Entre as muitas perguntas que são feitas quando falamos de nutrição e dietas é se existe algum programa alimentar que não vise só emagrecimento e sim o ganho de peso.
Sim. Existem sim programas alimentares para ganho de peso, pois o profissional da nutrição quando faz a avaliação nutricional do indivíduo identifica essa necessidade e com isso faz o cálculo de acordo com a demanda, adequando a quantidade de calorias a mais para se obter esse resultado.
Classificamos então como Dieta hipercalórica para ganho de peso. Entende-se desta forma, que uma estratégia para ganhar peso é criar uma dieta com muitas calorias, ou seja, hipercalórica. Porém, é importante não sair por aí comendo produtos ricos em calorias, mas com pouco valor nutritivo, como os sanduíches de lanchonetes fast-food por exemplo… O indicado é consumir uma dieta que, ao mesmo tempo em que seja hipercalórica, também forneça os nutrientes apropriados, vitaminas e sais minerais.
Por que essa preocupação? Por que é importante ao aderir uma dieta hipercalórica para ganho de peso e ter todo o cuidado para que seja equilibrada contendo as quantidades adequadas de todos os grupos de alimentos: proteínas, gorduras, carboidratos.
Pois por exemplo, a gorduras são ricas em calorias, porém podem elevar seu colesterol ruim (LDL).
Outro ponto é, ao ganhar peso, essa massa que adquirir se uma massa boa, massa magra e não gordura. Para isso, sempre aliado a dieta, temos os exercícios físicos. Nesse caso indicados para o ganho de peso, pois nem sempre os exercícios são sinônimos de perder peso.
Portanto conforme no primeiro post, respondendo a dúvida de um de nossos leitores, o André Philipe, existem sim dietas para ganho de peso, porém como sempre orientamos não adotar uma dieta sem segurança, sem acompanhamento e ir tomando suplementos de qualquer forma, sem prescrição e que pode sobrecarregar seu organismo. Procure seu nutricionista para ser programada uma dieta segundo suas necessidades, com acompanhamento, a ideal para você e o que é melhor com melhores possibilidades de alcançar seus objetivos.
Sempre tive um perfil mais magro que meus amigos, alias minha familia toda é magra… pai e mãe, tios e avós… Mesmo com uma dieta hipercalórica nunca consegui passar dos 67 kg (1,79 Alt.. Isso depende muito.. alguns nutricionistas disseram que no meu caso é só me manter saudável que o peso viria com o tempo… como depois dos 30 anos de idade. Mas eu já estou com 29 e com o mesmo peso a 10 anos..Sinceramente eu nao confio muito nessas dietas, se eu engordar 5 kilos, ao pegar uma gripe eu perco 7.. rsrsrs… Isso acontece porque meu metabolismo é rápido… e esse é um teste que as pessoas deveriam fazer antes de ser radical com o próprio organismo. Nada de medicamentos para engordar, isso com o tempo faz com que vc adiquira peso rápido… causando um transtorno pra você… Curta sua magreza como eu tenho curtido a minha… Quando algumas pessoas dizem: “- Nossa, Você é magro heim!” Eu digo “-Graças a Deus!”
É isso ae, Neto. Estou na mesma que vc. Porém mais magro ainda rsrs 1,79m e 62kg. Acontece muito de em uma semana eu variar entre 3kg minha massa. Na segunda peso 60kg, na quarta 62kg e na sexta 59kg rsrs e assim vai indo… Realmente, “Graças a Deus!” Melhor chegar aos 30 magro do que obeso. Acredito que é muito mais difícil perder peso que engordar. Tenho um amigo que tomou massa e não se controlou, agora tá gordo e não consegue emagrecer por nada. Ele tem a mesma idade e altura que eu. Ah, tenho 27 anos. Mas não há coisa melhor que ficar elegante em todos os looks… vestir 36, 38 e 40 😛 Viva os magros! Abraços.
Luiz seu amigo no minimo nao deve ter ido ao nutricionista e se foi nao seguiu as recomendações. Tomar suplementação nao é ir numa body shop comprar e seguir o rotulo. Tem que malhar ,isso se ele malhava. E o nutricionista controla todo mes e faz uma tabela que vc tem que seguir (pelo menos é assim comigo). E outra ele nao se controlou, do jeito que voce escreveu gera a impressao que todos que tomam suplementação ou massa ficaram obesos e nao é verdade.
