A quinquagésima quarta edição da Casa de Criadores terá abertura no dia 24 de julho, com desfile de estilista paulistano Alexandre Herchcovitch, e continua entre os dias 26 e 30 de julho.
A CDC nº 54 volta a se espalhar pelo centro de São Paulo, partindo do Vale do Anhangabaú para outros pontos icônicos do entorno como o Viaduto do Chá, a Praça Ramos de Azevedo, a Biblioteca Mário de Andrade e a Galeria Prestes Maia. As apresentações programadas para o Vale do Anhangabaú entram no calendário de eventos culturais do espaço, sempre abertos ao público, sendo que serão disponibilizados 250 ingressos gratuitos para cada sessão de desfiles do dia, que poderão ser retirados por meio do site Ingresse.com, sujeitos à disponibilidade.
Já na Galeria Prestes Maia, às 11h30, da quarta-feira 24 de julho, no Salão Almeida Júnior, acontece o desfile da Herchcovitch;Alexandre, apenas para convidados e imprensa.
Dentre os principais destaques da edição 54, estão Nalimo, com a constância e coerência do trabalho e a abordagem da cultura indígena, Mônica Anjos, que prestará homenagem à linguista e escritora Conceição Evaristo, além de Rober Dognani, Sukeban, Le Benites, Studio Ellias Kaleb, Guma Joana, Jal Vieira Brand, Guilherme Valente. Estreantes na temporada, Lourrani Baas, N/E* Recycled e Ofegallery trazem representatividade transsexual e preta.
Ao todo, a Casa de Criadores 54 oferecerá espaço para cerca de 10 estilistas transgênero e marcas que abordam questões raciais em suas narrativas, como Studio Ellias Kaleb, Visén, NotEqual, Jal Vieira, MOCKUP, DCRLHS, VOUASSIM, Berimbau Brasil e Estúdio Cena. O evento mantém, como seu cerne, a promoção de um ambiente no qual designers de diferentes origens, identidades e estilos podem mostrar suas criações. A diversidade reflete uma ampla gama de influências culturais, estéticas e sociais, permitindo que diferentes perspectivas sejam representadas no cenário da moda.
Outro destaque entre os estilistas que tratam de questões étnicas é a marca veterana Shitsurei, que se baseia na vivência nipo-brasileira, incluindo, em todas as suas coleções, esse viés racial. Para a linha que será desfilada, máscaras do teatro Noh e Kabuki serão utilizadas como figura de linguagem. Refletindo também a influência da ascendência nipônica, tem no trabalho de Sim Sukeban, diretora criativa da SUKEBAN.
Confira o line up completo abaixo:
24/07 (quarta-feira):
Salão Almeida Junior:
● 11h30 – Desfile Herchcovitch; Alexandre
26/07 (sexta-feira):
Viaduto do Chá:
● 17h30 – Desfiles: LOURRANI BAAS
VIVAO PROJECT
BERIMBAU BRASIL
● 19h00 – Desfiles: MOCKUP – Fashion Filme
Ken-gá
Vou Assim + DCRLHS
NotEqual
27/07 (sábado):
Praça Ramos de Azevedo:
● 16h00 – Desfile: PEDRA🇧🇷
Viaduto do Chá:
● 17h30 – Desfiles: ‘a neoutopia’ – Projeto Lab
UMS 458 – LL
NALIMO
● 19h00 – Desfiles: Fkawallyspunkculture – Fashion Filme
Estúdio Traça
SUKEBAN
Le Benites
28/07 (domingo):
Praça Ramos de Azevedo:
● 15h00: Desfile ARTSOUJÊ
● 16h00: Leandro Castro
Galeria Prestes Maia:
● 17h00: Desfile – Studio Ellias Kaleb
Viaduto do Chá:
● 18h30 – Desfiles: YHRA – Fashion Filme
N/E* Recycled – Projeto Lab
Visén – Projeto Lab
Estúdio CENA
GUMA JOANA
JORGE FEITOSA
29/07 (segunda-feira)
Biblioteca Mário de Andrade:
● 16h00: Desfile – Jal Vieira Brand
Viaduto do Chá
● 17h30: Desfiles – Plataforma Açu – Fashion Filme
ALEXEI
DELLUM
Mônica Anjos
Praça Ramos de Azevedo:
● 19h00: Desfile – Ofegallery
30/07 (terça-feira)
Praça Ramos de Azevedo:
● 16h00: Desfile – Shitsurei
Viaduto do Chá:
● 17h30: Desfiles – SHERIDA
Xyboia
Dystopic.core Lab
● 19h00: Desfiles – JACOBINA – Fashion Filme
Vittor Sinistra
GUILHERME VALENTE
Rober Dognani x Felipe Fanaia
Nos vemos lá ?