Fala Galera, beleza?
Eu não estou muito bem não, hoje mais cedo tive que ir resolver alguns compromissos e me deparei com um rapaz usando uma camisa xadrez vermelha, calça vermelha e (por incrível que pareça) um par de tênis também vermelhos. E isso tira a minha paz de espírito. Sabe, tudo bem você usar a mesma cor em pontos diferentes do visual para uniformizar, mas no look todo? E é por isso que decidi fazer esse post sobre como combinar cores diferentes sem parecer que não entende nada de moda.
Eu não vou me aprofundar na origem das cores e de como se faz cada cor usando tinta guache e muito menos sobre termos técnicos, mas tenha essas duas coisas em mente: “Cores Complementares” e “Cores Análogas”.
Mas o que é isso? É de vestir?
Quase. Cores complementares, são como diz o nome, cores que se complementam ou, melhor dizendo, cores que oferecem maior contraste entre si. São aquelas cores que criam um visual vibrante e animado.
Já pra um look mais sereno pode se usar as cores Análogas, que são as cores vizinhas no ciclo cromático. (Logo abaixo) Elas são parecidas e mantem um visual uniforme.
Bom, agora que vocês sabem quais são as cores complementares e as análogas, vamos combinar sem parecer um palhaço procurando emprego.
As Análogas são as mais fáceis e eu não vou falar muito. Por exemplo, se esse rapaz que eu vi hoje estivesse usando uma camisa Rosa Salmão, pêssego ou até mesmo laranja o look iria ficar bem melhor, não?
Segue abaixo alguns looks pra se inspirar:
Reparem na camisa Polo vermelha com a blusa rosa amarrada na cintura, e nos 3 tons de azul no carinha do meio. A calça chino com o sapato marrom também ficam show. 😉
Azul com verde sempre vai ser uma combinação perfeita, ainda mais se for num tom escuro, dá mais sobriedade pro look.
O verde com variações do mesmo fica show e sem parecer um limão, o sapato branco é um ponto de fuga. Com o cinza fica mega cool também.
Pra combinar cor complementar é mais fácil ainda e deixa o look bem mais animado , se souber combinar é claro. E tem uma dica pra caso você não queira ficar analisando tom e essas coisas todas. Só fazer uma seta na diagonal no ciclo cromático (como no exemplo) e pronto e vai ter cores complementares que vão deixar seu visual perfeito, seja pra usar nas peças principais ou em em detalhes, cachecol, estampa, meia, cinto, chapéu, enfim.
Só recomendo que copiem esses looks se tiverem muita confiança, porque admito que não é pra qualquer um todas essas cores, porém é importante lembrar que preto, branco e suas variações são cores neutras e e podem e devem ser usados na maiorias dos visuais coloridos.
O verde claro com esse tom laranja se abraçam e criam uma combinação confortável e animada.
Olha o verdinho ai de novo! Desta vez contrastando com vermelho e super cool.
Direto da passarela umas ideias pra usar o azul com o amarelo, e claro, você não precisa usar no look todo.
Colaboração: Vinicius Silva.
Muito Obrigado! pela dica.
Prometo vou tentar colocar ela em prática.
abraços
http://www.sasadiromanno.com/
Grande dica, mas fiquei com uma dúvida:
No quadro acima, as cores análogas são apenas as imediatamente adjacentes?
Percebi que tenho uma tendencia a gostar mais de looks com cores análogas rsrs
O look ke “tirou sua paz de espirito” é simplemente perfeito.!!
Adoro looks monocromaticos com uma pegada fashion e nao simplemente beges por pura preguiça.
Embora beges com peças de pesonalidade tbm são incriveis.
Amigo esse look é só ilustrativo, adorei ele aliás! haha. O look que tirou minha paz de espírito era um com uma camisa xadrez totalmente vermelha, com variações de vinho e vermelho, não vermelho e branco.