Como escolher o melhor shampoo para cuidar dos cabelos

Muitas vezes, os problemas capilares são resultado da escolha do shampoo errado, do uso incorreto do shampoo, ou até mesmo da escolha do shampoo errado para o seu cabelo. 

Existem vários indicadores no cabelo que indicam que algo está errado com ele: falta de vida ou volume, falta de brilho ou sujeira excessiva, queda de cabelo ou caspa.

Às vezes, especialmente nos últimos casos, o uso de um shampoo anticaspa pode ser a solução para melhorar a saúde do seu cabelo. 

Escolher o melhor shampoo para cuidar dos cabelos é uma tarefa que exige conhecimento prévio do seu tipo de cabelo. 

Nos casos em que o cabelo cai, um shampoo antiqueda, também pode ser muito útil, mas você deve prestar atenção a estes sintomas, pois eles também podem ser solucionados com outros produtos complementares e até mesmo nutricionais, que promovem e fortalecem o crescimento do cabelo.

Necessidades específicas de acordo com o tipo de cabelo

Os shampoos e produtos certos para o seu tipo de cabelo muitas vezes não são escolhidos. Às vezes, atraída pelo aroma, pela embalagem ou pelo preço, você compra um produto que não é adequado para o seu cabelo e depois vê as consequências. 

No fim das contas, como todo mundo quer exibir seus belos cabelos, o que importa aqui é conhecer as necessidades específicas de cada tipo de cabelo para escolher os produtos certos para cuidar deles.

  • Se você tem cabelos lisos, deve tomar cuidado para que eles não fiquem ressecados e com pontas duplas, evitando assim o frizz e sua deterioração. Penteie-o com escovas de cerdas naturais, macias e separadas. Não é recomendado o uso de grampos de cabelo, cremes para pentear gordurosos ou produtos que contenham substâncias químicas.
  • Se o seu cabelo for ondulado, ele deve ser desembaraçado com cuidado quando molhado e tratado com cremes ou óleos após a lavagem. Não é recomendável usar fixadores, géis ou sprays, pois eles ressecam o cabelo, enfraquecem-no e promovem o aparecimento de frizz.
  • Se o seu cabelo afro for grosso, recomenda-se usar shampoo com pH balanceado e sem sulfato, aplicar produtos nutritivos e hidratantes desde a raiz e desembaraçar suavemente o cabelo quando molhado. É prejudicial aplicar produtos com hidróxidos para alisamento.
  • Se você tiver cabelo afro moderado, é essencial cuidar dele com produtos especializados que o nutram. Não é aconselhável aplicar produtos de alisamento com hidroxi ou queratina.

Tipos de caspa

A cada duas semanas, as células do couro cabeludo se renovam e são eliminadas naturalmente. Às vezes, devido a certos fatores emocionais ou hormonais, doenças, uso de produtos agressivos, entre outros, este processo é acelerado produzindo um acúmulo de células mortas no couro cabeludo.

Esta condição é bastante comum e é chamada de caspa. Ela aparece como uma descamação, na forma de partículas brancas, que se desprendem da pele. 

Ela pode ser oleosa ou seca. Se for oleosa, pode ser causada por excesso de sebo ou por um tipo de fungo microscópico, que inflama e faz a pele descamar. 

Se for seca, é causada pelo uso de shampoo e produtos agressivos para o cabelo e pode ser tratada com um shampoo anticaspa. 

As pessoas que sofrem de psoríase apresentam essa descamação, um produto desta patologia.

Se o cabelo tiver caspa, isso pode ter um impacto na qualidade de vida, pois é constrangedor e sua aparência é visível, mas existem soluções muito eficientes. 

Que tipo de cabelo é mais afetado pela caspa?

A caspa aparece com mais frequência nos homens, pois a dermatite seborreica ou as condições do couro cabeludo são mais comuns nos homens devido ao seu tipo de pele.

Por outro lado, todos os tipos de cabelo podem sofrer com a caspa, pois o aparecimento deste pode acontecer por fungo ou questões genéticas e se desencadear a qualquer momento. Entretanto, as peles oleosas ou irritadas e as mais secas têm uma tendência e são mais sensíveis a sofrer com isto.

Diferentes shampoos anticaspa: identifique o certo para o seu cabelo

Para se livrar da caspa, primeiro é aconselhável reconhecer o tipo de caspa e depois o tipo de cabelo. Neste sentido, a escolha de um produto comercial recomendado por um farmacêutico pode funcionar, mas, se isto não acontecer você deve consultar um dermatologista para que possa tratá-la corretamente. 

Bons produtos deixarão seu cabelo macio, brilhante e limpo sem ressecá-lo. Se a caspa for seca e você tiver cabelos secos, um shampoo anticaspa suave para couro cabeludo sensível com pH fisiológico manterá o equilíbrio natural do seu cabelo e evitará mais descamação.

Se o seu couro cabeludo for oleoso, o dermatologista poderá recomendar um shampoo de microesfoliação ou esfoliante para remover os flocos do couro cabeludo.

Pode ser adicionado um produto antifúngico, loções ativas contra o fungo que promovem a reprodução excessiva e a inflamação ou que normalizam a produção das glândulas sebáceas ou aliviam a vermelhidão e a coceira. 

Principais dicas para controlar e prevenir a caspa

  • Lave os cabelos diariamente, massageando-os suavemente com as pontas dos dedos para soltar os flocos, sem esfregar ou usar as unhas, que podem machucar o couro cabeludo.
  • Siga as instruções dos produtos que você usa, deixando-os agir pelos minutos indicados ou enxaguando-os adequadamente.
  • Alternar o uso destes shampoos especiais com outros shampoos suaves, como o shampoo antiqueda de cabelo, pode ser uma boa combinação para solucionar o seu problema.
  • Tente não secar o cabelo com o secador e, se necessário, faça-o em uma temperatura baixa. 
  • Evite usar produtos que deixem o cabelo gorduroso ou oleoso. 
  • Ficar estressado não ajuda em nada, portanto, encontrar maneiras de manter a calma pode ajudá-la a se sentir melhor.
  • Ter uma dieta rica em vitamina B e zinco também ajuda a prevenir o problema. 
  • As necessidades do cabelo também mudam, portanto, alternar o uso de outros shampoos pode ajudar e adaptar a rotina ao que o cabelo precisa.
36 anos, taurino, blogueiro e músico nas horas vagas. Criou o MPH há 10 anos com o objetivo de trazer as principais novidades do universo da moda masculina para o homem que se importa com o que veste.
Post criado 2929

Posts Relacionados

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.

De volta ao topo
7 Melhores Perfumes Árabes Masculinos 10 sobrenomes que indicam que seus ancestrais eram Egípcios CAMISA MASCULINA DE CROCHÊ ESTÁ EM ALTA 7 PERFUMES MASCULINOS PARA O VERÃO Ano Novo: As cores e seus significados