam como regras a serem seguidas sim. Atente-se!

Escrito por Diogo Rufino Machado
Ariano. Apaixonado por moda masculina e música eletrônica. Advogado. Jornalista de moda e blogueiro nas horas vagas.