Como fazer o churrasco perfeito

O fim de semana está chegando e nada melhor do que um bom churrasquinho para reunir os amigos, não?

E para você que ainda tem receio na hora de ser o “churrasqueiro da vez”, aqui estão algumas dicas para um churrasco perfeito.

Calculando a quantidade certa de carne

Sempre acontece de faltar ou sobrar carne. O ideal é sempre sobrar um pouquinho ou realmente acabar toda a carne, mas com todos os convidados satisfeitos. Mas para não acontecer de sobrar muita carne ou faltar, você precisa saber se a maioria dos convidados são homens, mulheres ou crianças.

Adultos:
Certos adultos comem pouco, enquanto outros podem consumir até 1 kg de carne. Para não errar, calcule uma média de 500g por adulto. Desse total, 150g podem ser de linguiça, 50g de frango e o restante de carne vermelha: picanha, maminha, alcatra ou outras de sua preferência.

Crianças:
Até os 7 anos, elas costumam comer uma média de 150g. Entre 7 e 10 anos, consomem 250g. A partir dos 10 anos de idade, conte como se fosse um adulto.

Preparando o churrasco

Lembre-se que o fogo da churrasqueira deve ser aceso 30 minutos antes de você começar o churrasco. Coloque a carne somente quando o carvão estiver em ponto de brasa.

A carne deve ser temperada da seguinte forma:

Espalhe sal grosso na carne e na gordura, mas bata o excesso. Isso deve ser feito 5 minutos antes do churrasco. Nada de salgar na noite anterior, senão o sal suga os líquidos da carne e a deixa totalmente dura e seca.

Para quem gosta de um tempero mais forte, o chimichurri pode ser uma ótima opção:

O chimichurri é um molho à base de cebola, alho, salsa, cebolinha, orégano, mostarda, louro e pimentão. Você pode encontrar o tempero já pronto para comprar na maioria dos mercados.

Faça o churrasco

Com o fogo já aceso, a carne temperada, é só colocar as carnes no espeto e/ou na grelha.

Mantenha a gordura. Apesar de muitos não gostarem da gordura, lembre-se que é importante mantê-la durante o churrasco, de preferência virada para cima para que ela derreta penetrando na carne e deixando-a macia.

Cuide das carnes e lembre-se de virá-las sempre. É fácil ficar distraído durante o churrasco e esquecer as carnes na churrasqueira. Tente ficar atento. Quando a parte de baixo estiver dourada, é hora de virar a gordura/outro lado da carne para o fogo.

Não fure a carne ao virá-la. Qualquer incisão e os sucos da carne escorrem ainda mais e a carne tende a ficar mais seca e dura. Use um pegador e não o garfo.

E, por fim, quando todas as carnes estiverem ao ponto desejado, é só servir da forma que você ou os convidados preferirem. O que não falha é cortar as carnes vermelhas em tiras finas, a linguiça em rodelas e o frango em pedaços inteiros.

Bom churrasco!

Guilherme Cury

36 anos, taurino, blogueiro e músico nas horas vagas. Criou o MPH há 10 anos com o objetivo de trazer as principais novidades do universo da moda masculina para o homem que se importa com o que veste.

Deixe seu comentário:

Posts recentes

5 dicas para ser um homem mais cheiroso da cabeça aos pés

Hummm!!! Sinto cheiro de conteúdo bom no ar e se esse texto apareceu para você…

% dias atrás

Rotinas de cuidado que você esquece de fazer, mas que podem mudar sua vida!

Impactante demais achar que uma simples rotina de cuidado mudará sua vida. Mas muda viu,…

% dias atrás

Como aplicar protetor solar corretamente

Um produto que não é negociável dentro da rotina skincare é o protetor solar. Sua…

% dias atrás

Melhor perfume masculino do mundo

Definir qual é o melhor perfume masculino do mundo é uma tarefa desafiadora, pois o…

% dias atrás

5 Atributos masculinos que as mulheres adoram

Se você é um homem que está interessado em conquistar o coração de uma mulher,…

% dias atrás

10 Dicas Para Parecer Mais Bonito

Com tantos programas de transformação na TV, cosméticos anti-idade e a obsessão geral em parecer…

% dias atrás