invernocapa

Oficialmente, o inverno começou desde o dia 21 do mês passado. Pois é, passa rápido! Para muitos, é a estação mais estilosa do ano e outros aproveitam para caprichar na roupa do dia-a-dia. Foi pensando nisso que separei algumas das peças mais em alta por categorias de tendências. São as melhores escolhas que você pode fazer antes de sair às compras. Com a entrada de novas marcas no país, a concorrência ficou apertada para as nacionais, que tem apostado em novas peças, modelagens e tendências com força. Por isso, espero que esse post ajude!

Militarismo

militar

Tema presente em muitos invernos, desde o fatídico 11 de setembro de 2001 (sim, os acontecimentos sociais influenciam –muito- a moda), o militarismo ressurge a cada estação, mas de diferentes maneiras. Agora o a moda se inspira no próprio shape do uniforme militar para o inverno 2013 em forma de parcas, casacos pesados, blazers, camisas estampadas e peças estruturadas. A estampa camuflada também ressurge sem firulas e as lojas de departamento já estão cheias de peças com o camuflado limpo e original. Há também o shape militar com um toque rock’n’roll em cartela de cores fechada ou peças com aplicações. Se nada disso te agrada muito, invista em peças lisas em tons terrosos como marrom, caramelo, bege, cáqui: é outra maneira de aderir a tendência.

Conforto

conforto

> Tricô

Clássico, aconchegante e atemporal. Saiu de cena por um tempo para dar lugar aos couros, mas tomou seu lugar de volta junto com as peças retrô. A tendência surge como uma maneira de buscar aconchego e leveza, e o tricô trás consigo tudo isso em peças como suéteres, coletes e pulôveres. Os máxi tricôs também estão no pódio: se você veste M, por exemplo, vale investir num número maior. Sobre cores e estampas: se você quer uma peça que possa ser usada nos próximos invernos e preza por atemporalidade, invista nos tricôs lisos ou listrados na cor que você mais gostar. Já é possível encontrar nas lojas do mais básico cinza (malha mescla) ao ousado amarelo ou até mesmo pink. As estampas continuam em alta, mas podem ser cansativas. Seja colorido ou estampado, o tricô é uma peça indispensável neste inverno.

>Moletom

Os moletons chegaram mesmo em seu apogeu e se estabeleceram na moda tanto masculina e feminina neste inverno. A gente já falou sobre essa onda de se vestir confortável, e isso foi traduzido nessa peça que ganhou versões variadas. De estampados a cores lisas, sem dúvidas é uma das “tendências” mais bacanas que sugiu recentemente. Os moletons estão liberados de baladas ao trabalho!

College

college

A varsity jacket não é novidade para ninguém: surgiu dos uniformes escolares de antigamente e ganhou o armário dos rapazes. Mas novidade mesmo são os novos tecidos que ela ganhou para este inverno. Já vi em fast fashion versões da peça em moletom e couro, por exemplo. a peça pode ser usada com t-shirt básica para os menos ousados ou sobre camisas xadrez para um visual mais antenado. A tendência college aparece também nas tee numbers, que são aquelas camisetas de modelagem ampla com números que remetem aos uniformes esportivos de jogadores de basquete. Ela entra no College por serem também os uniformes de esporte de colégios norte americanos. A Copa do Mundo ajudou que a tendência fossse massificada e, hoje, uma variedade gigante de versões já pdoem ser encontradas nas lojas






Escrito por Dhyogo Oliveira
Blogueiro e designer de moda. Também escreve no Sem Geração.