Ombré

Eu postei a foto dessa camiseta no instagram do @modaparahomens e muitos seguidores ficaram interessados nela.

Na verdade você pode fazer uma camiseta com esse efeito degradê/ombré na sua casa, sabia? É só usar uma camiseta ou até uma camisa básica e seguir esse tutorial:

Materiais

  • 1 camiseta de algodão (de preferência branca)
  • Balde ou tigela grande
  • Corante para algodão na cor que você vai tingir
  • Fixador de corante ou sal

Como tingir

Coloque o corante para algodão na tigela e depois despeje água fervente.

tingir

Você não precisa colocar tanta água, basta o necessário para poder imergir a peça.

Água quente

Adicione o fixador para corante ou sal. Sim, um pouco de sal de cozinha (cerca de 15g) ajuda a fixar o corante no algodão. ;)

Mexa bem até a água ficar completamente colorida. Depois disso, insira a primeira parte da camiseta ou camisa (começando pela barra).

PS: A camiseta ou camisa deve estar úmida (molhe ela, depois torça para deixá-la úmida).

Corante

Deixe de molho por cerca de 3 minutos.

Afunde mais a peça (atingindo mais uma parte dela) e deixe de molho por mais 2m45… Continue repetindo esse processo até o ponto da peça que você quer que tenha esse efeito (vá diminuindo a contagem do tempo de molho).

tingindo camiseta

Lembre-se que quanto mais tempo o tecido ficar em contato com o corante na água, mais colorida vai ficar a peça. Por isso é importante ir controlando o tempo de cada mergulho da peça.

tingindo camiseta ombré

Quando tiver colorido toda a parte desejada, volte para a barra da camiseta e deixe de molho por mais alguns minutos (mesmo com a água já morna).

Pronto, agora é só deixar a peça esfriar e depois enxaguá-la para retirar o excesso de corante.

É possível fazer o efeito ombré com 2 cores também. Basta fazer o mesmo processo com um outro balde/tigela, usando o corante da outra cor que você quer mixar. Exemplo:

Camiseta Ombré

E aí, curtiu? Experimente fazer na sua casa!






Escrito por Guilherme Cury
29 anos, taurino, blogueiro e músico nas horas vagas. Criou o MPH há 7 anos com o objetivo de trazer as principais novidades do universo da moda masculina para o homem que se importa com o que veste.