No ano passado eu fui em um evento de lançamento da OAK tailor, uma marca de alfaiataria sob medida. E na ocasião tive a oportunidade de fazer meu primeiro terno sob medida.
No evento eu tive a oportunidade de fazer a consulta que é oferecida pela empresa quando você faz o agendamento. Uma personal stylist me ajudou a montar a peça que eu queria sob medida… No caso, o Costume (paletó + calça).
Primeiramente eu tive que escolher um dos 6 modelos de Costumes padrões.
Eu optei por um modelo com um tecido igual o do exemplo na parte externa (meio cinza/chumbo) e com o forro interno na cor magenta. Como eu queria um costume bastante ajustado, pedi para fazer bem rente ao corpo e com a barra bem justa.
Depois de cerca de um mês, a mesma personal stylist trouxe o Costume para eu provar em casa.
O resultado ficou sensacional:
Detalhe: o forro usado internamente está presente também no bolso do paletó, permitindo que você puxe ele para fora e faça o “papel” do lenço de bolso!
Esse Costume me trouxe um aprendizado que eu gostaria de compartilhar com você:
Faz uma baita diferença investir em peças feitas sob medida e com tecidos de qualidade!
Além de deixar mais elegante e moderno (usando um Costume ajustado), eu descobri que aquele “calor” que muitos homens reclamam ao usar um look social completo (blazer + calça social + camisa + gravata) é porque -geralmente- são peças de qualidade ruim.
Meu primeiro uso desse costume foi em um casamento em Campo Grande (MS):
E quem conhece a cidade sabe que o calor lá é de matar. Inclusive todos os padrinhos e amigos que estavam na festa reclamavam de calor… E eu, que também sempre me pego reclamando de calor ao usar um terno, me senti tranquilo nessa ocasião.
Foi ali que eu comecei a reparar como o material usado estava fazendo a diferença. O tecido, apesar de ter uma excelente qualidade, é bem leve e deixa a pele “respirar”. Além disso, a barra bem ajustada e sem sobra de tecido em cima do calçado faz com que o ar entre pelas pernas.
E foi quando olhei novamente para os padrinhos “suando em bicas” e eu na suavidade, que eu lembrei dos italianos que também sofrem com um verão intenso, mas estão sempre elegantes com seus ternos feitos sob medida.
É sério, parece exagero mas depois desse casamento eu tive a oportunidade de usar o costume mais algumas vezes e percebi que, realmente, o costume não me dava calor.
Esse é o meu primeiro costume feito sob medida. Que venham os próximos!
Muito caro.