Categorias: cuidadosdicasocial

Como cuidar do sapato social masculino

Tem gente, assim como eu (advogado) que tem de usar sapato social todos os dias da semana. Certas profissões requerem essa formalidade (advogados, empresários, bancários etc.). Outros, já usam social vez ou outra em certas ocasiões, porque há determinadas ocasiões que só vamos com eles. Formaturas, casamentos ou outros eventos onde só eles andam com os caras. Logo, mesmo por mais esportivo que seu estilo seja ou por mais minimalista que seu closet se faça, um sapato social você há de ter.

Mas não basta ter. Tem que saber cuidar. O sapato social é quase sempre de couro e, por ser um material que não é sintético exige alguns cuidados específicos, tanto para durar mais quanto por questões de higiene da peça. Lembrando que o primeiro lugar que uma mulher olha em um homem é no sapato.

Só que além de se ter um sapato social, é importante saber cuidar dele. E a maioria dos homens não sabem ou não ligam para isso. Antigamente até existia profissão de engraxate, que limpava e lustrava o sapato dos homens. Hoje, é cada um por si. E nós como nunca queremos pisar em falso, vamos sempre cuidar bem do nosso sapato social e da maneira correta. Por isso, a gente vai pisar nos cuidados com o sapato social aqui. Bora se ligar em tudo?

Ter mais de um par de sapato é a primeira condição para ter sapatos bem cuidados.

Se você é daqueles que só usa sapato social de vez em nunca. Ok, pule esse item. Mas se você depende dele no dia a dia. Infelizmente você vai ter que conhecer o rodízio de sapatos.

O couro é um material que transpira pouco e retém umidade, logo para que ele seque e não fique com chulé, é necessário usar dia sim, dia não, o calçado. O rodízio é condição de sobrevivência da peça.

Saber limpá-lo, por favor!

Tudo suja, a menos que você não use. Com o sapato social não seria diferente. E como limpar o sapato social?

SAPATO SOCIAL NÃO SE LAVA, NUNCA. Você tem duas ocasiões: uma poeirinha superficial, que você pode ser retirada com uma escovinha de cerdas macias. Ou uma sujeira mais profunda, como por exemplo, cair algum líquido e ficar marcado. Nesse caso, use uma flanela úmida.

Lembrando que sapato social não se lava, mas se pisar na merda, tem que lavar e esfregar a sola. Nem escovinha nem flanela vai resolver. Aliás, a sola pode ser lavada desde que não se molhe o couro da parte de cima.

Antes de engraxar, tem que hidratar.

Você já devia estar pensando que o próximo passo seria engraxar, mas não. Antes de engraxar, é necessário hidratar o couro. O couro nada mais é que uma pele e precisa estar sempre hidratado para manter a sua maciez bem como o aspecto de novo. Pois é, a cada 3 meses pelo menos você terá de se valer do hidratante para couro.

Parece tonto, mas você sabe engraxar seu sapato corretamente?

Se você é daqueles que acha que basta simplesmente aplicar o produto de qualquer forma e que engraxar sapato é igual pintar está errado. Você deve passar a graxa com um pano e fazer movimentos circulares.

Como já dissemos não se molha a parte de cima do sapato social.

Evitar água é condição “sine qua non” de sobrevivência da sua peça. Tudo que na lavagem você consegue fazer isso. Mas vai que chova? Evite sair na chuva com ele. Se não dá? Se você teve de sair mesmo assim e molhou, passe um pano para retirar o excesso de água, após o coloque em local arejado para secar e com um jornal por dentro, para absorver da umidade.

O sol é um veneno para o sapato social

Como já dissemos couro é uma pele, logo com exposição prolongada ao sol, ele racha bem como desbota. Ninguém fica exposto ao sol a ponto disso, mas as pessoas erram quando tomam chuva ou pisam em uma poça, deixando o sapato secar no sol. O ideal é sempre secar na sombra.

Onde você guarda seu sapato, faz total diferença!

O ideal é guardar os sapatos em lugar seco e arejado, para que ele não mofe (crie fungos). Melhor ainda é se você conseguir usá-los uma vez ao mês para que ele pegue sol.

Se você usa pouco, mantenha o papel da fabricação na peça.

Tem gente que a primeira coisa que faz quando usa um sapato é jogar o papel que vem dentro fora. E isso é um grande erro quando a peça fica guardada porque esse papel tem a função de evitar que a peça se deforme, engruvinhe ou que altere as dimensões. Você pode botar um jornal caso tenha jogado esse papel fora, mas há também formas de madeira e específica para isso.

Você sabe o que é calçadeira? Tenha uma.

Calçadeira é um objeto que ajuda a calçar o sapato e que evita ficar forçando-o com as mãos. Forçar faz com que o calcanhar fique estragado.

E aí prontos para cuidar do seu sapato social como se fosse filho de vocês?

Diogo Rufino Machado

Ariano. Apaixonado por moda masculina e música eletrônica. Advogado. Jornalista de moda e blogueiro nas horas vagas.

Deixe seu comentário:

Posts recentes

A importância de ter um ícone de inspiração!

Quando me pedem dicas de como "melhorar o estilo" ou até "ter mais estilo", uma…

% dias atrás

23 Inspirações de Tatuagens no Rosto

As tatuagens já fazem parte do visual do homem moderno. Mas de uns tempos para…

% dias atrás

Como usar Boina Masculina

Acho que todo mundo conhece a boina masculina, que é um mix de chapéu com…

% dias atrás

Overshirt Masculina: O que é e como usar

Overshirt é um mix de camisa com jaqueta. Na realidade tem formato de camisa e…

% dias atrás

A internet está transformando ‘A Grande Família’ em anúncios da Gucci e o resultado é genial

Como já falamos por aqui, a GUCCI tem criado campanhas há um bom tempo com…

% dias atrás

A importância da higienização bucal durante a pandemia

Tem sido cada vez mais pautado, principalmente depois do começo da pandemia, a importância da…

% dias atrás