streetstyle-white-pants

O Gui comentou comigo que recebe bastante dúvidas sobre dicas para quem tem pele negra. Relutei em escrever sobre o assunto por alguns motivos… Primeiro, não sou percebida como negra, mesmo tendo ascendência africana. Não conheço a cultura e, por respeito, não falo sobre o assunto e não quero ofender quem tem propriedade e fazer um texto leviano que possa causar viés de compreensão. Segundo, sou Consultora de estilo e trabalho com coloração pessoal, que independente de a pessoa ser branca, negra, amarela, vermelha, rosa, pink ou azul (rs), identifica as pessoas por sua tonalidade de pele portanto uma pessoa negra e uma pessoa branca podem ser favorecidas pela mesma paleta de cores.

Por exemplo, uma amiga minha branca é Primavera pura, a mesma paleta de cores que a Beyoncé, portanto para nós Consultoras, pessoas são favorecidas pelas cores baseadas nos contrastes que a cor do olhos, dos dentes, das sobrancelhas (…) fazem com a pele, se a pessoa tem o tom mais frio, ou mais quente, tendo inúmeras variáveis que não tem nada a ver com ser negro, branco, amarelo, vermelho, roxo ou azul (rs).

men-style-streetstyle

Mas, mesmo com tudo isso, resolvi escrever este post por um motivo. Assisti a um programa de tv, desses de arrumar a pessoa, e a moça, negra, se recusava a usar preto. Porque, segundo ela, negros não podem usar preto. Achei aquilo uma agressão, então pensei que talvez algum de vocês possa compartilhar deste tipo de pensamento. E posso te afirmar: negros podem usar a cor que tem vontade. Agora se você quer descobrir quais cores te favorecem, você pode me contratar e faremos uma coloração pessoal maravilhosa e você vai descobrir uma paleta de cores para facilitar sua vida! Rs

Para o trabalho:

Trabalho

Pode marrom, pode azul, pode o que você quiser.

Blazer e cores:

blazer e cores

Ainda para o trabalho, pode ousar na cor, que ilumina o rosto, e nas estampas.

Casual day:

casual2

Looks para trabalhos mais informais ou casual day.

Final de semana:

Casual

Looks mais ousados, mas ainda mantendo o pretinho básico.

Os alinhados:

Arrumadinhos

Aqueles que gostam sempre de manter a linha.

Fashionista:

EStilosos

Muito estilo é sempre bem-vindo!

Cores claras favorecem? Sim, toda pessoa com cores claras próximas ao rosto fica iluminada, portanto é uma dica interessante para quando você quer este tipo de recurso.

Outro mito que ronda por aí, pode usar marrom ou tons neutros como cinza e marinho? Pode! O que não pode é deixar de usar o que tem vontade por causa de gente linguaruda falando bobagem por aí.

Escrito por Marci Marciano
Consultora de estilo, nerd e viciada em séries. Gosta de falar sobre moda, estilo e relacionamentos. Acredita que todos podem usar aquilo que quiserem, por isso traz dicas para deixar o dia a dia de vocês mais prático e democrático.