Em seqüência ao post anterior sobre Reeducação alimentar, vamos continuar com nossas dicas. Precisamos melhorar o visual do nosso prato, colorir ele mais, então a famosa história que eu não curto folhas, vegetais e verduras, acabouuuuuuuuuuuuuu.

prato saudávelSim meninos, hoje em dia, além de saudável, é fino comer salada.

Além do mais é questão de tempo, depois que se prova nunca mais quer largar, é aprender a saborear o gosto desse grupo de alimentos. Então precisamos incluir verduras e legumes no almoço e no jantar.

arrozfeijaoOutra dica importante e prazerosa, graças a Deus, pra muitos brasileiros são a combinação arroz e feijão. Ela deve está inclusa em nossas refeições diárias, essa mistura possui nutrientes e vitaminas que fazem muito bem ao corpo humano. Devemos comer, por dia, uma concha de feijão ou de outra leguminosa, como lentilha, ervilha, grão de bico.

Outra frase que deve sumir do nosso vocabulário é:

– eu não gosto de frutas.

frutasO que é isso? Substituir uma fruta, algo saudável, natural por essas guloseimas cheias de gorduras e açúcares? Jamais. Falo com toda certeza que suas artérias ficarão gratas. Portanto orienta-se usar as frutas como sobremesa e como opção daquele lanchinho rápido entre as refeições.

bifeOutra meta importante é diminuirmos a porção de carne. Devemos consumir de 80gr a 120gr, para facilitar o entendimento é um pedaço médio de bife, da coxa da galinha, uma colher cheia de carne.

aguaOutra orientação é sobre a ingestão hídrica. Daí você pode perguntar:

– Mais o que é isso? Quanto de liquido você está ingerindo durante o dia. Vale ressaltarmos a importância de um bom funcionamento de todo o organismo principalmente do intestino para que obtenha sucesso nos seus objetivos, principalmente pra quem quer perder peso. As fibras ingeridas com pouca quantidade de água fazem o efeito de ressecamento trazendo a famosa prisão de ventre, com boa quantidade de liquido elas fazem o efeito contrário que solta o intestino e isso é muito importante, faz parte da nossa sobrevivência. Portando no mínimo 2 litros de água por dia é a recomendação.

salPrecisamos de uma vez por todas diminuir o sal da nossa alimentação. Pesquisas mostram que consumimos mais do que o indicado durante o dia desse ingrediente. Não precisamos nem ler as pesquisas, ao provar muitos alimentos preparados identificamos no paladar esse grande problema, as pessoas “pesam” a mão no sal. Precisamos diminuir o sal e os alimentos ricos em sódio. Para visualizar melhor, o ideal para um individuo saudável são 6gr de sal por dia, isso incluindo os outros temperos que levam sódio como esses que são muito conhecidos no mercado, caldo de carne, caldo de galinha. Uma tampinha da caneta bic cheia dá aproximadamente 1gr de sal, diante disso o ideal são 6 tampinhas da caneta bic cheia para o dia todo.

cereais É indicado também consumir pelo menos uma porção de cereal integral por dia.

oleoOutra medida importantíssima é de como utilizamos o óleo. Precisamos dosar o uso do óleo. Há famílias pequenas usando 2 a 3 latas de óleo no mês sendo que o ideal seria uma lata ou meia lata de óleo. Precisamos trocar a gordura animal por vegetal. Quanto ao azeite extra virgem, dá para consumir duas colheres de sopa nas saladas por dia. Já o óleo de cozinha é preciso restringir.

leite e derivadosQuanto ao leite e derivados digamos que seja o mesmo caso das verduras, vegetais e frutas. Temos que banir do nosso dia-a-dia a frase “não gosto de leite“. Se não gosta do leite em si, algum derivado você deve consumir. Lembrando que todas essas dicas são para um individuo saudável, há casos em que seja necessária restrição. Orienta-se incluir nesse caso três porções diárias de leite ou derivados, porque o nosso corpo necessita.

cerveja

Vai à dica agora aos “fanfarrões” ou que gostam de beber bebida alcoólica socialmente. Reduzam o álcool. As mulheres só devem tomar uma dose. Os homens, duas. E não mais do que duas vezes por semana.

E quem não gosta daqueles docinhos, chocolates, balas, sorvetes. Novamente voltando à pirâmide lembra-se que esse grupo está lá no topo da mesma, com pequeno espaço? Pois bem, precisamos moderar nos açúcares e nos doces, comer, no máximo, um doce por dia. E cuidado com os cafezinhos. Três xicrinhas com açúcar valem por um doce.

Cesta de guloseimas

Então meninos, espero ter mais vez ajudado com as dicas, estou aberto a perguntas e gostaria de finalizar dizendo que pode parecer difícil, mais se permita tentar ao menos a mudança por uma semana e verás que não é tão difícil assim, se torna prazeroso e seu corpo começa a responder com certos estímulos, por exemplo, se sentir mais animado durante o dia.






Escrito por Ricardo Freire