como-usar-jaqueta-jeans

A jaqueta jeans, tal qual conhecemos hoje, surgiu no final do século XIX, como peça de trabalho.

Inicialmente criada para trabalhadores americanos do campo, ela se popularizou em meados dos anos 50 quando famosos da música e do cinema a usaram como sinônimo de rebeldia.

Ela, no modelo trucker, que é também chamada de jaqueta trucker em tecido jeans, é aquele modelo que possui dois bolsos na altura do peito (bolsos com detalhes em V), duas faixas que descem dos bolsos até a barra, fechamento com botões metálicos, um ajuste discreto na parte de trás da barra e que é um pouco curta em relação a outros modelos de jaquetas, ou seja, fica um pouco curta também em relação a camisetas e camisas.

Hoje temos muitos modelos com cortes, recortes, aplicações e lavagens, porém esses não são os modelos mais usuais nem mesmo os modelos que dizemos atemporais na moda, ou seja, os modelos que faz mais de 100 anos estão sendo usados ai e que se popularizaram são esses truckers. Além de ser um modelo super versátil, ele admite muitas combinações e nós vamos dar dicas de como combinar esse modelo atemporal com outras peças.

Com calça chino

jaqueta-jeans-e-chino

A calça chino é uma baita peça versátil para botar com jaqueta jeans porque se já tem jeans na parte de cima, fica um pouco inviável botar o mesmo tecido na parte de baixo. É muito mais estiloso e ousado. Mudar é preciso.

A calça chino que pode ser encontrada em várias cores, por ser de algodão e devido a sua estrutura, deixa o look mais elegante. A nossa dica é usar com calça chino cáqui, pois é uma cor complementar no circulo cromático do azul (jeans).

Com camiseta branca

moletom-jaqueta-jeans

Poxa, é tão simples usar camiseta branca com tudo. É bê-á-bá. É feijão com arroz. Óbvio que a jaqueta jeans fica bem com qualquer camiseta, de qualquer cor, estampa ou modelo. Porque ela por si só já é uma peça versátil.

Mas o visual com camiseta branca é simples, descomplicado e fácil de usar. Só preste atenção na T-shirt escolhida. Nem muito larga. Nem muito justa. Nem muito comprida ou estreita. Sequer transparente tá. O modelo clássico, no seu tamanho é o mais indicado.

Com calça Jogger

Inspiração-jaqueta jeans (2)

A calça jogger é uma peça mais esportiva, né non? É para tirar aquele ar de agasalho de time ou para dar uma cara de street style moderno, a jaqueta jeans cai como a peça ideal ai.

Logo, jogger com jeans mais t-shirt e um sneakers da hora fica sensacional, além de ser comfy, estiloso e moderno.

Com jeans preto

Inspiração-jaqueta jeans (20)

Lembre-se que o tipo de jeans que estamos tratando aqui é aquele tradicional, nem muito claro nem muito escuro. Por isso, mudar o tom do jeans aqui fica bem legal, ainda mais com preto, que combina com tudo.
Dá para fazer com outras cores, dá sim. Cinza e branco, por exemplo, que são fáceis de combinar. Mas com o preto você tem menos probabilidades de errar né.

Com calça índigo

Inspiração-jaqueta jeans (1)

Jeans índigo é aquele jeans bem escuro (aliás, o meu favorito) e como a jaqueta é naquele jeans tradicional (teoricamente mais claro que a calça), teremos um contraste bem bacana ai.

E o legal é isso. Usar o jeans nas suas diversas nuances para dar esse efeito diferenciado.

Com camisa e gravata

jaqueta-jeans-camisa-gravata

Aqui eu vejo estilo, hein. Misturar uma peça totalmente esportiva com peças de trabalho e/ou alfaiataria pode conferir um estilo inigualável. Sobrepor em dias muito frios uma malha sobre a camisa e sob e jaqueta, mais ainda. Nos pés, um Oxford ou uma bota.

Com moletom de capuz

jaqueta-jeans-hoodie

Sabemos muito bem que a jaqueta jeans por vezes é só enfeite. Logo, muitas vezes precisamos de peças intermediárias. E é ai que entra o moletom e se for de capuz melhor ainda. Porque além de formar esse sanduíche, ainda dá mais estilo ao visual quando o capuz fica para fora. Auto lá, preste atenção na cor do moletom e também no tamanho do capuz, para não ficar algo desproporcional.

Com calça de alfaiataria

jaqueta-jeans-alfaiataria

Poucos ousam e tem estilo para isso. Mas é cool e moderno, mesclar peças clássicas com peças esportivas. Retirar o ar sério e formal da calça de alfaiataria é algo que a jaqueta jeans faz com muita propriedade e de forma maneira, tornando-se uma bela combinação.

Com gola rolê

gola-role-jaqueta-jeans

Gola rolê é para quem deita no estilo e manja muito de moda. Ele deixa você super elegante com uma simples malha sobreposta por uma jaqueta jeans. Fala se não é demais?

Da mesma cor da calça

look-all-jeans

Também é uma boa opção de combinação para usar nos seus looks. A única dificuldade é conseguir encontrar a calça da mesma cor (e lavagem) da jaqueta. Mas se conseguir, manda ver que é uma boa composição. Daí você pode brincar com a camiseta ou camisa e o calçado que escolher.

Não tem desculpa para não ter e não usar, essa peça super curinga do armário masculino. Demos-lhes 10 motivos para usar e abusar da peça sem medo.






Comente com o seu perfil do Facebook:

Escrito por Diogo Rufino Machado
Ariano. Apaixonado por moda masculina e música eletrônica. Advogado. Jornalista de moda e blogueiro nas horas vagas.