Muitos vão achar esse post desnecessário… Um item tão simples (como é o relógio), que requer quase nada de atenção, poderia mesmo ser alvo de erro?
Hipoteticamente falando seria apenas escolher e comprar o modelo que você gosta de relógio, mas as coisas não são bem assim e um relógio pode sim detonar um visual. Além de voltar toda a atenção para ele, pode se destacar e, pior, de forma ruim.
E são coisas tão simples, mas que não prestamos atenção, porém fazem uma baita diferença.
Não prestar atenção na caixa do relógio
Caixa para quem não sabe é a parte onde vemos a hora. Tem a pulseira e a caixa. Relógio é igual roupa, ele possui tamanho. O maior erro que se vê são homens que adoram relógios enormes, com caixas gigantes. E literalmente não rola, fica parecendo um power ranger que quer “morfar”.
Como saber o tamanho de caixa ideal para o seu pulso?
Simples, ao olhar para o relógio, de cima para baixo, já no seu braço, a caixa sobrará um pouco de pulseira, ou seja, o diâmetro da caixa não cobrirá todo o seu pulso, aparecendo um pouco da pulseira.
Usar qualquer relógio em qualquer ocasião
Hoje em dia o relógio perdeu a função de mostrar as horas, podemos ver no celular. Aliás, mais fácil alguém ter um celular que um relógio. E, por isso, tornou-se um item supérfluo. O ideal seria ter um para cada ocasião. Tudo bem que a gente entende que não dá. A grana tá curta. Quem pode já sabe né.
O ideal é ter uma peça que combine com as mais variadas ocasiões. No caso, ter um relógio esportivo para ir à academia, outro para trabalhar e outro para um coquetel.
Usar o mesmo relógio sempre. Não dá. A menos que você identifique seu estilo (por exemplo, esportivo) e só fique naquele mesmo ambiente. Por isso, separamos os relógios de acordo com os materiais para vocês terem e onde usá-los:
Aço, Couro, Tecido e Borracha: Geralmente conversam bem pra looks mais casuais;
Aço, Couro e Silicone: Para um visual mais street;
Couro e Tecido: Pra uma pegada retrô de estilo, já que puxam um lance mais rústico;
Pulseiras de Aço e Couro: Pra visuais mais alinhados, já que são materiais realmente mais nobres e refinados.
Não ajustar o relógio
O relógio é mais item de prêt-à-porter (ready to wear), ou seja, é igual a roupa que é feita padronizada. Eles não são feitos sob medida. Você os compra no tamanho que a loja oferece. E se eles não forem de borracha e tecido, podem e devem ser ajustados.
Relógio sambando no braço não dá, por isso a retirada dos gomos da peça com auxílio de um relojeiro, faz-se necessária, pois o diâmetro da pulseira pode ser muito grande para o seu pulso.
O relógio tem de estar perfeito com o seu pulso.
Olha, para falar a real, para mim isso tudo que a gente falou é até meio tonto de tão simples, mas para você pode não ser e isso faz uma baita diferença né
Uso o mesmo relogio (Citizen Automatico – mostrador azul quadrangular lados arredondados pulseira de aço) desde meu 9 anos de idade, ou seja, desde 1972. Tenho 60anos ele é meu fiel companheiro para todas ocasiões. Excelente relogio.