Por moda se tratar de um tema em que todos temos acesso – afinal, todos somos consumidores -, muita gente acredita entender como a moda funciona e acaba falando besteira por aí (por falta de pesquisa ou boas leituras sobre o assunto).
A verdade é que os próprios títulos que temos hoje, dependendo do autor ou editora, acabam não tendo uma fonte muito segura de informações e, errando datas, dados históricos e informações sem embasamento.
Se você acessa o blog é porque, de alguma maneira, gosta de moda e se interessa pelo assunto. Então para aprofundar o conhecimento sobre o tema, listei abaixo alguns títulos que vão te ajudar a entender um pouco melhor esse universo e tudo que envolve o processo da moda.
Existem uma infinidade de livros, sobre os mais diversos nichos – estilistas, movimentos, história, figurino, marketing, têxtil, etc.- mas listei os básicos que para quem é leigo no assunto, é um bom começo.
Se você fica perdido quando surgem alguns termos técnicos ou novas peças aparecem na temporada com nomes estranhos e difíceis até de pronunciar, esse livro é para você. É um dicionário como qualquer outro: você procura por ordem alfabética, e os 2 mil termos são divididos por categorias como acessórios, bolsas, tecidos, etc. O legal é que ele também dá a origem histórica e cultural determinada peça.
Encontre aqui o livro “Moda de A a Z”
O “Ismos para entender a moda” é prático por ter um tamanho compacto, fino, ilustrado e bem direto. Esse livro serve como um guia rápido de movimentos da moda, com uma linha tempo que acompanha a história da humanidade. É bem importante ler o índice: ele explica símbolos e códigos que são usados em cada página e te ajudam aprofundar a pesquisa, caso você se interesse. Apesar de ter uma abordagem rasa dos temas, é ideal para quem quer entender um pouco de tudo sobre como a moda evolui durante as década e se aprofundar em uma pesquisa mais apurada depois.
Encontre aqui o livro “Ismos para entender a moda”
Eu poderia dizer que este livro faz a mesma abordagem do ISMOS, porém mais profunda e contextualizada. Mostra também com embasamento histórico, os principais movimentos da moda, com partes especiais sobre o traje usado em cada década. Ponto positivo por mostrar como a moda masculina evolui (geralmente os livros são mais focados em moda feminina). Ótimo para quem gosta de entender como a moda pode servir como ferramenta para entender a história – e vice-versa.
Encontre aqui o livro “Cronologia da Moda”
De Lars Svendsen, filósofo moderno, é um livro como uma análise sociológica e filosófica da moda. Ele exige que o leitor já tenha um conhecimento básica sobre principais estilistas e movimentos históricos (ou vai te motivar a pesquisar mais e mais). Aborda temas como Moda e Arte, O que é novo, A relação da moda com o corpo e jornalismo de moda. Todos os temas, embasados em correntes filosóficas, o que dá o toque especial do livro. Foi meu melhor amigo quando entrei na faculdade.
Encontre aqui o livro “Moda: Uma Filosofia”
É uma pequena biografia dos principais estilistas do mundo. Mostra origem, principais coleções, influenciadores e influenciados. O mais rico do livro, é que ele divide os estilistas em grupos de acordo com a similaridade nas criações ou que tiveram as mesmas influencias. Só deixa a desejar quanto ao formato. Por ser grande, fica difícil de levar na bolsa ou até mesmo guardar na estante junto com o outros.
Encontre aqui o livro “Os Estilistas De Moda Mais Influentes Do Mundo”
A imagem que os outros têm de nós é formada antes mesmo que iniciemos uma conversa. Os gestos, a postura, a roupa que usamos, a fisionomia: todos esses elementos revelam nossa identidade e são canais de comunicação com o outro. Mas estamos transmitindo a mensagem que realmente gostaríamos de comunicar? Em ”Imagem masculina: guia prático para o homem contemporâneo”, o consultor de imagem pessoal Alexandre Taleb apresenta informações práticas, a partir das quais os homens podem identificar o seu perfil, aprender a valorizá-lo e criar um estilo próprio de se vestir para as mais variadas ocasiões. Como a imagem pessoal não se resume ao vestuário, são abordados aspectos complementares, como redes sociais, elegância e etiqueta no mundo corporativo.
Encontre aqui o livro “Imagem masculina: guia prático para o homem contemporâneo”
Esse é para você que quer entender a etiqueta que vem na peça. Eu explico: este livro é sobre como são fabricados os tecidos, o nome de cada processo, tipos de fibras, etc. Com ele, você entende o porquê de determinado tecido ter um caimento melhor ou pior que outro, um amassar mais que outro, ou de um ser mais caro e nobre que outro. Também é um guia prático de início para quem não entende nada sobre os tecidos. É um ótimo começo!
Encontre aqui o livro “Guia prático dos tecidos”
E você, já leu algum outro livro que não está na lista e gostou? Deixe nos comentários!
O Natal está chegando e para muitos é uma data especial (porque é feriado, muita…
Faltam alguns dias para o natal e sempre surge a dúvida: "Que look usar na…
As peças listradas voltaram com tudo e são tendência em todas as estações. Quer se…
Se tem um item indispensável no guarda roupa de qualquer ser humano, é o bom…
Fazer um depósito de 5 euros num casino online pode parecer irrisório. No entanto, existem…
Hoje tem relógio em tudo quanto é lado. Micro-ondas, celular, computador... Mas o celular não…
Deixe seu comentário: