Balaclava, não sei se você já ouviu falar. Mas garanto que já viu pelo menos como acessório de ladrões e assaltantes que não querem ser identificados em filmes ou reportagens na TV.
Balaclava nada mais é que um mix de touca com máscara, que serve para cobrir o rosto todo. O acessório que tem apenas alguns buracos, especificamente nos olhos e, em alguns casos, na boca comporta muitos materiais e funções. Do Neoprene ao tricô, os materiais são diversos. Já as funções são: anonimato, proteção do frio ou mera estética fashionista.
O acessório que surgiu, na Guerra de Criméia, no século XVII, com os soldados ingleses. Surgiu basicamente com a função única de proteger do frio. Porém, no decorrer dos anos foi ganhando novas utilidades e por, basicamente, esconder o rosto todo, passou a ser usado por soldados, pilotos, militares, anarquistas e pelo crime organizado. Tanto que no Brasil está muito associado ao crime organizado e a quadrilhas de roubos a banco.
Na moda estava até um quanto esquecido, mas em meio às máscaras, toucas e lenços, vimos o ressurgimento da balaclava. Beyoncé, Kim Kardashian e Kanye West foram protagonistas nesse ressurgimento, trazendo o acessório em seus figurinos.
Não demoraria para a peça chegar às passarelas, Miu Miu e Givenchy colocaram a peça para desfilar. Por aqui ainda tímida e discreta a balaclava se associa muito ao crime, mas não demorará muito até conquistar estilistas, passarelas e coleções.
Temos de aceitar que o acessório está na moda e, principalmente, em meio a elites que querem passar despercebidas e longe dos holofotes. A nossa realidade sempre foi se curvar diante das tendências vindas de fora, por isso logo menos a balaclava será muito vista por aqui.
Mas, o que você acha? Usaria?
Usar a balaclava no Brasil é um pouco complicado, principalmente em cidades violentas.
Mas não podemos negar que são lindas.