oculos-de-sol

Eis uma questão que surge na cabeça de muita gente. Tanto é verdade, que está -literalmente- na cara da pessoa que ela não soube escolher os óculos de sol ideais na hora da comprar, ou sequer se atentou a modelos, formatos, combinações e arranjos.

Só parar para olhar as proporções (grande e pequeno) não basta. Lógico, isso é o mínimo, mas tem gente que nem isso faz. Resultado: os óculos ficam totalmente desproporcionais ao rosto.

Sempre que trabalhamos com peças ideais, sejam elas de roupas ou acessórios, é necessário autoconhecimento do seu biótipo físico.

De novo, insisto em dizer que a ajuda de especialistas podem contribuir nessa etapa de conhecimento e descoberta das suas características individuais. Logo, a ajuda de profissionais como visagistas e personal stylists (achei difícil esse plural!) são essenciais.

Basicamente dentro do visagismo existem 6 formatos de rostos principais. São eles: rosto quadrado, rosto retangular, rosto redondo, rosto oval, rosto triangular e rosto coração ou triângulo invertido.

Por que falamos em 6 formatos principais de rosto? Porque há alguns que ficam no meio-termo. Quando isso acontecer preste atenção nas linhas do teu rosto. Nesse caso, repare se elas são mais ou menos angulares e se deixam o rosto mais ou menos redondo.

Saiba qual é o seu tipo de rosto

Vamos então ao segundo passo para se atingir o equilíbrio visual entre a peça e o rosto, que é a escolha da peça correta de acordo com o seu tipo de rosto.

Primeiro, aquela historinha de que os óculos não pode tampar a sobrancelha não é real. O que se deve impedir é que os óculos sejam muito grandes a ponto de impedir que suas expressões faciais não apareçam.

As possibilidades de modelos de óculos são infinitas, mas vamos citar os modelos principais e que estão mais em alta no momento, como quadrado, redondo, retrô, clubmaster, aviador, wayfarer, etc.

Rosto quadrado:

Rosto Quadrado

O rosto quadrado apresenta uma simetria entre altura e largura muito grande, sendo praticamente iguais. O queixo é bem definido e a mandíbula tem uma linha bem forte, do mesmo tamanho ou quase do mesmo tamanho que a testa.

De início essa é uma dica implacável. No geral, você deve quebrar um pouco as linhas do rosto. Por isso, quem tem rosto muito redondo deve usar óculos com linhas retas e vice-versa… No caso do quadrado, as linhas devem ser mais torneadas, pendendo para o redondo. ASSIM FICOU FÁCIL NÉ?

Logo, quem tem rosto quadrado tem que usar óculos mais redondos.

Modelos que combinam: Aviador, redondo, retrô e outros modelos mais arredondados.

Rosto retangular:

Rosto Retangular

O rosto retangular diferencia-se do rosto quadrado só porque tem a altura maior que a largura, mas as linhas são iguais as do rosto quadrado, então as dicas repetem-se.

Modelos que combinam: Aviador, redondo, retrô e outros modelos mais arredondados.

Rosto redondo:

Rosto Redondo

O rosto redondo é bem característico: circular, como se fosse o formato de uma bola. Ele não possui traços angulares, com delimitação de testa, queixo e maxilar.

Para quebrar o formato do rosto, temos que usar linhas retas aqui e óculos sem formatos arredondados.
Modelos que combinam: Wayfarer, Clubmaster e Quadrado.

Rosto Oval:

Rosto Oval

Embora tenhas características parecidas com o rosto redondo, o rosto oval nada tem a ver com ele. Por ser mais comprido e alongado, ele é o rosto perfeito para escolher óculos de sol, porque combina com todos os tipos de óculos.

Modelos que combinam: Todos.

Rostos triangular e triângulo invertido:

Rosto Coração/Triângulo Invertido

Aqui englobamos dois tipos de rosto. O triangular e o triângulo invertido. Os dois são opostos, mas possuem as mesmas linhas. Eles têm a angulação bem definida. Logo, a aposta fica por conta de peças que não sejam muito retas. A armação deve ser da mesma largura ou um pouco mais estreita que a testa. Use hastes mais baixas.

Modelos que combinam: Aviador, redondo e retrô.

Só erra agora quem quiser, não é mesmo? Vamos aproveitar o sol com os óculos mais estilosos, modernos, na moda e, acima de tudo, harmônicos com o nosso rosto.

Escrito por Diogo Rufino Machado
Ariano. Apaixonado por moda masculina e música eletrônica. Advogado. Jornalista de moda e blogueiro nas horas vagas.