Nesse mês, durante as finais do X Games, eu tive a oportunidade de ir até Foz do Iguaçu para participar do lançamento e test drive do New Fiesta 2014 da Ford.
A versão anterior já tinha sido testada por aqui, lembra? Dessa vez os testes foram realizados em um percurso que partiu de Foz do Iguaçu e cruzou as fronteiras do Paraguai e Argentina, passando por dentro da famosa Usina Hidrelétrica de Itaipú. Sensacional, não?
A grande novidade desta nova geração é que ela é produzida no Brasil, em São Bernardo do Campo, e está disponível em quatro versões: 1.5 S e SE e 1.6 SE e Titanium (topo de linha). Além disso, traz duas avançadas opções de motores da família Sigma, o 1.6 16V TiVCT Flex com duplo comando de válvulas variável e independente e o 1.5 DOHC 16V Flex, ambos de alumínio e com sistema eletrônico de partida a frio Ford Easy Start, sem a necessidade de reservatório de gasolina.
Desde a versão de entrada (1.5 S), o carro traz ar-condicionado, direção elétrica, vidros elétricos nas portas dianteiras, travas elétricas, airbag duplo frontal, alarme, maçanetas e espelhos retrovisores na cor do veículo, calotas, rádio CD Player com entrada USB e Bluetooth e freios ABS com distribuição eletrônica de frenagem (EBD). A versão 1.5 SE agrega rodas de liga leve de 15 polegadas, faróis de neblina e um novo pacote de acabamento.
Já quem prefere o motor 1.6 16V poderá escolher entre duas versões (1.6 SE e Titanium). A 1.6 SE inclui controles de estabilidade e de tração, assistente de partida em rampas (HLA), ar-condicionado digital e o sistema multimídia SYNC. E o destaque do lançamento que fica para o modelo topo de linha, Titanium 1.6 16V, que vem com sete airbags (dois frontais, dois laterais, dois do tipo cortina e um para proteção dos joelhos do condutor), revestimento interno em couro, rodas de liga leve aro 16, piloto automático, pacote de acabamento Titanium, espelho retrovisor interno fotocrômico e sensores de estacionamento, crepuscular e de chuva. Nas 2 versões pode ser adicionado o sistema de transmissão PowerShift (dupla embreagem com seis velocidades).
O motor Sigma 1.6 TiVCT desenvolve a potência de 130/125 cv com etanol e gasolina (flex), respectivamente, acelera de 0 a 100 km/h em 12,1 segundos (etanol) e atinge a velocidade máxima de 190 km/h.
Na versão PowerShift (que geralmente têm consumo maior), o consumo conta com a classificação A de eficiência do INMETRO/CONPET, fazendo 7,9 km/l com etanol e 11,4 km/l com gasolina na cidade e 9,9 km/l com etanol e 13,9 km/l com gasolina na estrada.
A carroceria conta com seis cores para todas as versões, com uma tecnologia global de pintura que garante ao mesmo tempo alto brilho, resistência e profundidade: azul Califórnia, vermelho Arizona, vermelho Vermont, branco Ártico, preto Bristol e prata Dublin. Minha preferida é a azul Califórnia:
O interior continua básico para as versões de entrada, ganhando um “charme” somente na versão Titanium (com bancos de couro e melhor revestimento).
Versão Titanium:
O compacto acelera de 0 a 100 km/h em 12,3 segundos e chega à velocidade máxima de 190 km/h.
Tabela de preços:
Ford New Fiesta S 1.5 16V • R$ 38.990
Ford New Fiesta SE 1.5 16V • R$ 42.490
Ford New Fiesta SE 1.6 16V • R$ 45.490
Ford New Fiesta SE 1.6 16V Powershift • R$ 48.990
Ford New Fiesta Titanium 1.6 16V • R$ 51.490
Ford New Fiesta Titanium 1.6 16V Powershift • R$ 54.990
Os vidros fecham no controle !. ele possui computador de bordo !. na versão mais simples..
Tinha encomendado ja o HB20 e desisti depois que vi o fiesta 2014 no site. mesmo ele tendo o interior mais simples que os demais pelos seguintes itens.
Pontos positivos.
1.5
freio ABS
Aro 15
Fabricado no brasil
Ford a quantos anos mesmo no brasil ?
Peças aparentemente fáceis de conseguir pois e padrão mundial.
pontos fracos em relação ao HB20.
Acabamento interno.
manutenção um pouco alta.
Muito plastico. mais quem nunca teve um gol né.
OBS: alguém ja penso em compra um hb20 que você usa pra trabalho, sai com a família etc..e quando precisar de peças as mesmas demorarem 60, 90, 120 dias pra chega…. e vc ter que anda de ônibus.
Os carros no brasil são caros concordo plenamente… mais quem não tem dinheiro pra compra um completo de qualquer marca, e não tem dinheiro pra compra o mais simples que for… ANDA DE ÔNIBUS e não critica.
so ter o nome limpo na praça e carteira assinada que duvido não conseguir comprar um.
Esse caro ta show, ja fui ver na loja!
Gostei, das linhas, contornos, da grade nova, das cores, do preço, dos mimos, do sistema de segurança. Com certeza, será a minha futura aquisição. A Ford está de parabens.
fui na concessionária e tinha um branco (1.5 s – 2014) e um ( 1.6 – completo, 7 air bags e etc, 2012/12) – pelo preço de 44 mil reais, troquei meu punto pelo 12/12 – nem pensei duas vezes, mesmo o 1.5 é terrivelmente pobre por dentro, com arestas dos plásticos pretos, o new fiesta fabricado no méxico da de 1000 a 0 no fabricado no Brasil!
Estive na Fiat, W, Chevro, Peg. e outras mais marcas de carro, e realmente a tecnologia do new fiesta é superior aos demais. Tem algumas falhas sim em acabamento interno, porém no todo sua tecnologia supera os demais. Analisei um a um e sem duvida é o melhor carro o new fiesta. Já comprei o danado 1.6 se completo. Parabéns a ford meu 1° carro dessa marca, pois os demais já tive. Alguns boas recordações e outros nem gosto de falar.
Concordo com vc. Comprei o meu 1.6 SE tambem, e estou adorando o carro! Tem gente q reclama sem saber oq está falando, as vezes falam mal e nem ao menos foram buscar saber os detalhes do carro! O carro está muito bonito, e um motor q anda parecido com um 2.0. Se for comparar preço, tecnologia, desempenho, consumo, design e equipamentos, sem duvida a melhor opçao!
Comprei o 1.5 s e fiquei satisfeito com o desempenho do carro. Saí de um Focus 2.0 GLX 2012(magnifico). Mas o new fiestinha surpreendeu-me positivamente; pra ser sincero, nao sinto mais tanta falta do Focus.
O meu New Fiesta Titanium automático está com 1.000Km e bebendo horrores – tanto no etanol quanto na gasolina. Não é nada do que o Imetro propõe em matéria de consumo. Fui à autorizada e o técnico inventou uma porção de lorotas. Conclui que para atingir a meta do Imetro é preciso rodar em planícies atapetadas, porque até pequenas subidas e descidas o técnico usou pra justificar maior ou menor consumo . É brincadeira!