post-malone

Homens usando tatuagens faciais podem causar muitas reações ao expressarem este visual marcante e ousado. Enquanto algumas mães podem ameaçar te bater com o chinelo caso você queira fazer uma, há quem ache afrodisíaco e extremamente sensual. E claro, sempre vai ter o conselho de tiozão dizendo “Cuidado hein, vai acabar não arrumando emprego”.

Mas partindo da premissa que cada um é (ou deveria ser) livre para fazer o que bem entender com o próprio corpo, tatuagens faciais podem ser deliciosamente polêmicas.

man-face-tattooQuando a tatuagem vira um estilo de vida e também uma intensa forma de expressão.

E como toda e qualquer tatuagem, elas podem ser usadas para adornar a face, representar um momento extraordinário da sua vida, expressar um desejo estético, cobrir uma cicatriz ou marca de nascença ou simplesmente não terem significado algum. “Eu fiz porque eu quis, simples assim”.

Kirill-GrigO modelo russo Kirill Grig tem tatuagens faciais e você só percebeu depois de olhar pro corpo inteiro dele.

Usar tatuagens faciais não é exclusividade de rappers ou artistas do hip hop, mas se você pesquisar pela hashtag #Facetattoo vai encontrar muitas referências relacionadas a estes dois universos.

Soulja-Boy-rapperO rapper americano Soulja Boy.

As passarelas da moda também tem colocados tatuagens faciais nos seus modelos, mesmo que temporárias, como foi o caso do desfile masculino da Gucci (primavera/verão) do ano passado.

gucci-tatuagem-rostoGucci 2017 (a foto do meio eu vi no Pinterest e coloquei aí pra você comparar com uma tattoo temporária).

Uma coisa que eu reparei é que praticamente todas as fotos que encontrei com tatuagens faciais apresentam homens com o corpo parcialmente também tatuado. Segundo o tatuador australiano Jeremy Ewans, que diz já ter feito mais de 200 tatuagens faciais ao longo da sua carreira, “Acho que ninguém faz uma única tatuagem diretamente na cara, né? Antes disso é preciso já ter passado por esta experiência em outras partes do corpo, pelo menos, é isso o que eu recomendo”.

this-is-artThis is art. Oh yeah, baby!

Talvez você conheça o rosto abaixo, o Jeremy Meeks ficou famoso ao ter a sua foto da prisão divulgada como o “presidiário gato” e acabou indo parar em campanhas e editoriais  de grandes marcas.

Jeremy-Meeks-tattooA imagem da esquerda pode ser considerada a foto inicial da carreira de Jeremy Meeks.

Traços espirais e simétricos são algumas das características da arte tribal Maori, proveniente da Nova Zelândia, e serve como identidade para os membros deste grupo.

tatuagem-tribal-maoriTatuagem tribal Maori

É impossível falar sobre tatuagem facial e não lembrar do ícone fashion Rick Genest, que faleceu agora em 2018, e definitivamente deixou a sua marca para ser lembrada pra sempre.

Rick-Genest-Zombie-tatRick Genest, conhecido como Zombie Boy, protagonizando uma campanha de maquiagem.

De diversos tamanhos, cores, formas, traços, com significados ou sem nenhum sentido, as tatuagens faciais estão estampando faces pelo mundo inteiro, de tribos até indivíduos que nunca haviam pensado nisso antes.

man-face-tattoo-design-style

E você, faria uma tatuagem facial?

Escrito por Felippe Canale
Jornalista e produtor de conteúdo. Veja mais no site eaiconteudo.com.br.