Na cerimônia de posse do seu novo governo, nesse primeiro dia do ano de 2023, Lula recebeu um novo casaco Liqui Liqui do presidente da Bolívia, Evo Morales. Ele já tinha um casaco desse estilo, que foi dado por Evo anteriormente, e que, inclusive, foi bastante usado durante suas campanhas de governo.
Liqui Liqui, um traje tipicamente venezuelano!
Apesar do casaco ser muito usado pelo líder da Bolívia (e que ele sempre faz questão de dar de presente para outros líderes de esquerda), na realidade o Liqui Liqui é um traje típico da Venezuela.
Con el honor de haber sido el primer presidente indígena de AbyAyala, ahora conocido como América, me siento feliz y agradecido de presenciar el retorno a la presidencia del hermano @LulaOficial primer presidente obrero, garantia de integración de Ámerica Latina y el Caribe. pic.twitter.com/4XWr0i9yXP
— Evo Morales Ayma (@evoespueblo) January 1, 2023
O Liqui Liqui na verdade é como um terno. É feito de algodão ou linho, os quais são tecidos usados em climas quentes, e é composto por três peças: calça, alpargatas e casaco com 5 ou 6 botões e sem gola.
Usado originalmente na região dos Llanos (Estados Guárico, Barinas, Cojedes e Portuguesa) para cerimônias e danças como o joropo, a vestimenta simboliza a figura do llanero (homem do campo), do caudilho (chefe político ou militar) e carrega uma identidade nacionalista.
Originalmente o traje é de cor branca ou bege, mas atualmente ganhou novas cores e estilos.
Antigamente era considerado vestimenta masculina porém, atualmente, também é usado por mulheres.
O Liqui Liqui acabou caindo no gosto de vários outros povos andinos. Mas foi declarado traje típico da Venezuela no ano de 2017 a través da resolução na Gazeta Oficial No. 6.289, Decreto No.2.760.
E aí, já conhecia a história do Liqui Liqui?
Muito legal esse vestuário. Até que é um casaco estiloso.
Boa semana!
Até mais, Emerson Garcia