Guayabera: A camisa famosa dos cubanos

A Guayabera é um dos trajes mais característicos e típicos da cultura Hispano-americana.

A camisa tem como característica a presença de dois a quatro grandes bolsos frontais e detalhes no tecido (muitas vezes linhas verticais estilizadas que passam pelos bolsos). Ela também possui diversas variações, sejam elas de cor ou de estilo.

A origem da vestimenta ainda é incerta, mas grande parte dos historiadores acreditam que foi em Cuba.

Muitos acreditam que a camisa Guayabera tenha surgido na ilha de Cuba no século XVIII, quando famílias de imigrantes confeccionavam camisas leves, com muitos bolsos, onde podiam colocar charutos. Outros acreditam que o rio Yayabo pode ter inspirado o nome da camisa, já outros dizem que ela foi desenhada para que se guardassem goiabas (guayaba, em espanhol) em seus muitos bolsos, daí a explicação do nome.

Originalmente a Guayabera era usada por homens, mas atualmente muitas mulheres também usam esse tipo de camisa.

Atualmente ela é muito usada em Cuba, Porto Rico, Venezuela, Colômbia, México, Costa Rica, El Salvador e Jamaica. No entanto, essa peça já se torna um item corriqueiro em outras culturas da América Latina. A Guayabera é também conhecida como o “uniforme do camponês” e os homens costumam usar essa peça em ocasiões formais ou informais.

No território mexicano, a peça é usada em ocasiões cerimoniais, como casamentos, por exemplo. Nas Demarcações Amazônicas, a Guayabera é considerada um item de honra na cerimônia de posse dos reis. Outros países também usam a Guayabera como item tradicional, como na Colômbia, onde é usada como o uniforme oficial para os militares da Guarda Civil.

A sua ampla aceitação popular levou a Guayabera a ser considerada como parte do guarda-roupa hispânico-americano. Ela está presente em muitos dos vestuários de casamentos formais, e também é uma parte importante do guarda-roupa masculino nas comemorações familiares, encontros sociais e eventos culturais. Ela também se tornou símbolo de resistência pelos defensores da independência.

Em 2007, foi inaugurado no país um museu exclusivamente dedicado à roupa.

A Guayabera é um elemento único da história e do patrimônio latino-americano que serve como marca para representar essa importante parte da cultura hispânica. Ela exibe ainda os traços rústicos e às vezes até mesmo extravagantes que tornam a cultura regional interessante.

36 anos, taurino, blogueiro e músico nas horas vagas. Criou o MPH há 10 anos com o objetivo de trazer as principais novidades do universo da moda masculina para o homem que se importa com o que veste.
Post criado 2928

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Relacionados

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.

De volta ao topo
7 Melhores Perfumes Árabes Masculinos 10 sobrenomes que indicam que seus ancestrais eram Egípcios CAMISA MASCULINA DE CROCHÊ ESTÁ EM ALTA 7 PERFUMES MASCULINOS PARA O VERÃO Ano Novo: As cores e seus significados