Antuérpia, MoMu e a história da moda belga

The Antwerp Six 80’s

Dries Van Noten, Ann Demeulemeester, Walter Van Beirendonck, Dirk Van Saene, Marina Yee e Dirk Bikkembergs são os seis estilistas belgas que revolucionaram a moda com o grupo The Antwerp Six em 1980-81, trazendo criações avant-garde (experimental ou inovador ligado à arte, cultura ou algum cenário político) e que até hoje fazem parte de alguma maneira do nosso guarda roupa.

A sandália do Margiela

O movimento deu a chance para outros estilistas belgas ganharem relevância nas grandes maisons (casas de tradição e alta costura) européias, como Martin Margiela (Maison Martin Margiela), Raf Simons (ex Diretor Criativo da Dior) e Kris Van Assche (direção artística da Dior Homme). E fui me aventurar um pouco nessa história …

The Antwerp Six 2010’s

O Museu

Rua do museu – vista para a Grote Markt

O convite partiu da minha amiga e blogueira Juliana Maian, do Voyaju. Fomos a Antuérpia no domingo pela manhã (03/01) partindo de Liège, para uma visita rápida, conseguimos o acesso para o city tour da cidade via VisitAntwerpen.be com direito a andar (museus, algumas atrações e transporte) 24 horas pela cidade totalmente free (Merci!).

Apesar da visita ter sido rápida e chuvosa, conseguimos aproveitar alguns locais turísticos, como a Grote Markt, a Catedral da Nossa Senhora, o restaurante Amadeus, a Estação Central, MAS Museum Aan de Stroom, e o ModeMuseum, do qual vi a exposição Foot Print: sapatos e a trilha da moda.

A Exposição

Imagine:

Maison Margiela, Dirk Bikkembergs, Ann Demeulemeester, Dries Van Noten, AF Vandevorst, Manolo Blahnik, Christian Louboutin, Tokio Kumagaï, Roger Vivier, JW Anderson, Balenciaga, André Perugia, Vivienne Westwood, Salvatore Ferragamo, Patrick Cox, Raf Simons, Pierre Hardy e Azzedine Alaîa.

São todos os estilistas de sapatos que você pode ver na exposição, que traz um pouco de cada movimento e tendência que fez os pés das pessoas pelo mundo. Do Surealismo de André Caillet, ao construtivismo de Dirk Bikkembergs, ao sofisticado Manolo Blahnik, fetiche shoes de Christian Louboutin, aos sneakers do Kanye West e até os sapatos avant-guard de Alexander McQueen para a Lady Gaga.

SERVIÇO

FOOTPRINT. The tracks of shoes in fashion
MOMU – Museu da Moda da Província de Antuérpia
Até 14.02.16
Nationalestraat 28, 2000 Antuérpia – Bélgica
Tel.: 0032 (0)3 470 27 70
www.momu.be
Fotos: Divulgação e Fabio Allves.

APÊNDICE

Bom, espero que tenham curtido do meu primeiro post como correspondente internacional do Moda Para Homens aqui na Europa, vou trazer mais novidades de Copenhagen e da região. Se tiverem dicas ou sugestões pode me enviar no fabioallves@gmail.com. Obrigado!

Fabio Allves

Paulistano nascido e criado, publicitário na formação, blogueiro de lifestyle e RP de vida. 30 anos de viagens, paixões, inspirações, realizações e conquistas. Podem me achar no facebook, twitter, instagram e snapchat por @fabioallves.

Deixe seu comentário:

Posts recentes

Ephemeral: A tatuagem que desaparece depois de um ano

O conflito de muitas pessoas ao decidir fazer uma nova tatuagem ou mesmo a primeira…

% dias atrás

Tendências de Outono/Inverno da Gringa mas que já podemos adotar!

Há uns 3 anos os desfiles estavam retirando a questão das estações e as peças…

% dias atrás

Inspiração: Lenços e Cachecóis

Lenços e cachecóis são peças fundamentais para proteção contra o frio. Mas, além disso, também…

% dias atrás

A história da Jaqueta Bomber

A jaqueta bomber, que está fazendo um tremendo sucesso nessas últimas temporadas, tem uma história…

% dias atrás

O que pensa o HOMEM BRASILEIRO sobre MODA e BELEZA

Em seu aniversário de 11 anos, a revista GQ encomendou ao Instituto Ideia uma pesquisa…

% dias atrás

O fetiche na moda masculina está em alta

O que seria fetiche para você? Um pé, um tecido, uma fantasia. A palavra fetiche…

% dias atrás