camisa-manga-curta-estampada

Estampa nunca sai de moda. O que muda é a padronagem de coleção para coleção, estação para estação ou ano para ano. Para nós homens, principalmente o floral e o listrado. Ok? É o que está pegando nas passarelas internacionais e o que veio para cá. Nada mais.

É “um tal” de eu receber perguntas se onça está na moda? Animal print não foi ditado como tendência para 2019 por cool hunters e ninguém mais. Se na moda feminina elas vão usar onça, não sei. Mas na moda masculina TENHO CERTEZA QUE ESSE ANO, NÃO.

Superada a questão de qual estampa vestir, vamos tratar propriamente da camisa estampada.

Eu particularmente curto pakas. Tenho várias. Uso no verão ou no inverno. Camisa estampada é cor, alegria, vida e combina com o nosso país, com a nossa cultura e, óbvio com ambientes descontraídos, como bares, clubes, shoppings e cinemas.

E para não ter dúvidas na hora de usar temos 5 dicas quentinhas para você que já usa ou que quer introduzir essa peça nos seus looks.

Estampando a informalidade

camisa-estampada

Quando pensamos em camisas estampadas temos de ter mente o seguinte: elas são indicadas para ocasiões informais.

A casualidade é a resposta que você precisa para saber onde usá-la. Não podemos fechar todos os ambientes a ponto de pensar que elas nunca podem ser usadas no trabalho.

Um advogado, um engenheiro ou um médico jamais poderá vesti-la enquanto estiverem trabalhando, mas um publicitário, um tatuador ou um jornalista sim. Então, ao contrário do que muitos falam, há certos tipos de profissões que admitem um visu mais descolado.

Ela não cola com alfaiataria, mas cola com estilo casual.

Como unha e carne o estampado não desgruda do liso.

camisa-estampada-look-streetwear

Qualquer que seja a estampa só por já ser um tipo de desenho, ela já fica mais difícil de combinar.

Estampa com estampa é da hora? Em certos casos sim. Mas nem todos têm uma percepção para fazer esse tipo de combinação sem deslizar em pista de kart molhada e derrapar.

Como unha e carne ou cu e calça, o estampado não desgruda das padronagens lisas. Jeans ou sarja são os tecidos mais bacanas. Uma peça básica e em uma única cor na parte de baixo equilibra e dá harmonia ao look, evitando exageros, excessos ou erros.

A camisa estampada, por si só, já é chamativa, por isso escolha cores neutras (branco, preto, marrom, etc.).

Esfriou, vai de calça.

look-masculino-com-camisa-listrada-vertical

Imediatamente quando em pensamos em camisa estampada, associamos ao calor, ao verão, à praia ou à piscina. Logo, vem à mente os shorts.

Mas ué, no outono/inverno, as camisas estampadas não somem não. A camisa listrada estará ai, assim como o floral. Você não vai deixar elas mofando no guarda-roupa, mesmo porque ano que vem talvez elas nem sejam mais usadas.

Pow cara, então vai de calça jeans ou sarja.

Qualquer tipo de jeans, desde que liso (sem aplicações, rasgos ou aviamentos), claro ou escuro vai bem com camisa estampada. As calças de sarja também ficam muito bem. Só cuidado com as cores chamativas, como vermelho ou amarelo (ficam muito over).

Pense com os botões o que quiser.

camisa-manga-curta-estampada-masculina

A questão dos botões era bem fechada até um certo tempo. Deixava o último aberto e ponto.

Daí veio a onda hipster que fechava todos os botões. Ela passou, mas a onda das camisas estampadas não.
Hoje você pode pensar com os botões o que quiser. Todos fechados, um aberto, vários abertos ou fechados de forma assimétrica (de modo a dar a impressão de que um lado da camisa é diferente do outro, isto é, maior).

Ou seja, com botões não tem caô.

E a modelagem fica como?

look-camisa-estampada-streestyle

Modelagem é diferencial na hora de se vestir bem. O caimento e ajuste das peças fazem a diferença.

A moda vive um momento e paradoxos. Modelagens slim contrastam com modelagens overs. O slim é da alfaiataria e o over é do esportivo. No caso da camisa estampada ela segue mais a alfaiataria.

Só que não necessariamente ela precisa ser slim. A modelagem dela é mais flexível por ser uma peça mais casual. Um pouco mais solta, leve e despojada. A camisa estampada é assim. Lógico que não é largona e relaxada, mas é mais leve que a modelagem slim.

listras-verticais

Pensou em estampa? Listrado ou floral. Só que sem pagar mico na hora de usar a sua camisa estampada tão desejada (até rimou! Rsrsrs). Legal é fazer uma combinação harmônica e suave. Nós lhe demos os passos certos, é só seguir. Estampa as estampas na cara da sociedade sem dó e sem erro.

Escrito por Diogo Rufino Machado
Ariano. Apaixonado por moda masculina e música eletrônica. Advogado. Jornalista de moda e blogueiro nas horas vagas.