Os Prós e Contras do Poliéster nas Roupas

Muitos fabricantes de roupas usam o tecido de poliéster porque é barato, durável e versátil.

A maioria dos tecidos de poliéster são laváveis ​​à máquina e não amassam muito, tornando-os fáceis de usá-los em nossos mundos agitados. As peças em poliéster também mantêm suas formas e não encolhem, por isso duram muito tempo.

O poliéster tem vários prós e contras, e é por isso que muitos designers e fabricantes de roupas o escolhem (ou não).

PRÓ: O POLIÉSTER É ACESSÍVEL

Comparado com tecidos naturais como algodão ou lã, o poliéster tende a ser mais acessível. É fácil ver as diferenças de preço ao comparar uma camisa de poliéster no atacado com uma camisa semelhante feita de linho ou algodão.

CONTRA: POLIÉSTER NÃO É RESPIRÁVEL

Quem usa uma roupa de poliéster percebe que o tecido não é respirável. Embora isso possa se beneficiar quando as temperaturas caem, o material pode ser desconfortável nos dias mais quentes.

PRÓ: O POLIÉSTER É DURÁVEL

Os polímeros no tecido criam uma trama forte e durável que mantém a forma e não requer muita manutenção. Você pode lavar e secar tecidos de poliéster e não se preocupar com eles (se vão encolher ou esticar).

CONTRA: O POLIÉSTER É INFLAMÁVEL

Como o poliéster possui polímeros à base de petróleo, é inflamável e pode pegar fogo mais rapidamente do que outras fibras naturais. O tecido pode derreter e fundir-se à pele humana, exigindo urgência médica.

PRÓ: É RESISTENTE À LUZ UV

Os tecidos naturais podem ficar descoloridos com a luz do sol, mas o poliéster é resistente aos raios UV, para que as cores não desbotem. Como é fácil colocar estampas coloridas em tecido de poliéster, muitos designers o escolhem para suas coleções de verão ao ar livre, principalmente para roupas de banho.

CONTRA: NÃO É SUSTENTÁVEL

Ao contrário dos tecidos naturais feitos de plantas, o poliéster não é sustentável. Os polímeros vêm do petróleo e a indústria da moda depende de bilhões de barris de petróleo anualmente. O poliéster não é biodegradável, por isso muitos itens de vestuário de poliéster de moda rápida acabam em aterros sanitários. Aprender a reutilizar roupas de poliéster pode reduzir seu impacto negativo no meio ambiente.

PRÓ: POLIÉSTER TEM ELASTICIDADE

Como o poliéster é um tecido manufaturado, pode ser combinado com outras fibras artificiais. O poliéster tem um pouco de elasticidade, e é por isso que mantém sua forma tão bem. Muitos fabricantes de moda adicionam elastano para fazer roupas elásticas, como roupas de ginástica e roupas de banho.

CONTRA: RETÉM AROMAS

O poliéster não respira, por isso retém fragrâncias e odores. Você achará difícil removê-lo se borrifar perfume ou colônia nele. Os odores corporais permanecem, então aplique seu desodorante e torça para não suar. Quem usa poliéster também terá dificuldade para remover manchas, especialmente de óleo e graxa.

Agora você já conhece um pouco mais das vantagens e desvantagens do uso do Poliéster nas roupas.

36 anos, taurino, blogueiro e músico nas horas vagas. Criou o MPH há 10 anos com o objetivo de trazer as principais novidades do universo da moda masculina para o homem que se importa com o que veste.
Post criado 2923

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Relacionados

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.

De volta ao topo
7 Melhores Perfumes Árabes Masculinos 10 sobrenomes que indicam que seus ancestrais eram Egípcios CAMISA MASCULINA DE CROCHÊ ESTÁ EM ALTA 7 PERFUMES MASCULINOS PARA O VERÃO Ano Novo: As cores e seus significados