A Guayabera é um dos trajes mais característicos e típicos da cultura Hispano-americana.
A camisa tem como característica a presença de dois a quatro grandes bolsos frontais e detalhes no tecido (muitas vezes linhas verticais estilizadas que passam pelos bolsos). Ela também possui diversas variações, sejam elas de cor ou de estilo.
A origem da vestimenta ainda é incerta, mas grande parte dos historiadores acreditam que foi em Cuba.
Muitos acreditam que a camisa Guayabera tenha surgido na ilha de Cuba no século XVIII, quando famílias de imigrantes confeccionavam camisas leves, com muitos bolsos, onde podiam colocar charutos. Outros acreditam que o rio Yayabo pode ter inspirado o nome da camisa, já outros dizem que ela foi desenhada para que se guardassem goiabas (guayaba, em espanhol) em seus muitos bolsos, daí a explicação do nome.
Originalmente a Guayabera era usada por homens, mas atualmente muitas mulheres também usam esse tipo de camisa.
Atualmente ela é muito usada em Cuba, Porto Rico, Venezuela, Colômbia, México, Costa Rica, El Salvador e Jamaica. No entanto, essa peça já se torna um item corriqueiro em outras culturas da América Latina. A Guayabera é também conhecida como o “uniforme do camponês” e os homens costumam usar essa peça em ocasiões formais ou informais.
No território mexicano, a peça é usada em ocasiões cerimoniais, como casamentos, por exemplo. Nas Demarcações Amazônicas, a Guayabera é considerada um item de honra na cerimônia de posse dos reis. Outros países também usam a Guayabera como item tradicional, como na Colômbia, onde é usada como o uniforme oficial para os militares da Guarda Civil.
A sua ampla aceitação popular levou a Guayabera a ser considerada como parte do guarda-roupa hispânico-americano. Ela está presente em muitos dos vestuários de casamentos formais, e também é uma parte importante do guarda-roupa masculino nas comemorações familiares, encontros sociais e eventos culturais. Ela também se tornou símbolo de resistência pelos defensores da independência.
Em 2007, foi inaugurado no país um museu exclusivamente dedicado à roupa.
A Guayabera é um elemento único da história e do patrimônio latino-americano que serve como marca para representar essa importante parte da cultura hispânica. Ela exibe ainda os traços rústicos e às vezes até mesmo extravagantes que tornam a cultura regional interessante.