E Neto dieta hiper calorica RESOLVE sim, sou a prova viva disso e conheço mais umas 100 pessoas que tambem sao.
so mais coisa, magro nao é sinonimo de saude e no Brasil nunca sera tendencia. (Y)
Falou tudo “Gu”, quando as pessoas pensam em ganhar peso, outros já associam em obesidade mas não é bem isso. Só pq a pessoa é magra não quer dizer que ela é saudavel, já o caso dessses dosi rapazes aí de cima, eles estão é bem desnutridos isso sim. Vcs deveriam estar pesando entre 75 e 80kg, isso sim seria ser uma pessoa saudavel. Eu faço academia e tomo suplementos e estou muito feliz com os meus 80kgs. Tenho força e pique para aguentar toda a minha rotina de trabalho, faculdade, academia, futebol americano, etc.. sem reclamar uma vez se quer. Enquanto os “graças a deus” são mais frageis, eu passo a impressão de ser mais resistente.
Bom, tbm sou hiper magro, 1,80m e peso 62 quilos. Não é opção minha ser magro, como bem, tenho uma dieta normal, como fast food mas tbm consumo alimentos naturais, n sou cheio de regrinhas sobre o que posso e não posso comer, como e acabou. Mas n saiu desse peso por nada. E se for preciso malhar para ganhra peso, morrerei magro, pq acho muito chato e monotono academia, ou qualquer outro esporte.
E só para constar meu IMC é 18, estou super dentro do normal, então não estou com peso baixo. Não fico doente sempre, pego uma gripe uma vez ao ano e são sempre simples.
Ai, é cansativo neh ver as pessoas discordando de um profissional que fala tudo com fundamento científico…aff.
Concordo com o comentário acima, fica dificil discordar de alguém que estudou, trabalha com isso, tem propriedade em falar do assunto. Fora que os comentários estão muito fora do que o autor quis mostrar, ele não diz nada para ser obeso, muito menos obriga alguém a seguir algum método, pelo o que entendi é uma orientação e está sanando uma duvida de alguém daqui mesmo que havia perguntado. Pessoal tem que ler mais e deixar de ser leigo, fora que essas medidas dos caras que comentaram contra são muito de caras do meio GLSBT, desculpe mais é a verdade, se vocês gostam se mantém assim oras, agora não fiquem atacando o cara.
rysos!
Pessoal bom dia!
Como combinado estou aqui no sábado para ler os comentários e responder algumas dúvidas e passar um retorno pra vocês. Percebi que as últimas matérias como Perda de peso ideal e agora a Dieta para ganho de peso, geraram polêmicas. Isso é bom por que mostra que se preocupam com saúde e estão lendo os textos e interagindo, o que não pode pessoal é excedermos os limites e nos atacarmos, querermos ser os donos da verdade e ofender, afinal vivemos em troca de informações e isso é bom para crescimento pessoal.
Quero novamente frisar que estudei e estudo pesquisando e vivendo nas experiências do dia a dia para escrever tudo o que publiquei até aqui, com todo cuidado e carinho para ser seguro e promover o despertar para o cuidado à saúde.
Em nenhum dos dois textos quis obrigar ou enfatizar que ser magérrimo é o ideal ou ser gordo seja saudável. Ocorre que nos dias de hoje as pessoas tem necessidades e dentre elas a psicológica e estética. Muitas vezes o individuo está com um bom peso, boa saúde, mas gostaria de emagrecer mais ou ganhar um pouco mais de massa, nada contra, desde que os métodos utilizados sejam saudáveis de forma a não afetar a saúde que pode estar em boas condições. Quem se sente bem da forma que está, ótimo, não estou aqui para mandar em ninguém, porém o objetivo é através de informações e dicas ninguém cair em “contos” de produtos milagrosos, de métodos prejudiciais a saúde para alcançar certos objetivos, fora que esses assuntos foram sugestões de leitores que logo no inicio dessa parceria com o MPH solicitaram que falasse dos temas e se assim fizeram é que há pessoas com duvidas e será útil a elas.
Novamente relembro que tenho percebido nos comentários que a maioria pensa muito no hoje e na nutrição pensa sim no hoje, mas também no futuro. Há certas decisões que no hoje podem parecer à solução correta para você, porém que daqui uns anos podem o tornar um eterno doente. PENSE NISSO.
Oriento que nos tratamentos relacionados a nutrição, procurem um NUTRICIONISTA.
Agradecido,
Ricardo Freire – Nutricionista
CRN 09100424
Concordo com os dois primeiros, como pra caramba e tenho muita facilidade de emagrecer, mas sempre gostei de mim magro 1,83 e peso 73k , mas se engordasse uns 5 kl ficaria feliz. E ainda entro em roupas de 15 anos atras como meu macacão jeans que tenho desde os 22 anos e hoje estou com 39. abç a todos.