Entenda as semanas de moda nacionais

SPFW, Fashion Rio, Minas Trend e Dragão Fashion. Afinal: existe diferença?

Esta segunda foi marcada pelo início das semanas de moda nacionais, com o São Paulo Fashion Week dando boas-vindas ao Verão 2015. Seguido pelo Fashion Rio, ainda conta com o Minas Trend Preview e, para terminar, no final do mês de abril, o Dragão Fashion Brasil, no Ceará. Não é novidade para ninguém que o sistema tradicional da moda sofreu (e sofre) mudanças no país, desde que anunciaram a mudança do calendário afim de nos adequarmos às outras fashion weeks do mundo. Nos outros países, as semanas de moda são organizadas pela indústria. No Brasil, ela toma o papel de coadjuvante e os eventos weeks são organizados por empresas, o que explica, em parte, as quatro diferentes semanas de moda no país.

Depois de muita especulação, finalmente Paulo Borges anunciou o fim da temporada de inverno do Fashion Rio e a criação da semana de alto verão, que funcionará como a semana Resort internacional. A mudança se mostra necessária num momento em que jornalistas se mostram cada vez mais desinteressados pela semana de moda carioca e até as próprias marcas desistindo de desfilar (custo alto, retorno quase zero). Segundo sua entrevista para a Folha de São Paulo, a moda nacional sofrerá uma readequação devido a quantidade de marcas internacionais presentes no país. Já o Minas Trend Previw apresenta crescimento: 23,9% a mais em expositores de uma temporada para outra. Lá, o evento é para fechar negócio, não para dar pinta e fazer bonito na mídia. O Dragão Fashion Brasil que acontece em Fortaleza, por sua vez, se consolida como lançadores e divulgadores de talentos da nova geração de estilistas brasileiros. Essa, entre outras, são algumas diferenças das semanas de moda nacionais. Veja abaixo o perfil de cada uma e entenda o porquê do Brasil não ter uma única semana de moda.

São Paulo Fashion Week

de 31 de Março à 4 de Abril

Teve origem em 1994 com o nome de Phytoervas Fashion, que tinha a função de reunir os primeiros talentos da moda nacional no formado de desfile de moda. Já lançava nomes como Alexandre Herchcovitch e Gloria Coelho, para citar alguns. O evento cresceu, e em 1996 ganhou o nome de Morumbi Fashion para, só então em 2011, se chamar SPFW. Hoje, chega a sua 37ª edição e se consolidou como a semana de moda mais importante da América Latina. Para esta edição, conta com uma novidade: pela primeira vez, o estilista Pedro Lourenço apresenta sua coleção exclusivamente para o Brasil.

Fashion Rio

de 8 à 11 de Abril

O cartão postal do Brasil não podia ficar fora dessa. O Fashion Rio chega à sua 25ª edição e se mostra cada vez menos importante para o cenáro nacional. Não à toa, perdeu marcas importantes como a própria marca carioca Osklen e a linha Denim do estilista Alexandre Herchcovitch, que passaram a desfilar suas coleções em São Paulo. Atualmente, conta com marcas locais e nomes importantes do beatchwear como Lenny Niemeyer, Salinas e, agora, a novidade da vez: Osklen Praia. (vamos acompanhar)

Minas Trend

de 7 à 10 de Abril

O Minas Trend tem foco em negócios. Atualmente possui 254 expositores entre marcas de vestuário, sapatos, bolsas e joias e está em visível crescimento. Recebe, além dos expositores, compradores de todo o país. Conta com empresas locais e outras já consolidadas a nível nacional como Juliana Jabour e Pedro Lourenço. Em sua 14ª edição, se conslida cada vez mais no cenário de moda nacional.

Dragão Fashion Brasil

de 23 à 27 de Abril

Com uma notável falta de eventos para expor novos talentos nacionais (embora haja os contraditórios Casa de Criadores e Rio Moda Hype), o Dragão Fashion diferencia-se começando pelo local: acontece no Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, espaço que conta ainda com Museu de Arte Contemporânea e o Memorial da Cultura Cearense. Se consolida como principal lançador de moda autoral e apresenta o que há de novidade e conceito em ternos de moda brasileira hopje. Chega a sua 15ª edição e conta com 41 desfiles, além de workshops para profissionais da indústria.

Agora fica o questionamento: são necessárias tantas semanas de moda? É uma maneira inteligente de trabalhar com a industria num país tão grande ou é uma falha, uma vez que elas são independentes e tocadas por empresas distintas? O que vemos, além da falta de comunicação e interação entre as fashion weeks (o Minas Trend e Fashion Rio acontecem nos mesmos dias, por exemplo), é uma divisão crescente, num momento em que a industria e os criadores nacionais deveriam eram estar cada vez mais unidos.

Dhyogo Oliveira

Blogueiro e designer de moda. Também escreve no Sem Geração.

Deixe seu comentário:

Posts recentes

Inspiração: Looks no Estilo Old Money

A tendência Old Money na moda é uma reverência elegante ao passado, inspirada pela sofisticação…

% dias atrás

Dicas para o seu barbear

Embora pareça simples, do tipo só pegar o aparelho de barbear e raspar os pelos.…

% dias atrás

Dark Academia Aesthetic: A estética Cult com um toque Gótico

Dark Academia Aesthetic é um estilo, ou até um modo de viver, que existe há…

% dias atrás

5 dicas para ser um homem mais cheiroso da cabeça aos pés

Hummm!!! Sinto cheiro de conteúdo bom no ar e se esse texto apareceu para você…

% dias atrás

Perfumes Masculinos que são Afrodisíacos

Sabia que existem perfumes masculinos que são afrodisíacos? Perfumes afrodisíacos são fragrâncias com o poder de…

% dias atrás

Rotinas de cuidado que você esquece de fazer, mas que podem mudar sua vida!

Impactante demais achar que uma simples rotina de cuidado mudará sua vida. Mas muda viu,…

% dias atrás