jaquetas-inverno-2019

Já entramos na Primavera e, pouco a pouco, o frio já vai dando tchau.

Com o último Outono/Inverno, tivemos algumas lições e aprendizados. Dele podemos extrair várias coisas. Surgem tendências, aparecem novas peças, os “mix” são totalmente outros e as combinações idem.

É legal ter essa percepção porque elas não vão parar por aí. Algumas estarão presentes no verão, outras vão transpassa-lo e veremos no próximo outono/inverno. Pois, convenhamos, que as coisas não somem da noite para o dia.

Como nem todos conseguem enxergar o que realmente está pegando, ou sequer se atentam a isso, estamos aqui para dar aquela ajudinha básica a vocês.

Vamos listar o que você pode aprender com esse último outono/inverno e explorar em próximas coleções.

Eis que aparecem por aqui as primeiras peças refletivas.

Cá estou eu babando em muitas postagens de moda com as famosas peças refletivas, mas que na real o nosso mercado ainda não incorporou de vez, ou seja, não se preparou. Está difícil de achar para comprar e é um ou outro que usa por ai. Mas ok, é tendência para ficar de olho. Apareceu agora e só tende a bombar cada vez mais.

Peças refletivas, para quem não faz ideia, são casacos, calças e tênis que quando expostos à luz refletem, dando aspecto luminoso. É muito ‘da hora’ e geralmente assemelham-se a coletes de guia de trânsito. A luz que bate é refletida para nós como se fosse uma lanterna.

Apareceu por aqui. Mas de forma bem tímida, por isso pode esperar que ainda tem muito a vir.

É bom ficar de olho no scumbro.

scumbro-style

 Já falamos disso aqui. O scumbro é aquela ideia de pegar um pouco aqui, um tanto lá e outro tanto acolá e misturar tudo. Sportwear, Streetwear, Normcore, Modelagens amplas e Nonsense, tudo junto e misturado.

Sliders e meia. Meia por cima da calça jogger de moletom. Estampas ácidas como tye-die, estampas havaianas e cores em tons neon. Boné de velho (aba arredondada, painel frontal macio e cor desbotada). Hoddies (moletons com capus) com logo e, detalhe, capus sobre os bonés; Tees sem mangas; tudo isso faz parte da antimoda, que é proposta pelo scumbro.

A utilidade do warcore.

 casaco-militar

Vamos falar de pegada militar, mas não de camuflado. Já deu de camuflado. São tantos anos que já virou uniforme.

O cool do momento é pegar as roupas das trincheiras, dos campos de batalha e das guerrilhas e aproveitar o corte, o recorte, o design e toda a funcionalidade que essas peças têm.

É aquele papo que já tivemos com vocês sobre technical apparel (vestuário técnico), alguém se lembra?

São aquelas roupas funcionais. Que têm uns bolsos para carregar mais coisas ou até uma bolsa para levar tudo mesmo. Possuem tecidos especiais com absorção do suor, que regula a temperatura do corpo, impedem a passagem de vento, ou seja, não é se vestir para estar na moda, mas sim com um propósito.

São peças com sinônimo de praticidade, utilidade e funcionalidade para práticas esportivas, aventuras ou até trabalhos que você sofra com o clima, o tempo e as adversidades da natureza. Bem como tenha que levar objetos consigo para desenvolver completamente o trabalho que está desenvolvendo. Botas de combate ou casacos e calças já utilizados em algum tipo de guerra conquistam cada vez mais espaço na moda. 

Pelo sintético não é só para as gays.

casaco-pelo-masculino

Casaco de pelo foi a algum tempo associado a mulheres. Logo, os fervidos da moda pegaram casacos da tia, da amiga e da mãe e foram felizes.

O pelo sintético não demoraria a vir com tudo na moda masculina e, meuuu, não é coisa de gay, viu! Mesmo porque roupa não tem gênero.

Pelo sintético é bacana demais porque além de ser ecológico, confere um visual super maneiro e sabe o que é melhor? A adaptação para a moda masculina fez perder aquela feminilidade de grandes casacos em pele de animais, felpudos, chamativos e coloridaços.

Geralmente apenas o forro ou a gola é em pelo e não imitam mais pele de animais selvagens. Vem mesmo em uma única cor ou em uma cor que contrasta com com a parte externa, mas de uma forma suave, bem masculinizada.

O casamento do momento é amarelo e preto.

jaqueta-amarelo-preto

Xadrez é estampa de inverno. O que muda são apenas as formas e o modo como a estampa é apresentada, apenas isso, Dessa vez ela veio totalmente em amarelo e preto, foi o que bombou por aqui.

Além disso, o amarelo e preto apareceu nas listras, nos detalhes e nas escritas. Por ser uma dupla que casa muito bem e dá muito certo, pega fácil e está ai para gente ver e usar.

amarelo-preto-xadrez

Para nós, o que ficou mais clarividente de tendências são essas daí, você acrescentaria algo? Ou acha que algo ai está fora? Tem alguma novidade que ainda não falamos? Deixe um comentário aqui em baixo, queremos saber a opinião de vocês.

Escrito por Diogo Rufino Machado
Ariano. Apaixonado por moda masculina e música eletrônica. Advogado. Jornalista de moda e blogueiro nas horas vagas.